Minha Ranger 00/01 CD 4x4 Diesel também dá o estalo forte (embaixo, no meio do carro) quando está traçada, especialmente em subidas íngremes. Quando soube, levei pra um mecânico em Irecê (BA). A avaliação foi de folga da corrente da caixa de transmissão. O diagnóstico foi feito depois de rodar com a transmissão das rodas dianteiras isoladas por uns 500 metros no plano sem barulho e quando fui subir uma rampa para a oficina voltou a fazer o estalo. Não ocasião o dono da loja me ofereceu uma caixa nova por R$4.000, que em poucos segundos viraram R$2.500. Um mecânico de confiança me disse que chegou a realizar o ajuste da correnteem uma S10 numa oficina de um cara do Sapopemba (SP) por R$70 - isso mesmo, R$70!
Como uso muito pouco a tração (e quando uso ando bem devagar), e estou sem grana, ainda não consertei o problema. Quero saber se tem alguma alternativa de conserto que não seja a substituição da corrente (que é salgada). Se apenas o ajuste funciona, contanto que não tenha que arcar com a mão-de-obra para depois saber que não adiantou nada.
Abraços!