Na compra de um veículo usado, particularmente de um 4x4, é importante checar os sistemas e luzes indicadoras antes de fechar o negócio. Eu, p.ex., antes de comprar a minha pesquisei bastante inclusive aqui no fórum para saber o que verificar.
Mas vamos ao que interessa:
As válvulas de vácuo que acionam as rodas livres costumam emperrar quando não são utilizadas por muito tempo. Então, não raro se encontram carros que estão no pátio de revendedores há 3-4 meses e/ou que sempre rodam em cidade com esse problema.
O fato de não haver nenhuma indicação no painel é atípico, pois a luz do 4x4 deveria ficar piscando até o acoplamento de ambas as RL (na Triton é assim). Cheque no manual sobre esse detalhe da luz, pois pode ser que realmente ela apenas acenda quando o acionamento e o acoplamento das RL está completo. Luz indicadora queimada num carro com menos de cinco anos seria incomum.
Um aspecto importante é que as rodas livres acoplam apenas quando as estrias estão alinhadas. Ou seja: com o carro parado, pode ser que não engatem; então, é necessário estar sempre com o volante reto antes de acionar e então pode ser necessário movimentar um pouco o carro fazendo leves movimentos com o volante para permitir o alinhamento e engate. Nas RLs de acionamento a vácuo é bem fácil ouvir um estalido ("clec") quando engatam.
Antes de partir para a troca das válvulas (frequentemente indicada sem necessidade por mecânicos de índole duvidosa) verifique se o vácuo está chegando a elas. Coloque carro em uma rampa e faça uma inspeção visual para ver se não há nenhum fio ou mangueira desconectado ou com terminal oxidado.
Embora não seja tão robusto quanto um sistema de RL manual, funciona bem, sim. Apenas para ilustrar, uso a tração do meu carro umas dez vezes por semana em média, acionando mesmo a 70-80km/h, e por conta das chuvas na nossa região passei por alagamentos de mais de 60cm duas vezes só nos últimos dez dias.
Sobre o assovio do motor: normal. A turbina gera um ruído bem audível. Com o tempo a gente acostuma. Ou até vicia.