Postado originalmente por
Carlos A. C. Azevedo
Pessoal, estava vendo algumas coisas aqui na L, e percebi que a turbina estava acionando muito cedo, se deixar em marcha lenta ela já começava a assobiar e o carro tava bebendo um pouco de mais tava dando quase 8km/l, mas como já tava em teste, sempre tentei ao maximo fazer o mesmo percurso na mesma rotação e marcha, e com o mesmo combustivel, ela estava uma maravilha em baixa, mas em quinta pra passar de 80 era uma derrota, então fui lá na turbina, e mexi na regulagem da wastegate( seria aquela valvula que fica colada na turbina, isso?) e liguei o motor, e deixei para que em marcha lenta ela parasse de assobiar, e quando acelerava, ela estava enchendo entre 1600 e 1850 rpm, e agora, é só encostar no acelerador que se bobar dá 3000 rpm de 5ª muito rapido, e também, percebi que coloquei 100 conto de diesel aditivado no posto BR da petrobras, e no marcador, passou da marca do maximo, e rodei quase 160km, e ele ainda não chegou nos 3/4
.
Então eu fiquei pensando, como em baixa rotação a turbina, já estava alimentando o motor, e como este motor é (quase) semi
eletronico
, logo ele teria que compensar a quantidade de ar, que é muita, com uma maior quantidade de diesel, logo ela estaria possivelmente bebendo mais por estar com o turbo todo em baixa.. bem se eu estiver viajando me desculpem, mas se alguem tiver alguma ideia sobre isso.. pra poder tentar entender..