Postado originalmente por
hsrsilva
Para quem ainda sofre com esse barulho estressante, aí vai a solução, já que até agora a MIT não resolveu esse problema ridículo. Levei à MIT há algum tempo e eles me disseram praticamente que tinha que destruir o carro inteiro para arrumar, não sabendo me dizer aonde exatamente era o barulho.
Há basicamente dois barulhos que enchem a nossa paciência no painel da FULL, seja ela 2007/2008, seja 2013 (se você ainda não escuta, ou o carro ainda está muito justo ou você só anda com som ligado, mas daqui a pouco você vai notar isso):
1) um barulho resultante de uma folga entre o painel e o párabrisa (esse acho que vou ter de tirar o párabrisa e ver se acho uma solução);
2) uma economia porca da MIT e um engenheiro porco fez com que o suporte da central de injeção ficasse vagabundamente vibrando. Esse é aquele barulho que parece que o painel vai destroçar todo, do lado direito, na lateral do porta-luvas. É para este que vai a solução.
1) retire o porta-luvas, inclusive o suporte dele. Para retirá-lo tem de tirar o acabamento de plástico que imita madeira, que é de encaixe, começando pela lateral direita. É só puxar que ele vai saindo. Aparecerão os parafusos. Há mais dois parafusos em baixo do porta-luvas.
Ache a central de injeção eletrônica, ela fica grudada na coluna da porta, basta dar um tapa nela e já da pra identificar a folga e a meleca da MIT. A folga é na parte superior, já que ela não tem nenhum parafuso segurando em cima, o suporte só tem um guia pra ela não escapar.
A solução mais adequada, no meu modo de ver, seria retirar a centralina e fazer uma luva para o guia, de modo que ainda que ele vibrasse a borracha não permitisse o incômodo do contato ferro com ferro. Outra solução seria mandar fazer uma peça para empurrá-la contra a coluna, ajustável de modo a deixar ela bem presa. Hoje (domingo) não tive como fazer nenhuma das duas (o tutorial é muito mais para mostrar o defeito do que para dar uma solução conclusiva). Então fui de gambiarra mesmo, porque não aguento mais o maldito barulho. Usei uma das mais sofisticadas ferramentas que o homem já inventou, serve basicamente para muitas coisas quando o tema é gambiarra:
É só cortar um pedaço, enrolar e escorar a centralina. Só que o espaço é muito pequeno, se tiver a mão grande vai dar um puta trabalho e ao final vai sair com um pouco de sangue na mão, como eu. Para mim o melhor acesso foi por baixo do duto do ar-condicionado:
Se você precisa de mais espaço a única solução é retirar a centralina, já que não considero que você vá querer retirar a parafernalha toda de dentro do painel. Isso mesmo, só sai se for tudo, é praticamente uma grande peça soldada. Para retirar a centralina, são apenas dois parafusos (de péssimo acesso), na base do suporte.
Enfim, mete a borracha lá. O meu ficou assim:
É só fechar bonitinho e relaxar, barulho zero.
Só fiquei com dúvida se isso vai esquentar e vai derreter essa borracha. Fiquei com receio de incendiar o carro se isso esquentar, mas arrisquei, hoje não tinha outra coisa pra por aí. Vou imaginar uma solução mais técnica para resolver essa idiotice da MIT.
Agora só falta acabar com o barulho da frente, que talvez só conseguirei retirando o para-brisa. Já tenho onde tirar, só falta tempo.
Abraço. Se alguém com tempo se adiantar e achar uma solução técnica, posta aí. Quando eu resolver aqui vou postando.