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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Maya
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    Qual óleo usar no motor? Mineral ou Sintético?




    Pessoal,

    Comprei ontem uma Pajero Sport V6 gasolina e hoje fui trocar o óleo. Na hora da troca, consultei o manual para saber que óleo colocar... e o óleo recomendado é o Mineral. Como este é muito mais barato que o outro (R$8 contra R$12-14 o litro) fiquei meio encucado...

    Devo usar esse óleo mesmo? Qual a diferença? A única que sei é que o sintético se troca a cada 10-15 mil km e o mineral a cada 5mil...

    Valeu!

  • #2
    Usuário Avatar de EDIE-DF
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    Cara,
    Não entra nessa de usar sintético e trocar a cada 15 mil. Primeiro, porque é muito tempo para andar com mesmo óleo. Segundo, porque se vc ficar 15 mil Km sem olhar eventuais vazamentos e outros problemas decorrentes do uso (principalmente no trânsito), vc pode dançar.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Maya Ver Post
    "... Comprei ontem uma Pajero Sport V6 gasolina ....Na hora da troca, consultei o manual para saber que óleo colocar... e o óleo recomendado é o Mineral ..... Devo usar esse óleo mesmo? Qual a diferença? A única que sei é que o sintético se troca a cada 10-15 mil km e o mineral a cada 5mil ..."
    SEMPRE siga as especificações do manual, ok?? SEMPRE!!!

    Não se baseia pelo que vem escrito na embalagem dos óleos pois a "mistura" que vendem nos postos de gasolina dependendo da qualidade altera as propriedades físico-químicas do óleo ou seja "detona" o óleo bem antes dele conseguir cumprir o intervalo especificado pelo próprio fabricante

    Em outro tópico (não lembro qual ) disseram inclusive que utilizar óleo sintético em motores cuja especificação era mineral, pode causar sérios problemas de surgimento da famigerada "borra" e este risco aumenta quando se utiliza a "mistura" aditivada, porque esta possui detergentes que reagem com o óleo sintético favorecendo a formação desta perigosa substância

    Se você utiliza mineral substitua no máximo com 3.000 km juntamente com os filtros, se hipoteticamente o manual especificasse sintético você poderia substituí-lo com no máximo 7.000 km, ou seja em ambos os casos, bem antes do tempo especifiacado na embalagem do óleo utilizado

    Citação Postado originalmente por EDIE-DF Ver Post
    "... Não entra nessa de usar sintético e trocar a cada 15 mil. Primeiro, porque é muito tempo para andar com mesmo óleo ..."

  • #4
    Usuário Avatar de Maya
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    27/02/2007
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    Tá certo... eu desconfiava mesmo que era melhor seguir o manual, usar o mineral e trocar mais frequentemente!

    Agora, a Mitsubishi me sacaneou... um carro do porte da Pajero, e o hodometro marca em milhas! Aí é foda, ter que ficar calculando...

    Mas não dá nada... o negócio é cuidar legal do meu novo brinquedo! E que brinquedo!

  • #5
    Eu prefiro usar o mineral e trocar com mais frequência, até por que em se tratando em veículos fora de estrada, o óleo se contamina muito mais rápido com peira, terra e até água.....se fosse usar sintético estaria lascado.....
    Mas existem motores de maior performance que não toleram qualquer tipo de lubrificante...é bom sempre prestar atenção as recomendações do fabricante, e aí fazer algumas variações de marca, mas considerando as especificações....

  • #6
    Usuário Avatar de freitasjr
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    Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    SEMPRE siga as especificações do manual, ok?? SEMPRE!!!
    Concordo plenamente.

    Se você utiliza mineral substitua no máximo com 3.000 km juntamente com os filtros, se hipoteticamente o manual especificasse sintético você poderia substituí-lo com no máximo 7.000 km, ou seja em ambos os casos, bem antes do tempo especifiacado na embalagem do óleo utilizado
    Substituir óleo e filtros com APENAS 3 mil Km????? Aí já acho exagero. A Mitsubichi recomenda a troca a cada 5 mil Km(óleo e filtro) já levando em consideração o uso SEVERO, ou seja, em uso normal pode até ultrapassar um pouquinho.
    Contudo, a cada 5 mil tá de bom tamanho p/ ambos os casos.

    Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    4X4 Brasil
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #7

    Quanta baboseira junta.

    Senhores sempre sigam o manual do seu veículo.
    Muito bem parece a boiada indo pro açougue.
    Já perceberam quantos anos fazem que seu veículo foi fabricado ?
    A industria do petroleo evolue com rapidez verifique a especificação da SAE americana ou JASO japonesa. Saiba que óleos com especificação muito antiga, acredito que dois anos ou perto disto, a ANP proibe a venda deste lubrificante. Ai voçe faz o que quando estiver na hora da troca do óleo? Senta na calçada e em cima do manual e chora!
    Lubrificantes de mesma especificação de qualquer marca séria, obedecem os mesmo requisitos e são compatíveis, ou seja se o seu motor pergar 5 litros de óleo, pode escolher 5 marcas diferentes e colocar no motor, desde que sejam da mesma especificação. Por isso que existem as sociedades certificadoras.
    Por isso ao escolher o seu lubrificante veja a marca de sua preferencia, descubra a ultima especificação vigente e ai é procurar preço.
    Outra baboseira é que óleo sintetico causa borra, muito pelo contrario o óleo sintético resiste muito mais pois não é semelhante quimicamente ao coquetel de derivados do petróleo com que se contamina o que se abastece no posto. Dai aquela lei da quimica semelhante dissolve semlhante não age. Já lavou a mão com sabão, sabe porque ele retira a gordura da sua mão ? Porque tambem tem gordura na sua composição.
    Na parede do cilindro sempre fica algum óleo, senão o seu motor bate. É este oleo que se contamina com os derivados de petroleo baratos que se adicionam ao seu combustivel e quando aparece no carter a tal borra.
    4X4 Brasil

  • #8
    Pode-se usar qquer oleo que atenda o especificado no manual ou SUPERIOR.
    Se o manual pede SG e usar SJ não tem problema.
    Classificação superior.
    Misturar não deve ser bom, pois apesar das especificações serem as mesmas, os aditivos usados podem não ser compatíveis.

    Até mais
    Wrangler 99 (Iroks 39", D60, ARBs, Atlas4SP)
    Ram (BanksPower 456HP/100mkgf) ZJ 5.9 98
    ATVs(Grizzly700FI,Rhino660,Kawa700) www.youtube.com/ronmatj

  • #9
    Usuário Avatar de Grassmann
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    Citação Postado originalmente por Maya Ver Post
    Agora, a Mitsubishi me sacaneou... um carro do porte da Pajero, e o hodometro marca em milhas! Aí é foda, ter que ficar calculando...
    Sem dificuldades...
    É só substituir o óleo a cada 3.000 milhas (Dá 4.800km). Bem próximo do período de troca sugerido pelo fabricante.
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #10
    Citação Postado originalmente por Bianor Ver Post
    "... Outra baboseira é que óleo sintetico causa borra ..."
    Vai devagar Bianor, que isso??? Para que entrar de carrinho e chegar "solando" com as 2 chuteiras de cravo alto???

    Se fosse 100% correto o que você afirma a Mobil não teria desenvolvido seu novo óleo para evitar formação de borra sob base mineral teria escolhido uma base sintética, ora porque será que não o fizeram???

    http://www.ocarreteiro.com.br/content.php?recid=4122

    http://www.rodao.com.br/noticia.php?idn=243&&cat=7

    Portanto com base no que foi aqui descrito deduzo que o problema se localize no fato dos especialistas terem esquecido de solicitar teu valioso conhecimento técnico, antes de realizar os estudos para o desenvolvimento do novo produto, não é mesmo???

    P@#$ mas que engenheiros BURROS!!!

  • #11
    Um colega citou em outro tópico ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=26699 ) um detalhe importante que reproduzo aqui, pois acho que vale a pena. Apesar de muitos aqui talvés terem isso sempre em mente e jamais aceitarem coisas assim, posso dizer que já vi pessoas "bem informadas" que não estão nem aí e cometem esse erro dia após dia....

    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Eu dou um exemplo muito bom tb. O cara tira um carro zero na loja e depois de uns km o óleo baixa (devido a acomodação de aneis, pistão etc...). O cara para no posto e o frentista vê o nível do óleo: "Dotô, esse ólio tá báxo". São oferecidas marcas diferentes do óleo original e de propriedades diferentes e ainda é garantido que o óleo é tudo igual e não faz diferença um ou outro. "Dotô, mineral e sintéco é tudo igual. Não se preocupa não... fasso isso todos dia. Esse ólio que a gente vendemo são os melhó que tem". Aí o burrão mete óleo diferente do dele e f... tudo.

    Lógico que na hora de chegar na concessionária ninguem diz que completou o óleo com o mineral do zezinho do posto porque senão perde a garantia. E não dá pra perceber a mistura no óleo.
    Como nada se cria, td se copia....

  • #12
    Banido
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    3 mil

    Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Se você utiliza mineral substitua no máximo com 3.000 km juntamente com os filtros, se hipoteticamente o manual especificasse sintético você poderia substituí-lo com no máximo 7.000 km, ou seja em ambos os casos, bem antes do tempo especifiacado na embalagem do óleo utilizado

    Calma aí Diesel Boy... 3 mil eh muito pouco...

    Ficar trocando o óleo tão rápido assim é tão arriscado quanto trocar com 7 ou 8 mil km. Explico: há 2 formas de trocar o óleo. Na primeira e tradicional o cabra vai com uma chave e solta o parafuso abaixo do carter e "sangra" o óleo. Daí surgem vários riscos de acidentes com os mexanicos da vida, além de gastar excessivamente o parafuso e a rosca do carter.

    Para ter uma idéia, uma vez me estressei com um cara aqui em Manaus. O égua foi trocar o óleo e qd foi sair de baixo do carro ele apoiou-se na bieleta e sist. freio...

    Outro método de troca de óleo comum eh por um caninho sugador que colocam pelo medidor de nível de óleo. Aqui os riscos são piores, pois abre-se o capô: esquecimento de chaves, panos, ... além do sugador nunca sugar todo o óleo, com o abre-abre do capô pode-se quebrar o mecanismo, fios, gasta demais a lâmpada. Além do risco do animal derrubar água fria em cima do cabeçote quentíssimo...


    T+
    Daniel

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