Difícil entender o quanto é este seu freio um pouco mais forte, mas no asfalto molhado principalmente em começo de chuva o asfalto fica bem escorregadio mesmo, chutando 50% da aderência em começo de chuva e 70% depois que a chuva já lavou o asfalto.
Se sente que há menos aderência que isso pode ter algo errado ou na distribuição de frenagem entre as rodas ou no tipo de pneu e borracha.
Quanto ao sistema de freio, ao menos uma vez por ano é bom dar uma sagrada no sistema e checar pastilhas/lonas e a cada 2 trocar o fluido de freio para não ter contaminação com umidade, que vai absorvendo com o tempo normalmente, e podem interferir na distribuição da frenagem.
O tipo e composto de pneu também influencia muito, um pneu MT "MUD" terá menos aderência no asfalto, principalmente na chuva, que um AT todo terreno ou HT asfalto.
Dependendo da marca pode ter um composto mais mole que tende a aderir mais porém roda menos tempo ou mais duro que adere menos principalmente na chuva, porém roda bem mais quilômetros.
Pneu muito velho de estoque antigo fica ressecado e perde parte de sua capacidade de aderência também, aquele carro "da senhorinha com pneu original de fábrica ainda pois ela nunca saía" neste quesito pode ser uma bomba, pneu velho não é bom.
Dá uma checada nestes pontos.
Minha pior experiência em pneus foi a época que instalei um chinês em outro carro chamado ironicamente de "aderenzza", no asfalto seco ia vem, mas chovia só servia para quem gosta de brincar de drift, o bicho era um sabão, nem esperei acabar para trocar.
Hoje uso a 2 anos Forza AT da XBRi e antes usava Wrangler AT da Goodyear na Tracker, meu atual XBRI tem inesperadamente melhor desempenho na chuva que os Wrangler anteriores, por ser chinês só lembrei da minha experiência anterior, mas o valor estava tão convidativo que decidi arriscar nos XBRi e me surpreenderam !
Para trilha e chuva um bom investimento em pneus faz diferença, pneu de asfalto em trilha é uma B, e pneu ruim na chuva outra.