
Postado originalmente por
codigo2
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Sendo assim , após mais de 2 anos ( desde 2018 ) ,hoje achei de fato o defeito do ABS.
Fiz tudo.
Troquei Bateria ( voltou a funcionar por 30 dias ).
Troquei o módulo ABS ( Funcionou poucos dias ).
Limpei tanto ,e tantas vezes ,os sensores , que chegou a virar rotina.
Não TV onde deixei de procurar o defeito.
Ao passar o scanner aparecia vários defeito no decorrer dos 2 anos.
Sempre existiu um ( código 16 ),e por conta disso troquei de bateria.No scanner esse erro significa voltagem baixa da bateria.
Hoje ao olhar para o fusível de 60A , que fica em uma caixa ,no Borne positivo , juntamente com o fusível de 80A , percebi um zinabre.
Detalhe : Vi e chequei dezenas de vezes esse fusível ,e o fio que sai dele para a central do ABS.Soltei o parafuso sextavado que fixa ele ,e ao tentar puxar o fusível ( não deveria sair ,pois é preso por dois parafusos ) não é que ele saiu ! Achei extranho.Olhei o fusível e tinha um zinabre ,e do outro lado ,onde fica o outro parafuso ,tinha uma espécie de oxidação.Pois bem ,curioso por ele ter saído , quando soltei apenas um parafuso ,desconectei a caixa para ver.Ali estava a surpresa ,e solução de 2 anos caçando o defeito! Não tinha parafuso.
Comprei o carro faltando um dos parafusos no suporte do fusível do ABS.
Por esse motivo que A Luz vivia acendendo e apagando.Pensa em um cara que saiu perseguindo esse mal contato ,e perdendo cabelo.Quase fiquei careca ! Graças a Deus descobri ,e solucionei colocando parafuso no lugar.
Fica como dica.
As vezes tão fácil.... mas quem ia adivinhar ?
Com o multímetro estava tudo ok.Segui o manual técnico diversas vezes.Sempre medi as tensões ,e todas corretas!
Na verdade está em déficit era a amperagem por conta o mal contato.
Att.