Postado originalmente por
eider
Bom dia,
já havia algum tempo que eu estava incomodado com o desgaste do volante da minha triton 2009 at, recorri a uma capotaria para que fosse retirado o couro antigo e colocado um couro novo. Pelos exemplos que a atendente me mostrou, realmente o trabalho fica muito bom mesmo... o problema é o preço, 180 reais, já que teriam que desmontar airbag, retirar volante e só assim trocar o couro. Como já disse, não estava disposto a gastar esse dinheiro nessa pequena correção estética.
Fui pesquisar pela internet soluções caseiras para essa ocorrência, dentre kits de produtos à venda no mercadolivre que prometiam recuperação de volante (mas somente serviam para os que NÃO eram de couro), produtos industrializados, e dentre as opções resolvi testar uma por minha conta e risco, já que faz sentido tratar o couro do volante como se trata um calçado de couro desgastado...já que tudo é igualmente couro:
material: lixa 500, lixa 1200, graxa líquida nugget preta, graxa nugget preta (ambos produtos simples para calçados em geral)
1- lixar com lixa 500 pra retirar o excesso de farelos do volante (somente um pouco pra não prejudicar demais a superfície e piorar a situação);
2- lixar com lixa 1200 pra fazer uma espécie de polimento parcial na área afetada pela lixa mais grossa;
3- passar um pano úmido pra retirar a poeira proveniente do lixamento;
4- passar 3 demãos da graxa líquida nugget, sempre esperando a camada anterior secar um pouco, o próprio frasco já vem com um aplicador - uma esponja encaixada na boca do recipiente;
5- depois de esperar em torno de meia hora, passar a graxa nugget também em camadas dando esfregaços com um pano como se estivesse engraxando os sapatos;
O resultado foi melhor do que eu esperava, tanto que resolvi testar o mesmo procedimento no palio da minha esposa (este possui um volante simples de resina ou algo assim) nesse a única diferença é que NÃO passei a graxa líquida, somente a graxa normal, o resultado foi melhor ainda!!!
A única ressalva a ser feita (e bem lógica, é claro) é quanto à cor do volante, que no caso da triton, é couro preto, o que facilitou muito o processo.
O gasto final foi de apenas 25 reais para os dois carros e ainda sobrou muito material, levando ainda em consideração que tudo pode ser encontrado facilmente à venda:
5 reais - 2 lixas
6 reais - graxa nugget preta
14 reais - graxa líquida nugget preta
O resultado pode ser conferido nas fotos em anexo com o antes e o depois dos dois volantes, isso tudo com produtos simples e sem necessidade de levar a alguém especializado ou comprar produtos pelo mercadolivre ou coisa assim (são duas fotos de cada caso com, o antes e o depois):