Ola boa tarde a todos
Sou novo aqui e estou com um problema e espero que possam me ajudar?
Quando saio com minha Freelander, normalmente pela manha, após uns 5 minutos ela esta andando normal derrepente SOBE o giro e reduz o cambio sozinho ( Automática ) ai volta ao normal mas logo em seguida faz de novo, subindo o giro e reduzindo o cambio
Alguém já Passou por isso ?
Não é sempre mas vem acontecendo com mais frequência, apenas 1 vez ao acontecer isso ela acendeu a luz de descida do carro abaixo do cambio porem acendeu no painel.
O que preocupa e que acontece dela subir giro e reduzir o cambio fazendo ela perder a velocidade, isso aconteceu apenas em ruas com transito mais intenso.
Saberiam me informar qual oleo coloco no cambio da FL 1 ano 2005
Aguardo uma ajuda
Ricardo
Opa amigo, o óleo que usam nessa caixa Jatco JF506e da Freelander é o Pentosin ATF1, o litro custa uns R$100. A caixa tem 8 litros, porém é possível trocar somente 4 litros sem desmontar ela, pois fica tudo dentro do conversor de torque. Para ajustar o nível de óleo, tem um parafuso na caixa que retira ele com a caixa na temperatura de 45~55ºC com o motor ligado, vai completando o óleo até começar a vazar por ali, aí estará no nível correto. Tem que cuidar pois existem 2 parafusos próximos, se tirar o errado solta uma peça dentro da caixa e danifica a ré, sendo necessário desmontar tudo pra arrumar.
Normalmente só trocar o óleo não resolve, o problema pode ser as solenóides que desgastam e travam, não atuando na troca de marcha e aumentando o giro.
Eu tenho uma 2006 com o problema da 3ª pra 4º marcha, que sobe o giro e volta para a 1ª, dando um tranco danado, tem que cuidar. As vezes engata, as vezes não. Troquei o óleo e não adiantou. Vou trocar as solenóides, porém agora estou com problema na junta do cabeçote que tá fazendo o carro ferver. Quem quiser ver tô postando videos e o andamento no fórum gringo abaixo: https://www.landyzone.co.uk/land-rov....289813/page-7
Já troquei correia dentada, bomba da água e válvula termostática, porém no teste de pressão apresentou vazamento do cilindro 5 no sistema de refrigeração.
Uma atenção especial que tem que ter com o motor V6 da Freelander é sobreaquecimento. Se esse motor ferver a junta do cabeçote vai para o espaço. Hoje abri o cabeçote frontal e o cilindro 5 tava cheio de água. Já sabia do defeito pois pressurizei o sistema e escutei o vazamento no coletor de admissão.
Agora é planar o cabeçote, limpar o bloco e medir a altura das camisas. Se tiver tudo certo, colocar a junta nova e fechar com os parafusos com torque 25Nm + 90º + 90º + 45º se usar os mesmos.
Esse é o problema de usar somente água de torneira no arrefecimento, maldito antigo dono.
Uma atenção especial que tem que ter com o motor V6 da Freelander é sobreaquecimento. Se esse motor ferver a junta do cabeçote vai para o espaço. Hoje abri o cabeçote frontal e o cilindro 5 tava cheio de água. Já sabia do defeito pois pressurizei o sistema e escutei o vazamento no coletor de admissão.
Agora é planar o cabeçote, limpar o bloco e medir a altura das camisas. Se tiver tudo certo, colocar a junta nova e fechar com os parafusos com torque 25Nm + 90º + 90º + 45º se usar os mesmos.
Esse é o problema de usar somente água de torneira no arrefecimento, maldito antigo dono.
alguem consegue me dizer qual altura das camisas em relacao ao bloco
alguem consegue me dizer qual altura das camisas em relacao ao bloco
eu tenho o manual de manutenção da Land Rover e ele informa medidas, torque e o que fazer
Acho que pode te ajudar.
Acabei de fechar os dois cabeçotes dela, acabei fazendo o serviço em casa , eles não estavam empenados, somente a junta que estava enferrujada por ficar parada e sem aditivo.