Postado originalmente por
otaviofilho
Caros, boa tarde.
Mês passado a Pajero IO de minha esposa apagou do nada. Ao dar partida o carro pegava por 2 segundos até que acendia a luz de injeção e 1 segundo depois o motor apagava. Nestes 2 segundos de funcionamento ao tentar acelerar o sintoma parecia ser falta de combustivel. Após consulta com o grupo do NCABC OFF ROAD alguns disseram já ter passado por isso e indicavam a troca da bomba de combustivel, o que eu também já suspeitava. Comprei o reparo da bomba na Alternativa4x4 e fiz a troca, porém o problema persistiu. Levei então (rebocado) o carro a um amigo eletricista de autos e caminhões (Zé Carlos) que após passar o scanner identificou falha no sensor de rotação/fase. Esta peça na concessionária custa mais de R$1000, no mercado paralelo na faixa de R$150, sem dúvida parti para uma peça paralela comprada na loja VPM Injeção Eletrônica (Zona Norte de São Paulo), porém o Zé Carlos quebrou a cabeça e o carro não reconhecia o sensor nem a pau. Ele consultou vários colegas que disseram que algumas peças desses "importados" só servem se forem originais, e já me vi passando o cartão na CCS...
Mas o Zé Carlos não é desses que desiste por qualquer coisa, matutou, matutou, e descobriu que o sensor estava ok porém ele precisava entrar mais 1mm, era esta distância que estava fazendo a diferença para que ele "pulsasse", já que ali dentro dele tem um ímã e ele pulsa quando o calombo do comando passa perto dele... Após discutirmos o assunto, arrisquei levando a peça para um torneiro em Santo André/SP (perto de casa) pedindo para ele rebaixar 1mm. A dificuldade é que como o corpo da peça é plástico ele não poderia apertar muito no torno para não quebrar, e por ser pequena e o rebaixo a ser feito tinha que ser do lado do cilindro, teve que fazer uma ferramenta esquerda (quem já mexeu com torno sabe do que to falando) o que dificultava ainda mais o processo. Mas o Alex (torneiro) também é dos meus, disse que tentaria, e no dia seguinte tava feito. Levei no Zé Carlos, ele instalou a peça a injeção reconheceu de primeira.
Então fica a dica
Caso alguém no futuro venha a passar por situação similar, pesquisando aqui no forum encontrará a resposta e resolverá seu problema sem deixar o dono da CCS mais rico!!!
Em anexo imagem da peça identificando a face que foi rebaixada em 1mm
Duvidas estou à disposição!