x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 36
  • #13
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    73
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0



    Freitasjr,

    Não sabia que a turbina da Hpe é maior.Agora sabendo acho que voce tem 3 possibilidade:

    - baixar a pressão ( já discutido e pelo visto foi bem esclarecedor...)
    - trocar a turbina por outra maior... ou
    - deixar assim pois se a turbina estragar , só ai então voce gasta dinheiro , mesmo porque pode acontecer que muito antes de estragar voce já tenha trocado seu veiculo.Também não quer dizer que que a vida será tão menor assim (muito dificil de dizer) .Um cuidado que voce pode tomar que a meu ver é mais importante para a vida da turbina é esperar antes de acelerar logo apos ligar o motor para esperar que a lubrificação se estabeleça adequadamente .Só acelerar forte depois de a temperaura do motor estiver proxima a normal de trabalho (pois a lubrificação estaria normal) e ao desligar esperar da ordem de 1 minuto ligado em marcha lenta para que a temperatura baixe um pouco .Isso é bom para a turbina e o motor.Troque oleo e filtro acada 5000 km .Em outras palavras se acelerar com boas condições de lubrificação , a vida da turbina será muito pouco afetada pois o que estraga mais é girar sem a devida lubrificação.É provavel que sua turbina dure mais que a de outro com pressão normal que relaxe nos cuidados.

    Por fim , se for para ficar preocupado com a pressão , não instale manometro .O manometro ao meu ver é muito útil para diagnostico , por exemplo se a pressão não chega aonde deveria , pode ser indicação de problemas , mas para limitar o que voce acelera ´só causa extresse desnecessário.

    De fato no off road é aonde a rotação costuma ir mais alta do motor e consequentemente da turbina , porem com cambio automático , pelo menos para mim , parece mais seguro do que cambio manual pois voce só se preocupa com a trilha e o o automático costuma se preocupar com rotação etc.
    Por outro lado , lendo o tópico "L200 esquentando" , o relato é de fazer trilha e parecia tudo normal , mas ao pegar a estrada a 110 km/h é que os problemas aparecem...

  • #14
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Freitas pelo que percebi, o uso dessa potência "extra" é por curto intervalo de tempo, alem do que, o intercooler já protege um pouco o motor do efeito da temperatura.
    O problema na turbina está relacionada ao acréscimo de rotação como o Homero já comentou e a capacidade do mancal (que flutua sobre uma pelicula de óleo) de se manter lubrificado, por um curto intervalo de tempo e intermitente acho pouco provável este mancal "secar" e condenar a turbina.
    Não é porque o veículo está correndo que a turbina está em "pico", as turbinas são realmente exigidas quando o veículo tem alguma resistência ao avanço, em areia fofa, lama e em subidas, no seu caso subidas em dunas deve ser o pior deles e é onde estou considerando que a turbina será mais exigida.
    Tenho alguns pontos de vista diferentes do Homero:
    Quanto a turbinas maiores, lembre-se quanto maior a inércia mais tempo o turbo demora para entrar, o veículo deve ficar pouco pior para iniciar movimento.
    O manometro acho bom se habituar, nada muito grande, um de boa marca pequeno e preciso com escala de até 1.5 kgf/cm2 para a pressão máxima de 1 kgf/cm2 está de bom tamanho.

  • #15
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    73
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Alguem teria a especificação de taxa de compressão desse motor 2.8 da pagero sport?
    Freitasjr, se tem no manual poderia postar?

    Se ela for 21:1 como o motor 2.5 , pode de fato superaquecer facilmente mas creio que seja mais baixa pois parece ser raro problemas de aquecimento nesse motor.Se de fato for mais baixo(algo como 18:1) , 1kg de pressão é bastante toleravel pelo motor .

    Antes de colocar um manometro para turbo(a pressão não vai passar de 1kg) eu colocaria um termometro de óleo que no caso de falta de água pode te salvar o motor se ficar de olho nele , ou mesmo avaliar o nivel de exigencia sobre o conjunto pois quanto maior o esforço , maior vai ser a temperatura do oleo e quanto maior a temperatura do óleo acima da normal de trabalho, pior é a lubrificação :ruim para a turbima e ruim para o motor.


    Homero

  • #16
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por José Augusto
    Freitas pelo que percebi, o uso dessa potência "extra" é por curto intervalo de tempo, alem do que, o intercooler já protege um pouco o motor do efeito da temperatura.
    Exatamente, o uso extra da potência vai ser mais p/ uso no off-road em subidas íngrimes e atoleiros. De preferência em curtos intervalos de tempo(espero).

    Não é porque o veículo está correndo que a turbina está em "pico", as turbinas são realmente exigidas quando o veículo tem alguma resistência ao avanço, em areia fofa, lama e em subidas, no seu caso subidas em dunas deve ser o pior deles e é onde estou considerando que a turbina será mais exigida.
    Exatamente, vai ser aí mesmo, nessa situação.

    ...O manometro acho bom se habituar, nada muito grande, um de boa marca pequeno e preciso com escala de até 1.5 kgf/cm2 para a pressão máxima de 1 kgf/cm2 está de bom tamanho.
    Vc sabe me informar um de boa marca ? E o custo de um manômetro desse é baratim ? Tem uma vaga idéia do preço ?

    Obrigado pelos esclarecimentos e um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #17
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Homero
    Alguem teria a especificação de taxa de compressão desse motor 2.8 da pagero sport?
    Freitasjr, se tem no manual poderia postar?
    Olá Homero, a taxa de compresão das Pajeros Sport a Diesel é mesmo 21,0:1.

    Se ela for 21:1 como o motor 2.5 , pode de fato superaquecer facilmente mas creio que seja mais baixa pois parece ser raro problemas de aquecimento nesse motor.Se de fato for mais baixo(algo como 18:1) , 1kg de pressão é bastante toleravel pelo motor .
    As Pajeros Sport não aquecem com facilidade, pois possuem um radiador bem grande e a ventuinha funciona bem... na minha no pouco tempo de uso(4 meses) não tive problemas, apesar de força-la bem em Dunas.

    Final de semana passado(já com a pressão do turbo aumentada), fui a uma lagoa aqui em Natal, e na ida é beleza pois é descida... já na volta que é subida(um pouco íngreme, porém longa) consegui de reduzida a 3800 rpm com 24 libras nos pneus fazer a subida tranquilo e a temperatura não se alterou(ficou um pouco abaixo da metade). A 2 meses atrás(antes de aumentar a pressão do turbo), só conseguir efetuar essa "subidinha" de 4x4HI com bastante embalo com pé lá no fundo(detalhe, estava com 4 libras a menos "20 lbs" nesta época), pois na 4x4 reduzida a rotação não subia muito(ficava em 3200 rpm no max) e começava a cavar.

    Antes de colocar um manometro para turbo(a pressão não vai passar de 1kg) eu colocaria um termometro de óleo que no caso de falta de água pode te salvar o motor se ficar de olho nele , ou mesmo avaliar o nivel de exigencia sobre o conjunto pois quanto maior o esforço , maior vai ser a temperatura do oleo e quanto maior a temperatura do óleo acima da normal de trabalho, pior é a lubrificação :ruim para a turbima e ruim para o motor.
    Huummm, boa idéia, vou estuda essa opção; isso é fácil p/ qualquer mecânico fazer ?
    Neste sábado vou participar de uma trilha(a "IV Trilha da Lama" aqui em Natal), vamos vê como ela se comporta na trilha e após ela na estrada de volta p/ casa.

    Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos, um abraço, Francisco de Freitas...
    4X4 Brasil
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #18
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    73
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Apesar dos 21:1 , creio que não aquece pois o motor 2.8 comparado com o 2.5 parece ser bem maior e robusto e deve ter o desenho interno para circulação de água melhor que o 2.5 (deve caber um volume de agua maior).

    De qualquer maneira pela sua narração de subida em areia a 3800 rpm reduzida e ela se comportou bem , já é uma indicação de que sua mexida não deve dar dor de cabeça


    Homero

  • #19
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Francisco, o cronomac é uma boa marca, existem vários modelos com diversas cores e padrões, um reloginho desses deve custar por volta de R$ 80,00.

  • #20
    Citação Postado originalmente por freitasjr
    Olá Homero tudo bem ? Bem a turbina da Pajero Sport HPE é maior que a que Não tem HPE(no caso a minha), por isso deve suportar uma pressão bem maior, e por conta desse detalhe, é que estou querendo calibrar a pressão da minha com cuidado.
    Na verdade freitas, o tamanho da turbina nada tem haver com a pressão suportada. O tamanho tem haver com a quantidade de ar que será "movimentada".
    Só que, quanto maior a turbina, mais tempo ela leva para "encher", e turbina muito grande geralmente vem acompanhada do famoso turbo-lag, que é a demora da turbina para "pegar pressão".

    Um bom exemplo é a turbina do VW Gol 1.0 Turbo, que trabalha com pressão máxima de 1.2bar (original), e nossa, é MUITO pequena.

    Voltando aos nossos "caminhões a diesel", um manometro é bem vindo. Com ele vc pode primeiramente checar se a pressão está realmente em 1bar e ai acompanhar para ver a partir de qual rotação ele atinge esta pressão máxima e até que rotação ela é mantida. Isso é legal na hora de subir morros, onde vc precisa estar com a turbina sempre a 100%. No mais, é legal ver o ponteirinho subindo e descendo quando vc acelera.
    Tambem por ele vc pode chegar para não estar levando a turbina a 1bar o tempo todo.

    A Ranger 3.0 tem este medidor no painel, é até bonitinho ver as barrinhas do turbo subindo e descendo!

    Em falar nos morros de Candelária, hoje fui lá com a Sorento.
    14lbs. nos pneus, andou muito bem. Subiu todos aqueles morros.
    O carro tem um ótimo motor, mas o cambio tip-tronic no off-road mais atrapalha do que ajuda.
    O problema é que nele não tem como travar o carro em uma marcha. Por exemplo, para subir um morro de 3ª reduzida não tem como, pois ela passa a 4ª as vezes até a 5ª, dependendo da velocidade (ela tem 5 marchas). A melhor opção é usar mesmo em D, pois ai ela passa a 4ª "ve a besteira que fez" e volta rápidamente para a 3ª. Kkkkk.
    O angulo de entrada dela é sofrivel para um "off-road". Nossa, eu trouxe uns 50Kg de areia no parachoques dela, que bateu na subida de quase todos os morros. Só me restou subir aquele morro de ré (o mesmo que subi com a Ranger) e para minha surpresa, ela subiu com muita facilidade. De ré ela não tem como trocar de marcha, então ai quem manda é o motor, que é muito bom.

    Desculpa a biblia, me empolguei aqui
    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #21
    Citação Postado originalmente por Homero
    Apesar dos 21:1 , creio que não aquece pois o motor 2.8 comparado com o 2.5 parece ser bem maior e robusto e deve ter o desenho interno para circulação de água melhor que o 2.5 (deve caber um volume de agua maior).

    De qualquer maneira pela sua narração de subida em areia a 3800 rpm reduzida e ela se comportou bem , já é uma indicação de que sua mexida não deve dar dor de cabeça


    Homero
    Nossa senhora... 21:1? Certeza disso freitas? Vc viu no manual?
    É uma taxa muito alta mesmo...

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #22
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2

    Thumbs up Impressões Após Trilha

    José Augusto:

    Obrigado pela indicação da marca "Cronomac", vou falar com o meu mecânico p/ instalar um desse no meu carro aproveitando que vou leva-lo p/ revisão daqui a uma semana.

    Vitor Abreu:

    A taxa de compressão do motor da Pajero Sport a Diesel é essa mesmo 21,0:1, tem especificado tanto no manual, como no folder da Mitsubishi.

    Homero:
    De qualquer maneira pela sua narração de subida em areia a 3800 rpm reduzida e ela se comportou bem , já é uma indicação de que sua mexida não deve dar dor de cabeça
    Considerações após trilha de sábado:

    Bem Homero acho que sua dedução estar correta, pois a minhas impressões após a trilha de sábado dia 12(o Abreu tb foi), que foi um misto de mata fechada, lama, alagado, praia e areia fofa, sobre o carro são boas.

    Com e sem reduzida se comportou muito bem Não necessitando forçar o motor p/ superar os obstáculos. Fiquei atolado uma vez, pois não queria ir com tudo p/ não arrebentar o meu para-choque, mas não dependia de motor e sim de ângulo de entrada(descida curta, porém bem íngrime, riachinho em baixo e subida enlameada).

    Os momentos de uso da reduzida não foram muito, mas qdo precisou a rotação e resposta do carro se manteram estáveis e responderam bem.

    Não preciso dizer que como tinha muita lama mole o "Radiador" ficou bastante melado(hoje vou dar uma boa chiringada de água nele p/ limpar), mas a temperatura se manteve todo o tempo um pouco abaixo da metade, permannecendo inalterada tb na volta na estrada entre 100 e 120 Km/h com o ar ligado.
    -----------------------------------------------------------------
    Por fim, acho que a prova dos 9 vou tirar quando voltar com o Abreu naqueles Morros e Dunas GRANDES de areia fofa onde se exige o máximo do motor p/ conseguir supera-los. Quando eu voltar a esses caminhos, já pretendo ir com o reloginho instalado p/ vê até onde a pressão da turbina chega . Caso eu veja que não vai ficar durante muito tempo chegando a 1kg, deixarei como estar.

    Deixo aqui o meu obrigado pelas sugestões, informações e dicas dos colegas do forúm... Um abraço a todos, Francisco de Freitas.
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #23
    E ae Freitas...
    Rapaz, passeiozinho meio fraco aquele eim...
    Só fui mesmo para perder meu filtro de ar, me melar, desatolar o povo, e ainda, quase me acabar na trazeira de um Samurai...

    Meu carro bebeu água... Erramos a trilha (eu, a Hilux e uma Pajerinho verde).
    Resultado:
    Atravessei uma faixa de água enorme, quando achei um banco de areia parei para avisar ao cara da Hilux e da Pajero que não viessem pois o caminho estava MUITO ruim, mas os teimoso vieram.
    Atolaram os 2 me impedindo de voltar.
    Tive então que atravessar uma faixa de água BEM MAIOR, e nisso a Ranger bebeu bastante água. Ficou fumaçando branco, falhando muito, mas abri o filtro, derramei toda a água que tinha dentro (metade da caixa do filtro era só água) e tudo voltou ao normal. O filtro de ar é que não prestou mais e um novo custa R$120, mas isso é besteira!

    No final da trilha (aquela parte de lama antes de pegar o asfalto) eu tinha que passar rápido, pois a Ranger é um carro pesado e ficava sempre querendo se "enterrar" na lama. Eu era o penultimo carro da trilha, na frente apenas da F-75 de Zé Junior, e após uma curva, um Samurai atolado na trilha. Nossa, quase que acerto a trazeira dele. Ai já viu neh, parou naquela lama não sai mais, tive que ser desatolado pelo Zé...

    Mas deu tudo certo. Tirando os 45.936 arranhões que meu carro está.

    Estou cogitanto trocar a Ranger por uma Defender 90. Está para sair uma Defender em 2007, com novo painel, mais confortável. Exteriormente o carro é o mesmo (gosto muito). O motor é do grupo Ford, com 4 cilindros. Sem mais informações.

    Já pensou uma Defender com motor 3.0 da Ranger? E com novo interior mais confortável!? Nossa, seria o Off-Road perfeito!
    Mas não vou sonhar tanto, o anunciado é que terá potencia maior que atual (122Cv), mas não se sabe quanto.

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #24
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por AbreU
    Meu carro bebeu água... Erramos a trilha (eu, a Hilux e uma Pajerinho verde).
    Resultado:
    Atravessei uma faixa de água enorme, quando achei um banco de areia parei para avisar ao cara da Hilux e da Pajero que não viessem pois o caminho estava MUITO ruim, mas os teimoso vieram.

    Atolaram os 2 me impedindo de voltar.
    Tive então que atravessar uma faixa de água BEM MAIOR, e nisso a Ranger bebeu bastante água. Ficou fumaçando branco, falhando muito, mas abri o filtro, derramei toda a água que tinha dentro (metade da caixa do filtro era só água) e tudo voltou ao normal. O filtro de ar é que não prestou mais e um novo custa R$120, mas isso é besteira!
    AbreU,

    Ja que vc coloca a viatura literalmente na "Jaca", pq vc não instala logo um snorkel nela ? Esse caso que vc menciona acima com certeza não iria acontecer.

    Olha esse tópico aonde discutimos sobre o snorkel na ranger e veja as fotos de algumas RAnger parecidas com a sua com ele instalado.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...snorkel+ranger

    Citação Postado originalmente por AbreU

    Estou cogitanto trocar a Ranger por uma Defender 90. Está para sair uma Defender em 2007, com novo painel, mais confortável. Exteriormente o carro é o mesmo (gosto muito). O motor é do grupo Ford, com 4 cilindros. Sem mais informações.

    Já pensou uma Defender com motor 3.0 da Ranger? E com novo interior mais confortável!? Nossa, seria o Off-Road perfeito!
    Mas não vou sonhar tanto, o anunciado é que terá potencia maior que atual (122Cv), mas não se sabe quanto.
    Li um tempo atrás que vinha com motor e tdo mais importado. O preço dela era esperado para la dos R$ 110.000 e com certeza a manutenção deve vir bem cara.

    Acho q é um bom carro para expedições, mas para o dia-a-dia tenho minhas dúvidas.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4347
      Última resposta: 27/06/2024, 12:00
    2. Pressão do turbo na Ranger?
      Por Walter L. L. Casitta no fórum Ford
      Respostas: 31
      Última resposta: 10/04/2008, 19:56

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade