Quando fui comprar a minha procurei primeiro por ferrugem (moro em região de Praia). Olhe bem por baixo, nas caixas de roda, nos arredores do motor. Eu olhei até os parafusos dos mangotes. O maior medo meu era pegar uma que já foi afundada no mar. deus me livre. Pior defeito que existe é elétrica.
Aproveita nessa verificada e já procura por batidas, amassados, alinhamento das portas...
Verifique os fluidos. LÃ*quido de arrefecimento não é pra ser água enferrujada, o óleo não deve ta misturado com água.
Procure por vazamentos (a tampa de válvulas é campeã).
Vê se o motor liga fácil. Deixa ela funcionar pra ver se a temperatura estabiliza. daÃ* pede pra alguém por 5-6 mil rpm e vê se ela fumaça. Se sair fumaça cinza-azulada ta comendo óleo, se sair muito branca ta comendo água.
Se for automática deixa em D e liga o ar pra ver se ela vai ficar vibrando muito. Se vibrar deve ter calços de motor pra trocar. Se for manual anda e ver se as marchas entram fácil, se não arranha.
As que testei, quando eu pisava fundo no acelerador, metade era fraca, o carro se tremia e não ganhava velocidade. A outra metade atendia bem, o carro desenvolvia, andava, tinha força. Não sei o porque disso (testei carros modelos de 2004 até 2009). Teste várias, dirija um bocado delas.
Passe por ruas de pedra/paralelepÃ*pedo/buracos pra ver se o carro bate, teste a suspenção.
Mesmo se não conseguir rua de terra, da pra testar o 4x4 e a reduzida no asfalto, só pra ver se engata, MAS SÓ DIRIJA RETO, NÃO FACA CURVAS.
Demais veja se tudo funciona: ar condicionado, direção, vidros, retrovisor, bancos...
Verifique o estado dos pneus (são bem carinhos). O lado bom se estiverem carequinhas é que você pede um desconto e poem um que do seu gosto.
Tenha em mente que após a compra é bom fazer uma boa revisão. Eu troco correias e óleos.
Vamos esperar mais dicas dos profissionais.