Postado originalmente por
Ivanildo Luz
Galera boa tarde,
Tenho uma Triton HPE 3.2 AT 2009/2010 e agora está com 90940 km para uso apenas em asfalto (dia a dia e viagens).
Velocidade máxima em viagens nunca acima dos 130 km/h.
Trocas de óleo a cada 5000 km e filtros (combustível, óleo e ar) a cada 10000 km.
Aos 89000 km acendeu a luz da injeção no painel numa tarde mas no dia seguinte pela manhã apagou e continuo assim por uns dez dias.
Após os 90000 km ela acendeu e não mais apagou.
Vendo publicações aqui e vídeos no youtube, resolvi leva-la para um mecânico amigo para fazer a descarbonização da válvula EGR e dos coletores. Estavam muito sujos, com acúmulo de borra, mas não totalmente obstruídos.
O serviço do colega me demorou apenas umas 2,5 horas e ficou por mórdicos R$ 100,00.
Colocando o teste que ele tem, não me recordo se Kraptor ou Raptor, acusou e continuo após a descarbonização, falha na válvula EGR, mesmo resetando o sistema do carro.
Minhas dúvidas:

1) Na foto anexa, a parte preta, que imagino ser o motor elétrico que aciona a válvula pode ser o responsável pelo problema (por estar possivelmente defeituoso)?
2) Onde encontrar um motor desses (parte preta da foto)?
3) Ou seria a válvula mesmo (parte metálica da foto)?
4) Tem para vender o conjunto, ou as partes separadamente, no mercado paralelo?
5) Quais outras possíveis causas para o acendimento desta lâmpada no painel?
OBS: o carro aparentemente comporta-se de maneira normal, ou seja, o funcionamento parece normal.
Grato.