x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    235
    Agradecimentos: 15

    Bateria - todo ano uma nova?!




    Caros,

    outra questão que me intriga: A bateria da minha Pajero não dura nada. Praticamente todo ano eu tenho que trocar.

    É uma Sport HPE 2.8 2005.

    Sempre compro de marcas ditas recomendadas, (Heliar basicamente), com a amperagem correta.

    Acabou de arriar e não está mais pegando carga. Uma nova é 600 (seiscentos reais!!!)

    Isso é normal ou será que meu carro tá com alguma zica na parte elétrica?

  • #2
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,597
    Agradecimentos: 116
    Olá amigo pedrocuba.

    Pela sua descrição do problema, me arrisco a descartar problemas de descargas ou curtos circuito na instalação do seu veículo.
    Senão o amigo teria problemas com a bateria quase que diariamente, e não anual.
    Não sei se é o seu caso, mas, veículo muito tempo parado é vida curta de bateria na certa, pois veículos com pouca freqüencia de uso, são mais propensos a ter problemas com bateria.
    Verifique se o regulador de voltagem do alternador está com defeito, pois o mesmo pode estar mandando mais de 14,5 volts, que é a voltagem máxima que uma bateria pode suportar, gerando sobrecarga e aquecimento excessivo nas placas, e diminuição expressivamente a vida útil da bateria.
    O regulador de voltagem também pode estar mandando menos energia do que precisa, que é 13,5 volts, gerando assim uma sub-carga, e mantendo sempre a chamada "carga baixa" na bateria, o que faz com que a mesma perca rendimento (sem força) em partidas, principalmente nas primeiras partidas do dia, principalmente como nessa época de dias mais frios em algumas regiões do pais, onde o motor do veículo gira mais pesado por causa do óleo estar mais viscoso.
    Além dessa verificação importante no regulador de voltagem, pode estar ocorrendo problema com o alternador, correia ou por algum mau contato.
    Cuide com bateria solta no suporte da mesma, pois bateria solta no suporte está sujeita a danos irreparáveis na parte interna.
    Outro problema é contaminação do eletrólito com agentes estranhos, principalmente sais metálicos e substâncias orgânicas.
    Isso aumenta consideravelmente a corrosão das placas e separadores, diminuindo consideravelmente a vida útil da bateria.
    Problema que não ocorre em baterias seladas (free maintenance).
    Este tipo de defeito ocorre quando se coloca água de torneira, mesmo a água filtrada não deve ser usada, jamais coloque qualquer solução ácida ou deixe cair dentro dos vasos pedaços de estopa, ferro, cobre, panos, madeiras ou papel, são substância orgânicas e contaminam o eletrólito.

    Abraço;
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Pedro, para ela descarregar assim ou é como o Xibiu disse (problemas no regulador de voltagem ou alternador) ou veiculo por muito tempo parado, a minha quando estava com muitos problemas mecânicos ficava muito tempo parada na oficina (tanto que recebi IPTU ao invés de IPVA) e tive que trocar a bateria com 6 meses (sorte que estava na garantia da Heliar).

    Quanto você tem rodado por semana com a viatura? E Depois checa o alternador um milésimo de voltagem abaixo ou acima pode compromete-la a médio prazo.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #4
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Usei bosch, moura, acho que não valem o preço cobrado, no ultimo carro estava com uma original ac delco fabricada pela heliar com 08 anos de uso e ainda estava boa de partida mas negava fogo se deixasse som equipamento ligados por umas horas ou deixasse parado por mais de 15 dias, coloquei outra heliar no carro e ficou joia e passei a velha pro nobreak ela esta uns 60% ainda, percebo que em trechos curtos diários (10 a 30 km) com muitas paradas e partidas a médio prazo não permitem a manutenção de carga adequada na bateria, isso se normaliza em trechos maiores diários ou quando se reduz as dezenas de partidas/ar/farol/som/etc. em percursos pequenos, então ou seu trajeto e uso são insuficientes (deficit/superavit) para manter a plena carga ou tem zica ai.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    235
    Agradecimentos: 15
    Quando eu peguei o carro ele estava com uma bateria menor do que a especificada.

    E por incrivel que pareça foi a que mais durou.

    Vou fazer isso, se é pra trocar todo ano, pelo menos gasto menos.


    Voces sabem me dizer qual a amperagem minina que o carro daria a partida? Se não me engano, quando peguei estava com 60 Ah (era selada). A de 80 apropriada não é selada

    abs!

  • #6
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,597
    Agradecimentos: 116
    Citação Postado originalmente por pedrocuba Ver Post
    Quando eu peguei o carro ele estava com uma bateria menor do que a especificada.

    E por incrivel que pareça foi a que mais durou.

    Vou fazer isso, se é pra trocar todo ano, pelo menos gasto menos.


    Voces sabem me dizer qual a amperagem minina que o carro daria a partida? Se não me engano, quando peguei estava com 60 Ah (era selada). A de 80 apropriada não é selada

    abs!
    Todas as baterias darão partida.
    A diferença é quantas partidas a bateria suportará até arriar a carga.
    Sugiro que adquira a de maior amperagem que caiba no suporte da mesma.
    Como foi dito acima, faça também uma verificação do alternador para ver se ele está carregando bem.

  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Antes de trocar a bateria, a primeira coisa a fazer e medir a tensão que o alternador/regulador gera para carregar a bateria.
    Pode ser com um daqueles multímetros amarelos de 20 reais, que inclusive é bom ter na mala de ferramentas.
    Se estiver mandando mais do que 14,5V, vai ferver a bateria nova e abreviar sua vida útil.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    235
    Agradecimentos: 15
    Blz galera!

    vou medir a tensão sim, valeu pelas dicas.

    Quanto ás baterias, as menores são seladas, e realmente duram muito mais. Essas que não duram no qual estão reclamando são as maiores, que são completáveis.

    vou partir pra selada!

    abs

  • #9
    Usuário
    Entrada
    14/06/2016
    Local
    Jundiai/SP
    Idade
    74
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Desculpe mfdomingues bateria não tem essa precisão, aguenta carga de até 16 volts, o ideal é ficar nos 13,8V

  • #10
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    O problema não é quanto a bateria aguenta, mas sim qual a tensão máxima de carga sem prejudicar a vida útil.

    Acima de 14,4V o eletrólito tende a ferver, o que dificulta o acumulo de carga e reduz drasticamente a vida útil.

    Por outro lado, tensões muito baixas impedem que a bateria atinja o estado de carga completa.

    Essa tensão de 13,8V é a tensão de flutuação, que deve ser aplicada depois que a bateria está carregada, visando manter a carga.

    Se aplicar tensões de carga sem precisão, de fato a bateria aguenta, mas vai acontecer o mesmo que foi relatado no inicio do tópico: o que era para durar 3 anos, vai durar só 1. O fabricante agradece.

    O link abaixo tem uma matéria bastante elucidativa sobre o assunto. http://macamp.com.br/uma_aula_sobre_baterias/
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. vendo lada niva todo original pintura nova excelente 12000,00
      Por juliano fogaça no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 22/01/2014, 18:28
    2. Torrando bateria nova.
      Por Craisiler no fórum Picapes
      Respostas: 30
      Última resposta: 08/01/2010, 21:02
    3. [vendo bateria de gel semi nova!!]
      Por sdpqdt no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 01/01/2010, 22:39
    4. CJ5 só pega no tranco, bateria nova
      Por Rafael SM no fórum Jeep Willys
      Respostas: 14
      Última resposta: 01/01/2010, 14:34

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade