Postado originalmente por
Marcelo Bezerra de Araújo
PessoAll!!!
Minha L200 (1995) começou aos poucos, de uns dias pra cá, a fumaçar branco logo quando eu dava a partida pela manha com o motor frio. O motor ficava um pouco instável (alterando um pouco a rotação) fumaçando branco mais logo que aquecia tudo normalizava (cerca de uns 3 minutos). Ela sempre andou bem, mesmo após esses sintomas, nunca fumaçou antes e mesmo agora quando ela está quente não fumaça. O problema somente era com o motor frio!
As velas aquecedoras são novas, filtros novos, não tem água no combustivel, sempre abasteço no mesmo posto...
Acontece porém que esta semana tudo se complicou para mim!!! Conversando com um amigo, ele me disse que poderia ser os bicos, que era só dar uma regulagem... Pois bem... Ontem acabei levando a L200 num mecânico diesel e ele acabou desmontando os bicos e condenando os mesmo... O carro ficou lá para trocar os elementos dos bicos. Perguntei sobre regulagem dos bicos e o mecênico falou que bico não se regula, troca-se os elemento (trocou tá novo). Quando fui buscar a L200 ela estava funcionando e aquecida, mas notei que o motor parecia estar com um funcionamento instável, perguntei se estava tudo ok e o mesmo disse que estava só o ouro!!! Tudo bem, não questionei, mas fui embora com a pulga atrás das orelhas... Ele me devolveu os bicos velhos e desembolsei parte do meu suado salário. Em casa fiquei tempos com ela funcionando e vi que algo não estava bem, o motor estava instável e vibrando muito (balançando na lenta). Deixei para o outro dia, fui dormir so pensando nisso. Hoje pela manha, a primeira coisa que fiz foi dar a partida na L200... Minha Nossa!!! Me senti nas nuvens!!! A mãe natureza deve estar me xingando até agora por tanta poluição que causei... Deixei a L200 funcionando por meia hora e dá-lhe fumaça branca e funcionamento ruim!!! Tô fedendo a fumaça até agora! Liguei para o mecânico e o mesmo me disse que não era os bicos porque os mesmos são novos, é obvio, disse pra eu levar ela de volta que ele iria ver o ponto da bomba e regulagem das válvulas... Falei com meu amigo e ele disse que continua sendo os bicos, só tem que regular! Insatisfeito fui em outra mecânica, o mesmo nem abriu o capô e condenou a bomba! Em mais um, bomba! Com base em que que o mecânico condena a bomba? É só olhar?
E agora? O que eu faço?
Bico se regula?
É bico? É bomba? É ponto? É válvula?
Ela continua andando bem e quando esquenta pára de fumaçar, mas não tem mais o mesmo funcionamento, parece instável, balançando, como se um ou mais cilindros estivessem queimando mal...
Estou com vontade de mandar montar os bicos velhos para ver o que acontece...
E agora????
Desde já agradeço qualquer ajuda!
Marcelo
Jeep 1975
L200 1995