Postado originalmente por
Felipe B P
Obrigado pelos esclarecimentos, amigos!
Li bastante sobre o seu funcionamento das RL e me parece que agora eu entendi o funcionamento das mesmas: ao ligar o 4x4 o motor passa a enviar giro para o diferencial dianteiro, só que na posição FREE da RL as rodas dianteiras não têm conexão com este. Então para "ligar" cada roda no diferencial dianteiro tenho que botar no LOCK, correto? Caso contrário estarei enviando força inútil para o sistema de tração dianteiro, tendo em vista que as rodas estariam desconectadas com este.
Então minha camionete não tem bloqueio, certo?
Sobre utilizar o 4x4 na chuva:
Achei bastante interessante o teu artigo, Sérgio! Também procurei de mais fontes (Auto Esporte, etc) que concordam quando tu alerta para não usar o 4x4 de "pickups lameiras" no asfalto.
Entendo e concordo com o teu ponto de vista de que em uma curva o eixo traseiro irá girar menos do que o dianteiro, e que sem um sistema de diferencial central o eixo traseiro vai ficar tensionado e poderá derrapar mais fácil. Por conta disso, vou deixar de usar o 4x4 no asfalto indiscriminadamente (em qualquer estrada, em qualquer chuvinha).
Contudo gostaria de ampliar esse debate, porque acredito que mesmo assim em alguns casos ainda valha a pena ligar o 4x4 no asfalto, como por exemplo sob forte chuva (com formação de poças da via e risco iminente de aquaplanagem) e em uma estrada com curvas de raios longos (tipo a chamada Freeway aqui no RS). Posso estar enganado, mas penso que no caso de uma curva desta natureza a diferença entre a distância percorrida pelos eixos dianteiros e traseiros deva ser tão insignificante que a própria banda dos pneus consiga se deformar e equilibrar isso sem que se chegue perto do limite de escoamento do pneu. Esse seria o "contra", e como "prós" teríamos a tração nas quatro rodas que obviamente diminuem muito o risco de aquaplanagem.
Falo isso porque como carro de viagem tenho uma CRV 4wd Real-Time (tração permanente na dianteira e liga o 4x4 quando o sistema VSA julga ser necessário), e já sofri aquaplanagens com ela nessa mesma Freeway, enquanto o meu sogro tem uma S10 LTZ Diesel 4x4 que quando ligada a tração nessa estrada ela vai com faca nos dentes, literalmente atropelando as poças sem qualquer sinal de querer aquaplanar.
Portanto ao invés dizer "NUNCA use o 4x4 no asfalto" acho interessante relevar os prós e contras para avaliar que vale a pena ligar em determinada situação: "Não é serra? A estrada não tem curvas fechadas? Tá chovendo muito, com risco de aquaplanagem? Liga!"
Em tempo: bem fraquinho esse sistema de tração 4x4 da CRV... dos 70.000km que rodei com ela até agora nunca ligou no asfalto, mesmo durante aquaplanagens. As únicas vezes que ligou foram nos barros dessas estradinhas de interior. Acredito que pelo tempo de resposta e pela "gravidade da situação" que o faz ligar, se for necessário que seja feito em asfalto já tenha sido tarde demais. Mas isso é assunto para outro tópico.
Abs!