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  • #1
    Usuário Avatar de Fabio3010
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    30/08/2011
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    Dúvidas sobre tração 4x4 - Esterçar volante e estacionar tracionado




    Olá,

    desculpe se estou repetindo algum post, mas não achei nada sobre este assunto, então...

    Há algum problema em estar tracionado, seja em hi, low, ou bloqueio... e forçar em alguma trilha com o volante esterçado??

    Da mesma forma, poderei causar algum algum dano em estacionar a viatura tracionada, e/ou esterçada ainda tracionada??

    Tive minha primeira trilha leve, mas não efetuei os procedimentos acima...mas quase!!rs

    Fiquei com essa dúvida!!

    Agradeço desde já... sou novo no assunto!!

    Abs.
    Pajerinho TR4 2008 Flex M/T

  • #2
    A principio não
    Mas nunca é bom deixar a direção virada até o batente (final de curso). Em alguns carros da WV vem inclusive escrito no manual que isso pode estragar o óleo ou queimara bomba !

    Só não esqueça que só pode bloquear em terrenos de BAIXA aderência
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #3

  • #4
    Vai a cópia de um post meu antigo, espero que ajude

    Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post

    Diferencial
    Não é muito simples entender como o diferencial funciona (e tbém não é fácil de explicar)

    Quem tem duvida, veja esse vídeo que é excelente, impossível não entender (no começo parece que não tem nada a ver, mas é a melhor explicaçãoque eu ja vi)


    Agora vamos ao uso prático e uma explicação simples:

    Se o eixo do carro fosse rigido, ligando uma roda à outra, sempre que fizessemos uma curva ele iria torcer (pq a roda do lado de dentro da curva gira menos do que a de fora)

    Nos carros 4x2 o diferencial funciona apenas no eixo da tração, dividindo a força entre a roda direita e esquerda.
    Um teste prático é levantar o carro no macaco (levantar 1 das rodas da tração) e acelerar. Vc vai perceber que só a roda que está no ar gira e o carro não anda* !!! Isso pq o diferencial entende que a roda mais "presa" (a que está no chão) está do lado de dentro da curva e a + "solta" (do lado de fora, está fazendo a curva, então joga toda a tração p lá).

    Em carros 4x4 vc tem esse mesmo mecanismo nas rodas da tração (que no caso da TR4 é traseira), então no uso 4x2 o diferencial vai distribuindo a força entre a direita e esquerda dependendo da necessidade na curva.

    Quando vc aciona o 4x4 (Desbloqueado) o que acontece é que além do diferencial direita esquerda vc também tem o central funcionando**
    Nesse caso o diferencial dianteiro distribui a força direita / esquerda, o traseiro a mesma coisa e o central distribui frente e trás.
    Só que nesse sistema, se vc tirar apenas 1 roda do ar toda a tração será disponibilizada nesta roda e mesmo com as outras 3 no chão, o carro ficaria parado

    Nesse caso, bloquenado o dif central vc separa a tração dianteira da traseira
    Imagine que a roda dianteira esquerda está no ar
    A tração dianteira será jogada p esta roda, mas a traseira (nesse caso de estar bloqueada) irá funcionar normalmente.

    * Alguns carros 4x4 tem o que chamam de bloqueio parcial deslisante, que é um tipo de embreagem, que segura um pouco a tração na roda + "pesada". Nesse caso, se vc levantar a TR4 no macaco e acelerar ela provavelmente vai cair.
    Mas se ela estiver encostada em uma guia, esse disco vai sentir a dificuldade em avançar e vai disponibilizar a força p a roda no ar
    (deu p entender ?)

    ** Quanto ao diferencial central
    Muitas marcas (como a Land Rover, por exemplo) vendem esse peixe como se fosse algo espetacular. Na verdade a maioria dos 4x4 não bloqueia o dif central simplesmente porque não precisam. Como assim não precisam ?
    Simples, eles não tem diferencial central, então qdo vc engata a 4x4 é como se ele ja estivesse bloqueado.
    Qual a vantagem do dif central então ? é justamente poder usar a 4x4 em qq terreno, mesmo em asfalto (na chuva por exemplo)
    A maior parte dos 4x4 (ranger, S10...) como não tem o dif central só podem engatar a 4x4 em terrenos lisos, pois em uma curva (qdo a dianteira faz um raio diferente da traseira) as rodas vão derrapar e não vão torcer o eixo de tração.

    Sobre um bloqueio direita esquerda, este seria o bloqueio 100%
    Isso existe é o "must" do 4x4 (um 4x4 100% bloqueado cotra um 4x4 sem bloquei é o mesmo que um 4x4 contra um 4x2, a diferença é MUITO grande)

    Aqui + um vídeo bem legal...
    Mostra a falta que faz o bloqueio direita / esquerda
    1º mostra em 4x2 e depois em 4x4 (que perdendo a tração em 2 rodas, snedo 1 na dianteira e 1 na traseira) fica PARADO* !!!

    No final mostra o carro equipado com o diferencial parcial deslisante, que em casos não extremos já resolve bem o problema



    * Na trilha é uma situação até que comum, em terrenos com erosão, quando vc pega um "X", o carro dá aquela torcida e normalmente ve perde a tração em 1 roda dianteira e em uma traseira do lado oposto. Mesmo na 4x4 o caro simplesmente não sai do lugar. Nesse caso a opção é voltar, acelerar e passar no embalo

    Para quem curte usar 4x4 na terra (aliás, louco é quem compra para ir ao shopping recomendo o Livro "Técnica 4x4" do João Roberto
    Curso Técnica 4x4
    É um livro barato, simples e didático que com muitas figuras, fotos e esquemas explica os pormenores do funcionamento dos veículos 4x4 e dá dicas de condução.

    escrevi muita coisa e de maneira rápida e não muito ordenada, espero que tenha ficado claro
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #5
    (eu continuo sonhando com um ARB na TR...)
    Gustavo - Vivendo a vida 12x12!
    CJ6 & TR4ER & L200
    www.youtube.com/canalprojetopiloto

  • #6
    Citação Postado originalmente por GPA-Airborne Ver Post
    (eu continuo sonhando com um ARB na TR...)
    Tem idéia de custo (nos USA) ?
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

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