Postado originalmente por
Edu Riva
Amigos!!
Depois de muito tempo retorno ao forum com mais um pedido de ajuda. (Da primeira vez foi sobre uma instalação de direção hidráulica de S10 numa F75). Sei que estou repetindo um assunto, li algumas coisas em checklists interessantes, mas gostaria de umas dicas práticas!
Gostaria muito de aposentar meu GM Astra 2.0 2p e cair dentro de um Pajero Sport diesel, motor 2.8. Essa viatura está anunciada por 39.990 reais e consta 116mil km no mesmo anúncio. Não sei se posso postar o link do anuncio aqui (se puder, eu coloco!).
O carro está no estado do RJ, em Volta Redonda e eu na capital. Então queria pedir uma boas dicas, dicas práticas mesmo, antes de ir lé ver o carro de perto!
Os senheores poderiam me ajudar?
1o - se o carro estiver em bom estado, está dentro do preço?
2o - será meu único carro, provavelmente 45km/dia casa trabalho e umas idas até Alegre - ES (410km Rio - Alegre) e Venda Nova do Imigrante - ES (uns 135km Alegre - VNI) uma vez por mês. Vale a pena pegar uma Pajero a diesel?
3o - li algumas cosias sobre o carro, mas não consegui encontrar fotos ilustrativas na internet... nunca vi uma Pajero Sport com capô aberto... Então:
* como checar o óleo do câmbio? Aonde fica a vareta do óleo? (não encontrei fotos). Algum teste específico para fazer sobre o câmbio?
* para testatar a tração: andar em 4x2, testar 4x4 hi andando (max ate 100km/l), testar 4x4 hi loc e 4x4 low loc a partir do carro parado... Seria isso?
* checar borra esbranquiçada (ruim) na tampa de óleo do motor, fumaça (branca e azul é ruim) tem que prestar atenção nos rpms para checar a fumaça?;
* escutar barulho ao dirigir pra ver se tem algum problema com rolamento (se tiver pneus MT ou AT não deve dar muito certo, por gera um ruído ao rodar, né??)
* algum lugar crítico para checar, quem nao pode de jeito algum, ter vazamento de algum tipo de fluido?
* algum tipo de luzinha que eu tenha que prestar atenção se acendeou ou apagou, se poscou... alguma coisa que deveria ser mais não foi ou vice e versa?
* acredito que, se estver tudo ok, 116mil km para o motor 2.8 não é muito... correto?
4o - sou apaixonado por 4x4 desde moleque, quando ia com meu pai pra roça puxar café e atolava de tudo quanto era jeito com a f75.. Esse carro, Pajero Sport, HPE 2.8 auto seria a realização de um sonho!!! Mas... o carro em si, vale a pena? Pelo que vi, não é de dar muito problema se tiver a manutenção em dia. Confere?
5o - tambem pretendo fazer umas excursões / expedições, como Parati - Ouro Preto (talvesz esticar até Diamantina tbm), pela Estrada Real (coisa leve), Ushuaia... rodar pela Amerida do Sul - Andes, desertos... (se eu convencer minha esposa!!!) rsrs e participar de algumas trilhas leves/médias... nada muito tenso ou pesado... afinal, só terei esse carro e não posso quebra-lo nas farras de final de semana.. rsrs
Bom, fico no aguardo da ajuda dos senhores!!!! Se meu tópico estiver no lugar errado, desculpo-me antecipadamente aos moderadores e, por favor, pode jogar no lugar adequado se for o caso!!
Relembrando, se puder, eu coloco o anuncio.. Estou para receber fotos extras pelo zapzap.. se mandarem eu posto tbm!!!
Desde já, muito obrigado a todos!!!
Abraços