Postado originalmente por
Leandro Neves
Boa Tarde amigos,
Lá vai meu relato...
Tenho uma Pajero Full 2003 Diesel com a dita cuja, bomba injetora semi eletronica. Ano passado o carro começou a apresentar os mesmos sintomas referidos aqui:
- Não pegar ao dar partida
- Engasgar em D parado no farol
- Alto consumo
- Troca de marchas equivocadas
- apagando quando chegava na casa dos 3.800 RPM
Só dor de cabeça!
Solução vc tem duas:
1. Realmente entrar em contato com a Ouro Diesel, o pessoal é confiavel mesmo e são experts nesse problema. Sou de Campinas estive na oficina deles e é uma Full atras da outra que chega lá.
Quem tem uma, com certeza vai ter este problema.
O problema é a qualidade de nosso Diesel que danifica a bomba, não o tanque!
2. Entrar em contato com o Ricardo da Leve e Pesados em SP, não o conheço pessoalmente, mas por telefone me deu várias dicas sobre esse defeito e tem capacidade de resolver o problema, com valor justo.
Não levei o carro lá pois estava no guincho, o meu G.E., tinha ido para o espaço e o carro não andava mais.
Dicas:
O problema de nossos carros é o Diesel nacional, que tem muita agua em sua composição, fazendo com que a lubrificação dos componentes da bomba, não ocorra de maneira satisfatória, os componetes com o tempo vão se desgastando e, acredite se quiser, se desfazendo, soltando limalhas de ferro para o sistema.
Depois do diesel passar na bomba, vai direto para o Gerencidar Eletronico ( GE ), que comanda a injeçaõ do Diesel para a queima.
Desta maneira esses residuos da bomba entram em contato com com a parte eletronica do GE, ocasionando as falhas do carro.
No meu caso, como o GE havia queimado, quando ligava o carro, o Diesel queimava sem controle nenhum, e saia uma fumaça preta absurda pelo escapamento. E como o GE controla tudo... o carro não andava.
Segundo o Ricardo, existe ainda um retorno do Diesel que não foi queimado para o tanque, consequentemente, os residuos da bomba vão para o tanque e se misturam com as sujeiras do nosso Diesel. Ai a merda esta completa - AGUA - RESIDUOS DA BOMBA - SUJEIRA, alimentando o carro.
Quando o pessoal da Ouro Diesel abriu a bomba, fui dar uma olhada, e realmente o negócio é feio. Existem vários micro filtros para impedir que a sujeira circule, todos entupidos com sujeira e limallha de ferro. E mesmo assim o tanque e a boma estavam todos sujos, parece um barro com micro particulas que brilham ( limalhas ). Lindo!!!
Conclusão:
R$ 6.000,00 para consertar a bomba, novo GE, e limpeza do tanque. (Ouro Diesel)
Segundo o Ricardo de SP, não era preciso trocar o tanque, só a limpeza seria suficiente.
O carro andou super bem depois do conserto e mais econômico, mas depois de um mês instalei um Filtro PUREFILT, que segundo a lenda retira a agua do Diesel e tem uma maior capacidade de limpeza do mesmo. Estou em testes ainda, mas a primeira impressão é que o carro ficou menos esperto, e o consumo hoje esta na casa dos 8,5L/KM misto cidade e estrada.
Depois vou relatando as experiências...
meu carro hoje esta com 177.000 KM.
Abraços