Caro HR ... desejo que faça bom uso de sua bela máquina ... a sensação de segurança e conforto dirigindo um veículo desses é impressionante ...
Quando for medir o consumo de diesel, compare o consumo real com o consumo informado no computador de bordo. No meu, numa curta viagem de teste na estrada que fiz num final de semana, deu uma diferença significativa de 2,3 kms/litro.
Vou te passar os dados da viagem:
Distância: Apenas 95 kms – ida e volta.
Minha velocidade de cruzeiro foi de 90-100 kms/h, nunca além disso e, nas descidas mais íngremes utilizei freio-motor. “Pé de pluma” no acelerador. Fui com o tanque cheio (88 litros). Pneus meia-vida. Fomos em 5 pessoas na viatura (eu, esposa e 2 filhos).
Condições de trafegabilidade: Ar condicionado desligado; Estrada boa; Tempo bom (sem chuva); Tráfego livre, sem muitas obstruções por caminhões ou congestionamentos; Tração no 4x2 (Obs.: Liguei o 4x4 em pequeno trecho, apenas para fins de lubrificação do sistema. Não esqueça de fazer isso, viu? Pode ser que o proprietário anterior tenha negligenciado este cuidado.); pneus originais de fábrica aro 20 (Pirelli Scorpion STR 265/50 R20 107V) calibrados em 33 libras na frente e atrás.
Consumo real: 6,42 lts Diesel S-10
Consumo real médio: 14,8 kms/litro
Consumo indicado no computador de bordo (Estimativa de consumo): 12,5 kms/litro.
Conclusão: Conforme citei, computador de bordo, ele apresenta uma estimativa de consumo, que no presente caso foi significativamente diferente do real.
Nota:
Achei o consumo de 14,8 kms incrível, porém, há que se considerar que a viagem foi extremamente curta. Numa viagem longa acredito que este número seria reduzido.
Na cidade estou conseguindo a média de 9,8 kms/litro, mas, dirigindo "daquele" jeito ... pé de pluma, ar desligado, deixando o veículo ir sózinho, usando o mínimo os freios (prevendo as paradas em semáforos e deixando o veículo ir reduzindo a velocidade com o próprio peso, nas subidas e descidas acentuadas ajudando o sistema com o câmbio manual ...).