Postado originalmente por
al2014
Pessoal,
Desculpem pela mensagem longa, mas é sobre algo que considero importante: segurança nas ultrapassagens com a ASX automática.
Estava dando uma lida sobre avaliações da ASX AWD CVT e não entendo as críticas sobre as retomadas. Em termos de retomada de 80 a 120, segundo a revista carroonline, ela faz em 8,2 segundos, a quatro rodas apresenta um número muito pior que é 9,3 segundos. O primeiro número é bom comparando com outros carros testados pela carroonline, e isso é esperado, pois o CVT deveria ser bom em retomada. Pelo próprio sistema do câmbio, o problema é obrigar o câmbio a chegar em rotações elevadas, depois disso ele deve ser rápido, pois há otimização contínua entre a rotação do motor, sempre máxima, enquanto a velocidade aumenta sem perdas comuns em câmbios com engrenagens.
Então, pesquisando sobre isso eu encontrei um vídeo no youtube que testa um Lancer CVT em três condições: só em D; só em manual; e partindo em manual e colocando em D quando atinge rotações levadas. A última opção é a mais rápida. Pensando nisso fiz o seguinte na estrada para as ultrapassagens (para mim é só para isso que serve potência em carro, não pretendo andar a 150 ou a 200km/h): no momento de ultrapassar com o câmbio em D toco duas ou três vezes na Paddle Shift esquerdo para reduzir a marcha (até chegar a umas 5000 rotações) quando eu parto para ultrapassar com o acelerador no máximo eu puxo a alavanca do câmbio para o manual e volto para D rapidamente para reativar o D (se fizer isso segurando o Paddle Shift da direita ele sobe as marchas e perde muita aceleração), então eu vi uma excelente retomada, a diferença na velocidade da ultrapassagem é enorme em relação a ficar só em D, mas duvido que os jornalistas das revistas façam isso.
Quando eu usava o câmbio no manual o tempo todo para ultrapassar era melhor do que em D, mas eu perdia aceleração quando o carro ao lado resolvia acelerar (não consigo entender quem faz isso, se eu estou mais lento eu prefiro deixar que me ultrapassem, não é uma corrida) e eu precisava esticar a aceleração até a ASX trocar a marcha (o CVT troca mesmo no manual quando a rotação atinge certo limite), nesse momento a rotação cai um pouco e se perde aceleração, mas em D a rotação não cai nunca enquanto você pisa até o fundo, é potência máxima o tempo todo.
Alguns podem pensar, o melhor é ultrapassar apenas em condições ideais e não precisar acelerar muito, mas em anos de experiência aprendi que o melhor é sair do lado do outro carro o mais rápido possível e isso já me salvou de acidentes mais de uma vez.
Gostaria da opinião de vocês sobre esse procedimento para ultrapassar, se pode danificar o carro de alguma maneira, ou se as experiências de vocês com retomadas com esse câmbio são diferentes da minha. Obrigado.