Postado originalmente por
Rafapaj
Bom dia amigão.
Via de regra o manual manda. Se diz pra usar 5w30 no manual, podes usar qualquer óleo até o primeiro número antes do W e a partir do segundo número após o W.
Explico:
Se o manual manda usar 5w30, podes usar 0w30, 0w40, 0w50, 5w30, 5w40 e 5w50, se o manual manda usar 15w40 (que acredito ser o recomendado pra tua viatura, poderias utilizar os óleos de 0 => 15 w 40 => 50.
Quanto menor o número antes do W, melhor pra pegar nas manhãs geladas com o motor a frio e quanto maior o número após o W, melhor é a capacidade lubrificante com o motor a quente em altas temperaturas.
Note que coloquei umas especificações de óleo que nem sei se existe, somente a título de exemplificação.
Segue um tópico de referência:
Posso usar o Óleo 5w30 na Pajero Dakar ? Recomendações / Ajuda
Quanto ao militec-1, bixo esse assunto dá pano pra manga e brigas acaloradas. Uns adoram outros detestam.
Vou te dizer o que eu penso e tu vai atrás de maiores informações pra embasar tua decisão pois também tive dúvidas.
O militec-1 é um ótimo condicionador de metais, ou redutor de atrito, se preferir e se presta muito bem a este fim. Aí está sua glória e sua derrota a meu ver. Dentro do motor precisamos reduzir o atrito em bronzinas, pinos de bielas e mancais do virabrequim, balancins, molas de válvulas e em outros N lugares, porém, o motor necessita de um certo atrito nas camisas dos pistões, para que os anéis desempenhem suas funções. O militec-1 cria uma película nas camisas e reduz o atrito que ela sofre com os anéis passando por ela. Imagino que criando essa película nas camisas o produto acabe por reduzir ou eliminar a função do brunimento das camisas e isso é o mesmo problema a meu ver como o de camisas espelhadas onde deve-se brunir novamente as camisas/cilindros, quando aceita ou subsituir/retificar quando isso acontece.
Usaria sem crise alguma em locais onde o óleo não tem contato com o motor, caixa de câmbio, diferenciais, caixas de direção ou até mesmo em compressores de ar-condicionado que o pessoal aí tá usando muito e com bons resultados.
O militec-1 tem uma propaganda de ser aprovado e utilizado pelo exército americano e blá blá blá, mas pesquisando você vai encontrar um comunicado "em inglês" de 2009 do exército americano, proibindo o uso do militec-1.
Se fosse um produto tão milagroso assim, acredito que as montadoras já teriam adotado seu uso ou indicado para utilização em trocas de óleo nos manuais de seus modelos.
Na dúvida, não use!!
Abração.