Postado originalmente por
Rafapaj
Boa tarde Barrista, mil desculpas pelo atraso em te responder.
Vamos por partes como diria o Jack:
Válvula Termostática: de acordo com o catálogo, o código original da válvula termostática para nossas Pajeros é a ME200262 que corresponde a válvula VT386.76 da MTE. Pelo que andei vendo essa válvula não existe em lugar nenhum. Achei somente literatura dela ou a correspondente em 82ºC. A válvula que instalei na minha caminhonete é a da L200 mesmo VT220.76 da MTE que abre em 76ºC. A válvula é mais poucos milÃ*metros menor que a original, mas como falei antes, tô rodando com o meu carro normalmente a 6 meses e a temperatura se mantém constante no meio do marcador sem oscilações.
Quanto ao óleo, tive esse problema sim. Vamos lá: No meu caso o retorno de óleo se dava pela vareta do nÃ*vel, pela tampa e no intercooler. É uma bronca achar o defeito, pois ele pode ser por descompressão, algum anel de algum cilindro, manda a pressão a câmara em sentido inverso, pra dentro do cárter e essa pressão sobe pela vareta e pelos dutos de lubrificação até a tampa das válvulas e escapa pela tampa e/ou pelo respiro que por sua vez manda pra caixa do filtro e pelo turbo/intercooler pra dentro do motor, que queima o óleo junto com o diesel e faz a fumaça branca no escape.
Mas calma, não é só isso. Ao invés de ser um anel com problema, pode ser o vedador (retentor do eixo) das válvulas com defeito, aÃ* a compressão do motor vaza pela válvula e empurra o óleo no caminho do respiro da tampa e vai pro filtro/turbo/intercooler/admissão e denovo é queimado junto com o diesel e faz a fumaça branca no escape.
Mas ainda não é só, kkkkkkkkkk, realmente pode ser a turbina com o eixo frouxo/desgastado, que deixa passar o óleo pra dentro do caracol frio, que mela todo o intercooler e admissão e novamente queima junto com o diesel e faz a fumaça branca no escape, porém, nesse último caso, no meu entendimento, não deveria fazer óleo na caixa do filtro e nem fumaça branca no respiro da tampa de válvulas, pois, o fluxo de saÃ*da do caracol frio é o ar que vai para o intercooler/admissão e não voltando pressão para a caixa do filtro levando óleo junto, nem no respiro, uma vez que a turbina não pressuriza a parte de baixo do motor e sim somente o caminho da até a válvula de admissão.
Me estendi pra caráleo, kkkkkkk, mas acho que ficou fácil de entender. A bronca é que a gente só aprende se ferrando né!! Os mecânicos vão pelo mais fácil e o mais fácil é a turbina. Refiz toda a turbina e não resolveu, troquei todos os anéis e não resolveu, aÃ* o mecânico resolveu trocar os vedadores/retentores de válvulas e BINGO!!!!, matou a charada. Enfim, com tudo trocado, roda mais uns 250.000km.
Mas fique atento pois se houver muito vazamento o lubrificante serve de combustÃ*vel e o motor acelera sozinho e pode ocorrer a retroalimentação o que o pessoal chama de disparar, dispara o motor e dá o cavaco pra desligar.
Quanto as juntas eu não vou poder te ajudar, a troca das juntas que foi feita na minha foram usadas juntas sabó, mas eu não sei te dizer se existem outras marcas tão confiáveis quanto. Já ouvi falar muito bem e muito mal das juntas TAKAO.
Abração