x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 34

Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Já que o assunto é o câmbio automático, eu também tenho algumas dúvidas.
    Comprei minha TR4 há aproximadamente 10 dias e no uso diário não tenho dúvidas, é só deixar o câmbio em D (drive) e se quiser uma resposta mais rápida numa ultrapassagem na rodovia é só desligar o Over Drive, assim o câmbio irá funcionar somente com 3 marchas, sem utilizar a 4ª que é a OV, correto?
    Certo!

Mas o que acontece se eu usar a alavanca do câmbio na posição 2?
    Ele irá trabalhar apenas em 1ª e 2ª ou ficará travado na 2ª?
    Pelo que eu sei ela fica somente em 2a. marcha, eu uso como freio motor para manter a velocidade nos 60 km/h em descidas ao passar por pardais eletrônicos e não ficar freiando e acelerando o tempo todo para manter a velocidade a 60 km/h. Também uso na estrada quando entro muito rápido em uma curva, uso como freio motor também.

E se eu engatar "L" ele irá trabalhar somente em 1ª?
    Sim trabalhará só na 1a. marcha, você deve usar em subidas íngremes em velocidade baixa ou até em descidas muito acentudas, também em velocidade baixa, para segurar o carro no motor e evitar que ele escorregue.

E para usar a reduzida? Ouvi falar que se deixar no "D" ele fica mudando de marcha a toda hora e acaba esquentando a caixa e a reduzida desengata e não engata mais até o câmbio esfriar, teria então que usar em 2 ou L é verdade?
    para usar a reduzida ou freio motor passa a para 2.
    Para usar o L só em velocidades muito baixas ou quando está quase parando o carro.

Faça o teste ao chegar próximo de lombadas (obstáculos) ou mesmo para parar no sinaleiro (farol) coloque em 2 (70-80 km/h) e assim que a velocidade baixar mais (45-40 km/h) coloque em L.

Agora como usar cada uma em trilhas aí eu deixo para os professores do fórum, não é o meu forte!

Abraço!

Usuário
    Entrada
    15/06/2008
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 0
    Sim, mesmo na cidade andar só com 3 marchas vai aumentar o consumo de combustivel pois se vc passar por vias de transito rápido a partir de 60km/h vc já estaria em 4 marcha economizando combustivel comparado a estar em 3 marcha ....A Pajero Sport e Dakar assim como a Triton também só tem 4 marchas. Já a Full tem 5 no cambio AT. Agora interessante é que a relacao da 5 marcha da Full AT é a mesma da 4 marcha da TR4 AT (0,73). Até os concorrentes Hillux e SW4 só tem 4 marchas no cambio AT.

Citação Postado originalmente por folador Ver Post
    Só mais uma coisa

Eu acho que o overdrive só deva ser usado em caso do ultrapassagens:

Coloca em ODD OFF pisa fundo e ultrapassa aí você garante que não vai existir a 4 marcha dando mais segurança e força de aceleração na ultrapassagem

Pois ficar andando só com 3 marchas tanto em estrada como na cidade o consumo vai aumentar ainda mais, certo?

O fato de ter só 4 marchas já gera uma gasto de combustível considerável

As full e sport tem só 4 marchas também? Acho que não né?

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Certo!

Pelo que eu sei ela fica somente em 2a. marcha, eu uso como freio motor para manter a velocidade nos 60 km/h em descidas ao passar por pardais eletrônicos e não ficar freiando e acelerando o tempo todo para manter a velocidade a 60 km/h. Também uso na estrada quando entro muito rápido em uma curva, uso como freio motor também.

Sim trabalhará só na 1a. marcha, você deve usar em subidas íngremes em velocidade baixa ou até em descidas muito acentudas, também em velocidade baixa, para segurar o carro no motor e evitar que ele escorregue.

para usar a reduzida ou freio motor passa a para 2.
    Para usar o L só em velocidades muito baixas ou quando está quase parando o carro.

Faça o teste ao chegar próximo de lombadas (obstáculos) ou mesmo para parar no sinaleiro (farol) coloque em 2 (70-80 km/h) e assim que a velocidade baixar mais (45-40 km/h) coloque em L.

Agora como usar cada uma em trilhas aí eu deixo para os professores do fórum, não é o meu forte!

Abraço!
    Valeu folador, obrigado.

Realmente no uso diário acho que não tenho mais dúvidas, o câmbio deve ser usado no D e a alavanca da caixa de tração no 4X2 para situações normais.
    Em caso de pistas muito escorregadias, como em chuvas torrenciais, com risco de aquaplanagem, ou lama ou ainda neve, deve-se colocar a alavanca da tração em 4X4 ou 4X4 bloqueado, conforme a necessidade (atentar para o limite máximo de velocidade na posição bloqueado).
    Em uma rodovia de pista simples, no momento da ultrapassagem é só desligar o Over Drive que ele reduz para 3ª marcha dando uma resposta mais rápida e segura.
    Para situações que exigem freio motor, como descida de serras por exemplo coloca-se na posição 2 e para descidas ou subidas muito íngremes deve-se usar a alavanca na posição L.

Na situação off-road, acho que a alavanca da caixa de tração deve ficar na posição 4X4 bloqueado e reduzido e a do câmbio em L ou 2 conforme a necessidade.
    Eu só gostaria de confirmar se realmente pode dar problema utilizar a tração reduzida com o câmbio na posição D ou se é lenda. Se alguém puder me esclarecer eu agradeço.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

tração reduzida com o câmbio na posição D ou se é lenda
    Eu acredito ser a situação de uso mais normal usar em D, mas sempre respeitando a velocidade limite da tração reduzida.

O que eu não sei se é lenda ou não é o fato de mudar para N quando com o carro parado (em sinaleiro/farol) e devolta para D para arrancar.
    Dizem que preserva mais a vida do câmbio.
    Faz um pouco de sentido, mas eu não sei se faz tanta diferença.

Usuário Avatar de Bechara
    Entrada
    16/06/2010
    Local
    SÃO CAETANO DO SUL/SP
    Eu acredito ser a situação de uso mais normal usar em D, mas sempre respeitando a velocidade limite da tração reduzida.

O que eu não sei se é lenda ou não é o fato de mudar para N quando com o carro parado (em sinaleiro/farol) e devolta para D para arrancar.
    Dizem que preserva mais a vida do câmbio.
    Faz um pouco de sentido, mas eu não sei se faz tanta diferença.
    É lenda...
    Já tive mais de 05 carros com câmbio AT e nunca fiz isso e não tive nenhum tipo de problema! Inclusive tenho um conhecido que era diretor na GM, responsável também pela parte câmbio, e ele me confirmou que isso é lenda!

Quanto à desligar o OD em ultrapassagens, não acho que é o ideal!
    Primeiro porque se vc apertar o acelerador até o fim, ela já vai reduzir uma ou duas marchas de acordo com a necessidade (quick down) e se vc mantiver o pedal pressionado as marchas serão trocadas e "esticadas" também de acordo com a sua necessidade.
    Já, se vc desligar o OD, poderá precisar da 4ª marcha para continuar aumentando a velocidade e ela não estará disponível, limitando o carro a uma velocidade bem mais reduzida!

Quanto a andar com o câmbio na reduzida em D também não tem problema nenhum!
    TR4 2008 AT - Matilda

Banido
    Entrada
    25/06/2010
    Local
    São Paulo/SP
    também vou dar meu pitaco...

andar com o overdrive desligado para ultrapassagens ou qualquer outro motivo, realmente é bobagem...o quick down realmente reduz uma ou duas marchas, dependendo da velocidade do carro e não da necessidade e, conforme alivia o pé ou mantém a pressão, ele segura a marcha até perto do limite de giro do motor.

outro detalhe, não, a TR4 não segura a 3ª marcha, quer dizer, se pisar fundo e o giro subir muito, perto da casa dos 6mil rpm, mesmo com OD OFF, a 4ª marcha será engatada, para preservar o motor...

agora, embora não tenha experiência no uso off-road, até onde puder perceber e testar, é bem mais fácil o câmbio esquentar com 4x4 bloqueado do que com reduzida, pelo simples fato da reduzida "segurar" mais a marcha, no único teste que fiz, andei a 60km/h com a reduzida e o carro não trocou de marcha, mesmo pisando mais forte, aliviando o pé, nada...já no 4x4HLc (bloqueado), troca-se de marcha tranquilamente e é isto que força e esquenta o sistema

abs

Usuário
    Entrada
    01/08/2009

Dúvidas Pajero TR4 Automática

Pessoal,
    Estou na iminência de adquirir uma TR4 - 2004 automática. Como não sou nenhum expert em veículos 4x4, gostaria de saber de quem tem ou teve TR4 a opinião sobre o carro. É um bom carro? O câmbio automático quebra fácil em trilhas? Há diferença entre os modelos 2004 e 2007 além da estética (faróis e lanternas)?
    Desde já obrigado pela atenção.
    Abs.

Citação Postado originalmente por Wil Ver Post
    Pessoal,
    Estou na iminência de adquirir uma TR4 - 2004 automática. Como não sou nenhum expert em veículos 4x4, gostaria de saber de quem tem ou teve TR4 a opinião sobre o carro. É um bom carro? O câmbio automático quebra fácil em trilhas? Há diferença entre os modelos 2004 e 2007 além da estética (faróis e lanternas)?
    Desde já obrigado pela atenção.
    Abs.
    Aí Wil! Vai fundo! Comprei a minha TR4 2004 automática no final do ano passado e só tenho alegrias! Faça sempre a manutenção preventiva e é só alegria! O meu está com 100 mil km e está redondo, sinceramente acho que dá pra ficar com ele pra sempre ou mais 100-150 mil km pelo menos! A impressão que eu tenho é essa, porque o carro é robusto! Eu até acho estranho, pergunto para o meu mecânico: "não tem nada pra fazer? tá tudo certo?" e ele fala "nada, relaxa!"

Eu não uso (ainda) o meu em trilhas, mas logo logo vou dar uma ajeitada nele, não vou aguentar muito tempo!

Boa sorte!

Usuário
    Entrada
    01/08/2009
    Folador,
    obrigado pela atenção. Com relação a diferença de uma 2004 para uma 2008. Além de faróis e lanterna, mudou mais alguma coisa? Acha que vale a pena pagar R$12.000,00 a mais?

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Olá Wil, até onde eu sei as diferenças entre a 2004 e a 2008 são as lanternas trazeiras, os farois e a tecnologia Flex na 2008. Mas eu estou achando essa diferença de R$ 12.000,00 muito pequena entre a 2004 e a 2008.
    Eu comprei a minha 2008 Flex há exatos 15 dias e paguei R$ 48.500,00. Na mesma concessionária tinha uma 2007, em muito bom estado por R$ 38.900,00 e na mesma época meu amigo comprou uma 2005 muito boa, em São Paulo, por R$ 35.000,00.
    Só para vc ter algumas referências em preço.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

Esse site é muito bom, sempre tem umas dicas excelentes.

http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/overdrive.htm

Meu carro quando coloca em D, o overdrive já está ligado. Aí li o manual quando ia pegar a serra pela primeira vez com o carro e tudo indicava usar D3, limitando até a terceira marcha.

Subi e desci a BR040 em D. Na subida o carro manteve em 4ª e só reduzia quando eu fazia kick down. Na descida eu tocava no freio e ele já reduzia pra terceira marcha.

Esses câmbios são bem "inteligentes". Eu só uso em D mesmo e deixo ele fazer a função dele... se não, eu volto pro carro manual. Carro automático é controlável com o acelerador.

Usuário
    Entrada
    23/07/2010
    Eu sempre deixo o overdrive ligado por padrão, situações do dia a dia.
    Agora se eu for subir um serra, onde o carro na quarta perde velocidade ou fica indeciso entre a 3 e 4, eu desligo o overdrive para ter mais rotação no motor, consequentemente mais força. Em estrada de terra onde não é possivel passar dos 40km/h eu uso o cambio na posição 2 e quando tem subida forte no L, novamente, para ter rotação. Vejo que é melhor para o motor e o cambio trabalharem com mais giro, ou seja, leves do que forçando os componentes numa marcha alta. Seria o mesmo principio do cambio manual, você encara uma subida de 1 e 2, não de 4 ou 5. O overdrive off também serve numa descida de serra forte, desligando ele, o carro segura com a terceira poupando freio. Assim como o 2 e L, que eu costumo usar no fora de estrada em baixa velocidade.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem