Ótima aquisição, pelo ano a quilometragem está muito boa.
Vou relatar minhas experiências.
O meu ASX é 2011 e como você estava tendo muitas aventuras off road e meu antigo carro já não estava dando conta do recado. Era uma Palio Weekend normal.
Qdo digo aventuras off road não são trilhas nem nada de loucura, mas eu precisava de 4x4 para não passar vontade em lugares que um carro normal não chega.
O meu já veio com o módulo dos vidros instalados, não sei dizer a marca. Também já veio com os pneus originais Yokohama na frente e Dunlop atrás. Precisei trocar e optei pelos Dunlop por achar o desenho mais bonito e pelo ótimo custo benefício. Os Dunlop são made in Japan, tbm. Nunca vi nenhum ASX no Brasil com a luz de neblina traseira. Não que não exista, apenas não vi. Caso sua ASX não seja a do para-choque novo, não compre a luz diurna que vai na moldura do milha, porque a mesma não serve no modelo antigo. No manual do meu que é 2011, pede uma calibragem de 32 ou 33psi, não lembro qual dos dois é agora.
Esse câmbio CVT não pode ser forçado muito ao extremo, principalmente no verão ou em locais muito quente, tipo norte e nordeste. Aconselho vc a trocar o óleo do CVT somente na concessionária. Devido ao aquecimento do cambio, houve atualização do óleo utilizado no CVT. Esse óleo está em constante atualização para câmbios CVT, devido ao auto grau de atrito que acaba aquecendo muito e perdendo suas propriedades. Qdo o câmbio entra em modo de emergência, a luz da injeção acende no painel e aparece um aviso no computador de bordo indicando que é o CVT. Se mesmo com a troca do óleo vc tiver problemas no câmbio, terá que colocar o kit cooler.
Qdo se faz o alinhamento desse carro é necessário conferir o alinhamento traseiro também. Todos os carros com suspensão independente precisam dessa conferência.
Quando estiver exigindo demais do carro na subida ou em uma descida íngreme é recomendável utilizar o modo manual. Na subida o carro terá mais força e na descida economizará pastilha que muito caro para esse carro. Rodando em estrada em alta velocidade, não é recomendável utilizar o 4WD lock, somente o 4WD sob demanda. A correia do ar você pode fazer uma inspeção visual para saber se existe a necessidade de trocar. O motor utiliza corrente de comando no lugar da carreia dentada em todos os ASX que vieram para o Brasil. Dificilmente se troca essa corrente, ainda mais com o km baixo como o seu. No 4WD desse carro, qdo uma das rodas perde contato com o solo, o mesmo perde tração, mesmo no lock. Já passei por isso também e fiquei meio decepcionado, afinal eu esperava que o 4WD me tiraria dessa situação. Como o curso da suspensão da ASX é curta, é muito fácil que uma das rodas perca contato com o solo. Talvez, alguém saiba explicar porque o do ASX é assim.
O filtro de combustível desse carro pode ser trocado sim, mas exige uma mão de obra mais cara, uma vez que, o filtro é integrado na bomba de combustível. Já troquei o da minha, que me deixou na mão no meio de uma viagem, porque entupiu. Na ccs só vende a bomba completa que custa a bagatela de mais de 4 mil reais. Vc acha só o filtro para vender no mercado livre.
Depois que adquiri esse carro, minhas aventuras foram muito maiores, porém o carro é muito baixo para radicalizar. É recomendável colocar o protetor de cárter, se vc continuar se aventurando. O cárter do motor ou do cambio, custam mais de 1.500 reais, sem contar os danos ao motor ou cambio que podem ocorrer. Na ccs eles tem por um preço muito bom. A mão de obra é cara, mas vc mesmo pode instalar e economizar. Existem dois tipos na ccs, pode ir no mais barato que já protege o necessário.
Minhas aventuras foram para o Jalapão, Chapada dos Veadeiros, Castelhanos na Ilha Bela, Visconde de Mauá, Descida de Cunha antes da pavimentação, Monte Verde, Pq. Nacional de Itatiaia, Volta dos 80, Serra da Canastra, entre outras.
Só no Jalapão foram 800km de estrada de areia, pedra e terra. O carro foi valente em todos e o mais tenso foi Castelhanos. Qdo fui, achei que não voltaria sem ser rebocado, mas o único problema foi em uma vala grande na subida, onde o pneu perdeu contato com o solo e tive que voltar um pouco para trás e passar no embalo.
No Jalapão tive o problema do filtro de combustível. O carro parava a cada 5 minutos mais ou menos para baixar a sujeira do filtro e conseguir voltar a andar. Foi tenso também, porque atrasou a viagem e tive que passar na pior parte de areia a noite. Era ruim porque tinha que escolher uma trilha e dar sorte. Algumas começavam boas e terminavam ruins e outras vice versa. O problema era que o carro não podia parar porque afundava e não saia mais sem ajuda de outro 4x4. Graças a Deus não fiquei atolado nenhuma vez. Detalhe: estava nessa trip somente com a esposa, sem outro carro de apoio e lá passa um carro a cada 2 horas se vc estiver com sorte.
Consumo na cidade é em torno de 8km/l, mas pode chegar a 6,5km/l no trânsito de Sampa. Na estrada, estou fazendo 10,5 a 11km/l no piloto automático a 110/120 km/h. No começo, gostava de pisar e fazia 8,2 na estrada a 160/180 km/h. Parei com isso, porque não adiantava muito em ganho na viagem e os riscos e gastos eram muito grande. Uma viagem de SP para RJ, ganhava só uma hora a mais correndo que nem louco. É muito pouco para colocar a vida em risco. Se bem que eu correia pelo prazer e não para chegar mais rápido. Acho que é isso. Abs e boa sorte com a sua.
BMW X2 e tao interessante que ate o chefao da Mercedes foi espiar - Ultimas Noticias - UOL Carros