x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
    Usuário
    Entrada
    30/10/2017
    Local
    mossoró/RN
    Agradecimentos: 2

Solução caseira para volante desgastado / esfarelando - L200 triton

Bom dia,

já havia algum tempo que eu estava incomodado com o desgaste do volante da minha triton 2009 at, recorri a uma capotaria para que fosse retirado o couro antigo e colocado um couro novo. Pelos exemplos que a atendente me mostrou, realmente o trabalho fica muito bom mesmo... o problema é o preço, 180 reais, já que teriam que desmontar airbag, retirar volante e só assim trocar o couro. Como já disse, não estava disposto a gastar esse dinheiro nessa pequena correção estética.

Fui pesquisar pela internet soluções caseiras para essa ocorrência, dentre kits de produtos à venda no mercadolivre que prometiam recuperação de volante (mas somente serviam para os que NÃO eram de couro), produtos industrializados, e dentre as opções resolvi testar uma por minha conta e risco, já que faz sentido tratar o couro do volante como se trata um calçado de couro desgastado...já que tudo é igualmente couro:

material: lixa 500, lixa 1200, graxa líquida nugget preta, graxa nugget preta (ambos produtos simples para calçados em geral)

1- lixar com lixa 500 pra retirar o excesso de farelos do volante (somente um pouco pra não prejudicar demais a superfície e piorar a situação);

2- lixar com lixa 1200 pra fazer uma espécie de polimento parcial na área afetada pela lixa mais grossa;

3- passar um pano úmido pra retirar a poeira proveniente do lixamento;

4- passar 3 demãos da graxa líquida nugget, sempre esperando a camada anterior secar um pouco, o próprio frasco já vem com um aplicador - uma esponja encaixada na boca do recipiente;

5- depois de esperar em torno de meia hora, passar a graxa nugget também em camadas dando esfregaços com um pano como se estivesse engraxando os sapatos;

O resultado foi melhor do que eu esperava, tanto que resolvi testar o mesmo procedimento no palio da minha esposa (este possui um volante simples de resina ou algo assim) nesse a única diferença é que NÃO passei a graxa líquida, somente a graxa normal, o resultado foi melhor ainda!!!

A única ressalva a ser feita (e bem lógica, é claro) é quanto à cor do volante, que no caso da triton, é couro preto, o que facilitou muito o processo.

O gasto final foi de apenas 25 reais para os dois carros e ainda sobrou muito material, levando ainda em consideração que tudo pode ser encontrado facilmente à venda:
    5 reais - 2 lixas
    6 reais - graxa nugget preta
    14 reais - graxa líquida nugget preta

O resultado pode ser conferido nas fotos em anexo com o antes e o depois dos dois volantes, isso tudo com produtos simples e sem necessidade de levar a alguém especializado ou comprar produtos pelo mercadolivre ou coisa assim (são duas fotos de cada caso com, o antes e o depois):
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -couro-1.jpg   -couro-2.jpg   -plastico-1.jpg   -plastico-2.jpg  

Banido
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Agradecimentos: 188
    Eider, ficou bom mesmo esse reparo no volante.

Usuário
    Entrada
    17/07/2011
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por eider Ver Post
    Bom dia,

já havia algum tempo que eu estava incomodado com o desgaste do volante da minha triton 2009 at, recorri a uma capotaria para que fosse retirado o couro antigo e colocado um couro novo. Pelos exemplos que a atendente me mostrou, realmente o trabalho fica muito bom mesmo... o problema é o preço, 180 reais, já que teriam que desmontar airbag, retirar volante e só assim trocar o couro. Como já disse, não estava disposto a gastar esse dinheiro nessa pequena correção estética.

Fui pesquisar pela internet soluções caseiras para essa ocorrência, dentre kits de produtos à venda no mercadolivre que prometiam recuperação de volante (mas somente serviam para os que NÃO eram de couro), produtos industrializados, e dentre as opções resolvi testar uma por minha conta e risco, já que faz sentido tratar o couro do volante como se trata um calçado de couro desgastado...já que tudo é igualmente couro:

material: lixa 500, lixa 1200, graxa líquida nugget preta, graxa nugget preta (ambos produtos simples para calçados em geral)

1- lixar com lixa 500 pra retirar o excesso de farelos do volante (somente um pouco pra não prejudicar demais a superfície e piorar a situação);

2- lixar com lixa 1200 pra fazer uma espécie de polimento parcial na área afetada pela lixa mais grossa;

3- passar um pano úmido pra retirar a poeira proveniente do lixamento;

4- passar 3 demãos da graxa líquida nugget, sempre esperando a camada anterior secar um pouco, o próprio frasco já vem com um aplicador - uma esponja encaixada na boca do recipiente;

5- depois de esperar em torno de meia hora, passar a graxa nugget também em camadas dando esfregaços com um pano como se estivesse engraxando os sapatos;

O resultado foi melhor do que eu esperava, tanto que resolvi testar o mesmo procedimento no palio da minha esposa (este possui um volante simples de resina ou algo assim) nesse a única diferença é que NÃO passei a graxa líquida, somente a graxa normal, o resultado foi melhor ainda!!!

A única ressalva a ser feita (e bem lógica, é claro) é quanto à cor do volante, que no caso da triton, é couro preto, o que facilitou muito o processo.

O gasto final foi de apenas 25 reais para os dois carros e ainda sobrou muito material, levando ainda em consideração que tudo pode ser encontrado facilmente à venda:
    5 reais - 2 lixas
    6 reais - graxa nugget preta
    14 reais - graxa líquida nugget preta

O resultado pode ser conferido nas fotos em anexo com o antes e o depois dos dois volantes, isso tudo com produtos simples e sem necessidade de levar a alguém especializado ou comprar produtos pelo mercadolivre ou coisa assim (são duas fotos de cada caso com, o antes e o depois):
    Não vou mentir que já tinha passado pela minha cabeça usar algo do tipo pra sapato.
    Vou experimentar!

Mas e a durabilidade? Será que o suor das mãos não tiram rapidinho a cera da última aplicação? Vou usar uma escovinha de sapato mesmo, pra tentar dar uma camada maior e mais brilho.

Boa dica
    Samurai 95 Metal Top - Tétano (já foi)
    Samurai 94 Metal Top - Michael Jackson

Usuário
    Entrada
    30/10/2017
    Local
    mossoró/RN
    Por enquanto está dando certo, pouco mais à frente posto aqui as impressões do trato a um médio prazo.

Usuário
    Entrada
    17/07/2011
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Citação Postado originalmente por eider Ver Post
    Por enquanto está dando certo, pouco mais à frente posto aqui as impressões do trato a um médio prazo.
    Pra mim não durou muito. Ficou bem melhor mas não dura.

Acabei comprando um volante de Outlander, agora é procurar um lugar confiável para trocar. Comprei barato, R$ 150,00 super novo, e ainda vem com os controles.

Banido
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Agradecimentos: 188
    Quanto tempo durou?
    Citação Postado originalmente por Lucas Lee Ver Post
    Pra mim não durou muito. Ficou bem melhor mas não dura.

Acabei comprando um volante de Outlander, agora é procurar um lugar confiável para trocar. Comprei barato, R$ 150,00 super novo, e ainda vem com os controles.

Usuário
    Entrada
    17/07/2011
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Durou algumas semanas...

Usuário
    Entrada
    30/10/2017
    Local
    mossoró/RN
    No caso do meu carro, que é de couro só reapliquei em dezembro e está até agora. Acredito que repetindo o procedimento a cada 2 meses é o suficiente;

No caso do carro da minha esposa, que NÃO é de couro, só fiz uma vez e está perfeito até hoje 3 meses depois.

Usuário Avatar de luizcarlosw
    Entrada
    21/03/2017
    Local
    Sorocaba/SP
    Agradecimentos: 21
    O trabalho de couro tem como maior custo a mão de obra.

Dá para comprar o couro e instalar você mesmo em casa e não precisa necessariamente remover a direção ou o airbag.
    Obviamente Impecável e bem feito sempre tem um custo maior.

Seguem exemplos.

Legítimo
    https://produto.mercadolivre.com.br/...-100-ca102-_JM

Sintético
    https://produto.mercadolivre.com.br/...gico-ca101-_JM
    Tracker/Grand Vitara 2.0 08 - lift 1"

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 13
      Última resposta: 25/06/2024, 14:41
    2. L200/Triton Vibração no Volante/Combustível
      Por JoaoHRocha no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 07/11/2016, 09:37
    3. Video de uma Tranca caseira feita por mim pra Triton
      Por Inspetor22 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 6
      Última resposta: 28/03/2015, 21:51
    4. Volante desgastado como resolver?