Olá, prezados colaboradores!

Perdoem-me pelo tópico gigante e pela quantidade de perguntas no mesmo tópico (são 9 e estão estruturadas no final do post, quem não quiser ler o blablablá, pode ir direto pra lá), mas achei que desta forma ficaria mais organizado.
Se eu tiver incorrido em descumprimento das regras do fórum, por favor avisem-me e removam o tópico para que eu possa refazer as perguntas separadamente em diversos tópicos específicos.

Estou procurando uma L200 antiga para comprar... nunca tive veículos Diesel ou 4x4 e gostaria de ter um veículo para enfrentar as inundações que todo ano ocorrem em Porto Alegre/RS e também poder, tranqüilamente, chegar em lugares de difícil acesso que levam a cachoeiras e outras trilhas por aí; não quero entrar nas cachoeiras com o veículo - não me tomem por louco! - mas às vezes o "inicio" de uma 'trilha' que se faz a pé, já fica num lugar em que um automóvel de passeio não consegue chegar.

Desde adolescente gostaria de ter uma pick-up cabine dupla, off-road... e os modelos de L200 de 2002 pra baixo são os que acho mais bonitos!

Meu conhecimento de mecânica é pouco e mais teórico do que prático... além disso, estava limitado aos motores ciclo-Otto; Embora já tivesse lido alguma coisa sobre motores ciclo-Diesel (e já tivesse achado-os fantásticos), apenas há poucos dias é que comecei a dedicar-me em estudar este universo, afim de obter conhecimento suficiente para fazer uma boa escolha na hora de comprar.

Dos meus 'estudos', então, surgiram algumas conjecturas (em relação às L200, independentemente da aplicação ou não a outros veículos):

a) Concluí que os sistemas de Roda Livre manuais, acionados diretamente nas rodas dianteiras são os mais 'robustos', dão menos ou nenhuma manutenção, apresentam menos desgaste, praticamente não falham e funcionam independentemente de sistemas eletro-eletrônicos ou hidráulicos - o que muito me agrada.

b) Tração 4x4 não é feita para andar em pistas pavimentadas [apesar de haver defensores de seu uso em pista molhada], mas para terrenos acidentados ou íngremes, de maneira que rarissimamente se encontrariam estas condições 'de surpresa' numa via, num dia de chuva, ou seja, na maioria dos casos o condutor sabe de antemão da necessidade de engatar o 4x4, podendo fazê-lo antes de entrar no 'perrengue' reduzindo a probabilidade de ter que descer do veículo no lamaçal ou dentro de um riacho.

c) Quanto menos acessórios ou componentes eletrônicos ou estritamente dependentes do sistema elétrico, menor o risco de ficar parado numa trilha ou de enfrentar outras situações desconfortáveis.

d) Estas características parecem estar presentes, justamente, nos modelos de que eu acho bonitos, ou seja, de 2002 pra baixo.

e) Tais modelos não possuem bloqueio de diferencial traseiro, porém ele pouco ajudaria num veículo com um entre-eixos tão grande, pois na maioria dos casos extremos, em que se sentiria a falta de um bloqueio, a situação já seria extrema o suficiente para que o bloqueio não fosse suficiente para livrar-se do problema e o rebocamento ou o uso de um hi-life provavelmente seriam mais indicados do que submeter o veículo a esforços exagerados (a menos que o objetivo do condutor seja este, mas aí o sensato seria ter um veículo 'preparado' para trilha pesada).

Supondo que minhas conjecturas são coerentes, saí a procura de meu objeto de desejo e encontrei uma 1998 por R$ 24 mil que apresenta os seguintes problemas ou características:

PERGUNTAS:

1. Quando engato 4H/4L, no asfalto plano, parado e inicio o movimento torcendo a direção para qualquer lado, ouvem-se estalos característicos de homocinética com problemas. Voltando para 2H, não aparecem os estalos.
Pergunta 1: O problema poderia ser 'apenas' das homocinéticas ou isto pode significar outro tipo de avaria no sistema 4x4?
Pergunta 1.1: Qual seria o provável investimento para solucionar tal problema [quanto eu iria gastar] ?

2. O sistema de 'intercooler' deste modelo é montado com aquele radiadorzinho na frente do radiador do motor.
Pergunta 2: É interessante substituir este sistema por aquele em que o radiador fica horizontalmente sobre o motor, já que o veículo está equipado com um capô do modelo que usa este tipo de sistema?
Pergunta 2.2: Qual seria o custo aproximado desta modificação?

3. Quando inicio o movimento, em qualquer modo de tração, o veículo trepida e depois diminui esta sensação, mas não desaparece; O vendedor disse que isto era devido à necessidade de troca dos 'calços do motor'.
Pergunta 3: Será que poderia ser 'só' isso?
Pergunta 3.1: Estas trepidações não seriam capazes de provocar rompimento de peças como parafusos de mancal, ocasionando trincas na bomba de óleo ou outras partes do motor, provocando, talvez, a necessidade de reforma geral e troca de peças muito caras?
Pergunta 3.2: Caso ainda não tenha ocorrido nenhuma avaria em função disso, qual seria o custo de trocar estes calços?
Pergunta 3.3: Como eu poderia descobrir se estas trepidações já não afetaram peças fundamentais do motor?

Desde já, agradeço quaisquer considerações produtivas dos amigos!