
Postado originalmente por
dsamaz
Vitor, tudo bem?
Opte por uma nova, vamos ver porque.
Uma retificada dura aproximadamente 20% do tempo de uma nova, sabe por quê?
Os turbos modernos, novos, quando originais, utilizam ligas de aço especiais, importadas, de altíssima resistência, maleabilidade, ..., o que as fazem suportar até mais de 20.000 rpm e níveis de temperatura e pressão altíssimas.
Os turbos antigos, principalmente os grandes, podem ser retificados tranquilamente, pois utilizam metais comuns, facilmente encontráveis no mercado. Os metais são simples pq elas giram a 7.000 rpm, pressurizam apenas 0,5kg e não experimentam grandes variações de temperatura, pois são usados em caminhões e geradores (motor funcionando por longo período).
Sinceramente, destes turbos novos e pequenos (motores até 3.5l), nunca vi um serviço de retífica que preste; simplesmente as ligas de aço comum não aguentam o ritimo de trabalho dos motores pequenos das picapes e SUVs (liga e desliga, frio, quente, e trabalhar sem pressão de óleo - acelarar antes dos 30s).
Retificar uma turbina pode acabar ficando muito, muito mais caro, pois quando a liga dá problema, desgata o eixo, ocasionando:
1. vazamento de óleo, podendo esgotar todo o cárter do carro, estragando, "batendo" o motor.
2. OU joga óleo para a admissão, fazendo com o que o motor não pare de operar, podendo ocasionar acidentes, com motoristas inexperientes.
3. E joga óleo para o escape, que entra em combustão, superaquecendo toda a parte superior do coletor de escape, ocasionando, imagina o quê? Ocasionando justamente a trinca e empenamento do cabeçote.
Se for vender o carro para um inimigo seu, retifique o turbo.
Agora, se você for um cidadão de bem e responsável com a sociedade, o melhor seria admitir a origem do problema (má lubrificação: acelerar forte antes de 30s e desligar o carro sem esperar os 30s em marcha lenta) e trabalhar para evitar que ocorra o problema no futuro.
Daniel