Postado originalmente por
CGAUER
Pois é, são bem legais os tratos que os brazucas deram ao 300TDI. Graças a estas benfeitorias, o motor nacional rapidamente passou de Euro I para Euro II, com mínimos ajustes também na bomba; como alteração do avanço de partida, diminuindo em muito aquela momentânea fumaceira inicial da partida do motor (o que é normal para ajudar a partida em lugares frios).
Um outro item interessante que foi melhorado foi o virabrequim, que aqui no Brasil passou a ser forjado.. O inglês era feito com outro processo, que esporadicamente resultava em quebras
, como um exemplar em atual reconstrução na oficina do Ronald. Do nada se partiu ao meio. O interessante é que ele chegou rodando na oficina, pois os mancais (5) seguravam tudo no lugar.
Uma coisa é fato, é um motor de manutenção imbecilmente fácil. Com ferramentas adequadas e mínima experiência, dá para trocar a correia dentada em 40 minutos, regular as válvulas em 15 minutos, filtro de Diesel em 5 minutos, óleo em 10 minutos, e assim vai.
Se o 300 TDI parar, basta usar os sentidos humanos para descobrir onde deu problema. Se você abrir uma linha de Diesel junto a um injetor e durante a partida jorrar Díesel, você eliminou 90% dos problemas de alimentação, sobrando apenas o pior deles: correia dentada partida; para quem negligencia manutenção ou raros azarados.
No eletrônico, comece pelo computador, aí entram as centenas de variáveis como: sensores, bomba de baixa (no tanque) e alta pressão (no motor), chicotes, sensores Hall, atuadores, sondas lamba, conversor catalítico, filtros de partículas, etc, etc... Obviamente tudo isso costuma funcionar em harmonia, mas com o passar dos anos, dos rios, da buraqueira; der pau..... Ui!
Abrax