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Convex Datacenter
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  • #1
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    21/06/2013
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    Pajero tr4 4x4 ou 4x2?




    Amigos, estou na busca de um TR4, mas confesso que gostaria de um carro que não consumisse muito. Pensando nisso, já descartei a opção do câmbio automático. Agora ficou a dúvida: é melhor um mecânico 4x4 ou 4x2? Segundo o cara que me atendeu na concessionária, a MIT parou de fazer mecânica 4x4 porque a maioria dos consumidores reclamavam do consumo e acabavam que nem usavam muito o tr4 para off-road. E disse ainda que o modelo 13/13 chega a fazer 10 km/l. Alguém sabe dizer se isso é verdade?
    Minha intenção é um carro pra usar 80% no urbano e o resto em estrada de terra relativamente tranquilas. Mas a dúvida é se vale gastar mais em um 0km 4x2 ou comprar uma usada 4x4. Essa diferença é enorme já que uma usada eu consigo achar por uns 10 a 15 mil de diferença.
    Outra coisa, uma 4x4 no modo 4x2 consome mais do que uma puramente 4x2? Muito mais?
    Obrigado pela ajuda!

  • #2
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
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    Vinnyolima, eu não manjo muito de mecânica, mas suponho que um 4x4 vai gastar ligeiramente mais do que um 4x2 "puro" devido ao peso adicional do sistema de tração e caixa de redução, mas não acredito que seja muito significativo ao ponto de não compensar, sob este aspecto. Eu pesquisei e estudei bastante antes de comprar o meu 4x4. No meu caso, vou andar por estradas ruins, em serra, secas ou com barro; daí, é desejável ter o 4x4 embora não vá fazer isso com frequência. Me parece que é um veículo que mesmo em 4x2, anda muito bem em estradas de terra, mas não é um veículo tão estável e confiável do que se estiver utilizando a tração nas 4 rodas. E se vc for usar em asfalto molhado, em 4x2 também não vai ti dar muita segurança, por ser alto e não ser muito aerodinâmico. Estou tão satisfeito com o meu que não compraria um 4x2, se tivesse um bom 4x4 para adquirir, como foi o meu caso. Enfim, acho que pesar muito o real uso que vc vai fazer dele e para ser franco, considerando a estabilidade dele em asfalto, que segundo você será o tipo de uso predominante, a tração integral fará muito falta se você pegar uma bela chuva. E por último, um carro desses não pode se preocupar, muito com o consumo, embora como muitos dizem, o motor deveria entregar mais pelo consumo que apresenta. Todavia o benefício dele, no meu ponto de vista supera o seu relativamente fraco consumo: responde rápido, retoma idem. O meu, 2007/2008, mecânico, flex, com 53.000km, que peguei há pouco mais de dois meses, faz 8,96 km/l em estrada, com ar ligado/desligado e 6,63 km/l em uso 100% urbano, com muitos morros e trânsito bem trancado. No meu ponto de vista, tende a melhorar à medida que eu for conhecendo mais o veículo, mas estou satisfeito mesmo assim. Acredito que se vc encontrar um 4x4 em muito bom estado, fique com ele, não hesite! Abraços,
    4X4 Brasil
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    responde rápido, retoma idem. O meu, 2007/2008, mecânico, flex, com 53.000km, que peguei há pouco mais de dois meses, faz 8,96 km/l em estrada, com ar ligado/desligado e 6,63 km/l em uso 100% urbano, com muitos morros e trânsito bem trancado. No meu ponto de vista, tende a melhorar à medida que eu for conhecendo mais o veículo, mas estou satisfeito mesmo assim. Acredito que se vc encontrar um 4x4 em muito bom estado, fique com ele, não hesite! Abraços,


    Edimar , Esse consumo é no ÁLCOOL ou na GASOLINA ?

    Todos reclamam de desempenho , eu tenho uma SPORT V6 3.5 e também acho o desempenho baixo para o tamanho do motor, mas , se for ver qual é a proposta do carro , não é para ter desempenho ESPETACULAR , eles tem que ter força, e muita. Convenhamos , isso eles tem de sobra , afinal , são feitos para subir morros , passar por barro e isso sem sofrer, aí até a Pajero SPORT DIESEL 2.5 manda bem.

    Não da para comparar o desempenho de uma TR4 2.0 , por exemplo , com um LANCER que tem um motor bem parecido e tem um bom desempenho , ainda mais se comparado com outros , mas dentro da sua proposta e faixa de utilização. Não pode esperar que ande , freie e faça curvas igual a um LANCER. Mas na terra , no barro e no buraco, bom aí não tem nem como comparar

  • #4
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    Amatinho este consumo é com gasolina aditivada (posto BR), por que aqui na minha cidade o álcool não compensa (acho que na maioria das cidades também é assim). Eu ainda não conheço o desempenho do meu na terra, por que é o primeiro, mas com certeza é a vocação dele e deve ser avaliado desta forma.

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #5
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    Amigo, acho que neste local dificilmente você vai encontrar uma opinião contra o 4x4. Se quer um carro econômico o nome dele não e tr4. Mas o jeepinho tem suas qualidades. Infelizmente ele e pesado demais para o motor e acho eu que para compensar isso botaram uma relação de cambio bastante curta. Não tem uma velocidade final satizfatoria por conta dessa relação curta, mas em compensação e extremamente ágil no transito urbano. Eu não só prefiro o 4x4, como só uso o carro em tração integral. Nunca uso em 4x2. A minha e automática e em determinadas ocasiões, quando se precisa de agilidade para entrar em uma brecha, não e difícil ouvir os pneus querendo cantar, isso no 4x4. Claro que a tração integral não permite patinar, nem mesmo quando se arranca numa subida com uma areinha, o que e comum aqui. Mas, com tudo isso, dependendo do posto que abasteço, chega a fazer entre 6,5 e 7,0 na cidade com gasolina. Abraços e boa sorte.

  • #6
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    22/07/2010
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    Olá, primeiramente.. o 4x2 para vender depois vai ser uma dificuldade..

    Segundo: Desde quando o 4x4 gasta mais? você não vai usar ela no 4x4 integral, portanto estará gastando a mesma coisa que um 4x2.

    e por fim: Quer um carro econômico? definitivamente TR4 não é sua escolha..

  • #7
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    15/02/2013
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    Vinnyolima, definitivamente se você quer um carro econômico, a TR4 não é o seu carro. Tenho uma e não me arrependo em gastar um pouco mais em gasolina, mas o carro, ou melhor, a viatura topa qualquer parada!
    Uma única vez fiz um trajeto em que priorizei totalmente o consumo, somente para ver qual era o limite máximo que conseguia economizar em combustível.
    Fiz São Paulo - Curitiba a incríveis 11,6 km/l de gasolina.
    Nunca dirigi tão tranquilo na minha vida! Basicamente só encostei o pé no acelerador e fui a no máximo 110km/h... Nas saídas dos pedágios até caminhões me ultrapassavam... Ar condicionado ligado em cerca de 20% do trajeto. Nas descidas tirava o pé do acelerador e deixava o carro ir... subidas não compensava até chegar a 80km/h.. ai acelerava bem pouco para compensar... A minha é 2009 AT. A minha média na cidade é cerca de 6-7 km/l gasolina (ambos trajetos em 4x2).
    Em trajetos de terra 4x4, a media cai um pouco, para 5,5~5,9km/l....
    No álcool, na cidade, 4x2 o consumo fica em 5km/l....
    Enfim....
    Se quiser economia compra um 1.4 pequeno que anda mais, é mais econômico, melhor em curvas, mais barato, tem mais espaço no banco traseiro e porta malas igual....
    Mas se gostar de uma aventura.... esse carro te leva com muito conforto onde você nunca imaginou chegar...
    Recomendo andar em algum, e se puder ir fazer uma trilha/passeio... leve mesmo... se tomar gosto vai ser a sua melhor compra!!!
    Eu não recomendaria o 4x2... é o primeiro ano do modelo, o mercado de usado ainda não esta bem estabelecido... Pode virar um mosca branca(Ex. cambio com 6 marchas... câmbios automatizados...)... e desvalorizar muito...
    Igs - TR4 - 2009 - Pneus BF MUD KM2 - Lift 2"

  • #8
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    30/07/2012
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    Citação Postado originalmente por Igor_tr4 Ver Post
    Vinnyolima, definitivamente se você quer um carro econômico, a TR4 não é o seu carro. Tenho uma e não me arrependo em gastar um pouco mais em gasolina, mas o carro, ou melhor, a viatura topa qualquer parada!
    Uma única vez fiz um trajeto em que priorizei totalmente o consumo, somente para ver qual era o limite máximo que conseguia economizar em combustível.
    Fiz São Paulo - Curitiba a incríveis 11,6 km/l de gasolina.
    Nunca dirigi tão tranquilo na minha vida! Basicamente só encostei o pé no acelerador e fui a no máximo 110km/h... Nas saídas dos pedágios até caminhões me ultrapassavam... Ar condicionado ligado em cerca de 20% do trajeto. Nas descidas tirava o pé do acelerador e deixava o carro ir... subidas não compensava até chegar a 80km/h.. ai acelerava bem pouco para compensar... A minha é 2009 AT. A minha média na cidade é cerca de 6-7 km/l gasolina (ambos trajetos em 4x2).
    Em trajetos de terra 4x4, a media cai um pouco, para 5,5~5,9km/l....
    No álcool, na cidade, 4x2 o consumo fica em 5km/l....
    Enfim....
    Se quiser economia compra um 1.4 pequeno que anda mais, é mais econômico, melhor em curvas, mais barato, tem mais espaço no banco traseiro e porta malas igual....
    Mas se gostar de uma aventura.... esse carro te leva com muito conforto onde você nunca imaginou chegar...
    Recomendo andar em algum, e se puder ir fazer uma trilha/passeio... leve mesmo... se tomar gosto vai ser a sua melhor compra!!!
    Eu não recomendaria o 4x2... é o primeiro ano do modelo, o mercado de usado ainda não esta bem estabelecido... Pode virar um mosca branca(Ex. cambio com 6 marchas... câmbios automatizados...)... e desvalorizar muito...


    Caramba ... Estou começando a ficar feliz com o consumo da minha SPORT 3.5 gasolina , que é 5 a 6 Km/l aqui em São Paulo e 7 a 8 na Estrada...

  • #9
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    29/05/2004
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    Eu de novo.

    Na verdade a 4x4 gasta mais sim, mesmo se andar em 4x2. E que a tr4, até onde eu sei, não tem roda livre na tração dianteira. Isso quer dizer que com o carro andando, a tração dianteira estará girando totalmente. Por isso eu só ando em 4x4. Prefiro a tração dianteira rodando ativamente e auxiliando, do que rodando passivamente sendo arrastada. Nas 4x2 simplesmente não existe o peso e o arrasto extra da tração. Mas convenhamos, a tr4 e antiga de projeto, desconfortável, dura, beberrona e tem outros defeitos, se nao for 4x4, pra que serve? Ja ouvi alguém a definindo de uma forma brilhante, mais ou menos assim: "ela não e um carro duro e desconfortável, mas sim o jeep mais confortável do mercado". Então, se deixar de ser jeep, só lhe sobra ser um carro duro e desconfortável e beberrão.

  • #10
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
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    Muito bom seu comentário Rogério! De minha parte não tinha o costume de usar o 4x4 direto e nem a informação sobre o eixo dianteiro rodar "sendo arrastada". Faz sentido ... E concordo também, me parece que deve ser o jipe "nacional" mais confortável que temos disponível. Mas acho que o "desconfortável" não se aplica muito bem, conforme os adjetivos que vc enumerou, por que tem uma excelente posição de dirigir, muita força e torque, direção muito leve, ar condicionado funciona bem, não precisa se preocupar com buracos das ruas ... Isso se traduz em mais segurança e segurança é conforto ... Mas é algo bem subjetivo, e respeito opiniões divergentes, lógico! Tais características realmente jogam por terra argumentos favoráveis a adquirir um 4x2 ...

    Abraços,
    4X4 Brasil
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #11
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    30/07/2012
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    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    Muito bom seu comentário Rogério! De minha parte não tinha o costume de usar o 4x4 direto e nem a informação sobre o eixo dianteiro rodar "sendo arrastada". Faz sentido ... E concordo também, me parece que deve ser o jipe "nacional" mais confortável que temos disponível. Mas acho que o "desconfortável" não se aplica muito bem, conforme os adjetivos que vc enumerou, por que tem uma excelente posição de dirigir, muita força e torque, direção muito leve, ar condicionado funciona bem, não precisa se preocupar com buracos das ruas ... Isso se traduz em mais segurança e segurança é conforto ... Mas é algo bem subjetivo, e respeito opiniões divergentes, lógico! Tais características realmente jogam por terra argumentos favoráveis a adquirir um 4x2 ...

    Abraços,


    Só vou discordar de uma coisa, afinal , não sou um Expert nesse carro, mas cheguei a ver antes de comprar minha Sport. Ele chega a ser desconfortável sim , ainda mais se o motorista tem mais de 1.75. Para mim , que tenho 1.85, faltou recuo de banco e praticamente , ficaria sem banco traseiro.

    Mas , são opiniões diferentes , difícil mesmo é saber como é a revenda de um carro desses.

  • #12
    Caro,

    Esse tópico já rolou aqui umas 2 ou 3 vezes e não há resposta certa ou errada. O melhor carro é o que atende as SUAS necessidades e pronto.
    NÃO existe carro perfeito em tudo (custo, desempenho, espaço, manutenção etc...)

    Sob o MEU ponto de vista e para MEU uso, a TR2 é um LIXO
    Porque digo isso ?
    A TR4 não é um carro barato. Por seu preço você compra um 4x2 com acabamento MUITO superior, maior conforto, maior espaço interno, custo/km (consumo de combustível e manutenção) menores etc...

    Estão qual a grande vantagem da TR4? É a TRAÇÃO. é um carro MUITO resistente que te leva aonde outros carros não chegam.

    QUALQUER veículo tem prós e contras, sejam eles o preço, a manutenção, o tamanho, acabamento etc... Para meu uso, a TR2 só tem os contras e perde se maior pró
    É a mesma coisa que comprar um super esportivo (caro, desconfortável, rala em qualquer remendo de asfalto de São Paulo) com motor 1.0
    Você paga pelo que menos importa e o mais divertido que é o motorzão você não tem (no caso da TR4 seria a tração)
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

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