A Mitsubishi L200 Triton chegou em 2007 e até hoje é capaz de virar cabeças quando passa. Obra de seu design incomum, quase uma exceção num segmento nem tão afeito à ousadia. Ainda assim, antes do fim do prazo de validade, suas linhas ganham retoques, mesmo que discretos. Eles acompanham o que foi feito na Tailândia e se resumem a poucas mudanças, apenas para manter o ar de novidade.

As novidades se concentram na dianteira: um novo para-choque sustenta a grade frontal, também redesenhada – as colmeias estão mais abertas –, além de outro formato para as molduras do farol de neblina. As rodas de liga leve, aro 16, também apresentam novo desenho.

Por dentro, o conforto, outro de seus trunfos, ganha uma unidade multimídia da Clarion, desenvolvida para a Mitsubishi. Esse aparelho, com tela de 7 polegadas sensível ao toque, reúne GPS, DVD e MP3 player e viva-voz. Não é tão integrada ao painel como o antigo aparelho, mas melhora a qualidade sonora e aumenta a quantidade de recursos.

As mudanças não vão muito além. A Mitsubishi ouviu uma inusitada reclamação dos compradores: que o cinto traseiro batia na lata quando estava sem uso. A solução foi providenciar “bolsos” no banco traseiro para guardá-los. Aliás, a forração de couro deixou de ser item de série – segundo a marca, alguns compradores não são adeptos do revestimento.

O motor flex que fez sua estreia na versão 2010, um V6 de 3,5 litros, agrada. São 205 cv com álcool, que, com os 90 litros do tanque, garantem uma autonomia em estrada de 500 km, segundo a Mitsubishi. Numa conta rápida, 5,5 km/l. É um pouco áspero para um V6 – ele é importado parcialmente e recebe peças no Brasil. As principais mudanças são concentradas nas que têm contato com o álcool. Pistões, anéis e sedes de válvulas são específicos para o uso com o etanol.

O restante permanece igual: o sistema de tração, com três modos (4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida), ar-condicionado automático, ABS nas quatro rodas e airbag duplo. O preço também não mudou: 101 900 reais, na versão básica.




VEREDICTO

O mercado ainda prefere as picapes diesel, mas a L200 flex mostra-se boa opção para cidades de álcool barato, além de seduzir pelo conforto.




FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, longitudinal, flex, V6, 24V
Cilindrada: 3 497 cm3
Potência: 205/200 cv
Torque: 33,5/31,5 mkgf
Câmbio: manual, 5 marchas, tração 4x4, reduzida
Dimensões: comprimento, 507 cm; largura, 180 cm; altura, 178 cm; entre-eixos, 300 cm
Peso: 1 855 kg
Equipamentos: ABS com EBD, airbag duplo, central mutimídia

Fonte: Revista Quatro Rodas