Primeiramente parabéns pela compra, também tenho uma Freelander 2006 e posso dizer que é um carro bastante confortável e muito bom de dirigir. O grande problema desse carro é que quando ele passa dos 100.000km, começam a aparecer vários problemas crônicos que fazem o cartão de crédito chorar. Com o dólar a quase R$4,00 as peças estão muito caras e são poucos mecânicos que mexem nesse tipo de carro.
Com quantos km´s está o seu carro?
O problema do carro sofrer pra pegar ocorre com o motor quente ou frio?
Quando você liga a chave, dá pra escutar o barulho da bomba de combustível?
Esse problema de demorar pra pegar pode ser baixa pressão na linha de combustível ou entrada de ar falsa no coletor de admissão. O sensor MAF também pode ocasionar isso.
A falha de engatar a ré e o carro não andar com o motor em rotação entre 2000 RPM podem ser os discos de embreagem da caixa automática que estão gastos, solenóide obstruída, nível baixo do óleo ATF ou a bomba interna que está fraca. Pra ver o nível de óleo dessa transmissão (Jatco JF506e) é necessário que a temperatura do óleo esteja entre 40 e 50ºC e retirar um parafuso do dreno embaixo(com o motor funcionando). Se o óleo não vazar, é necessário ir completando na parte de cima até começar a sair.
Comprei a minha no começo do ano com 92.000km rodados e agora com 115.000km já tive os seguintes problemas:
* Barulho tec-tec no coletor de admissão = Borboletas do VIS (Variable Intake System) soltas, arrumei eu mesmo.
* Bomba de combustível queimada = Troquei eu mesmo (R$110,00 paralela). Original = R$2.500,00+
* Transmissão automática não troca da 3ª para a 4ª ás vezes. Troquei o óleo ATF em casa, mas não resolvi ainda. (Litro do óleo Pentosin ATF R$80,00 o litro / Troca parcial 4 litros). A princípio são as solenoides, porém o kit com as 9 custa R$1.400,00 (não vende separado).
* Teto-solar não fecha - Engrenagem de plástico espanado, não troquei ainda, mas custa uns R$50,00 no Ebay.
* Motor fervendo, água de refrigeração não circula mais (esse problema tá f...). Desmontei a válvula termostática e ela tá normal. A principio a falha é na bomba de água, porém pra chegar até ela precisa tirar a correia dentada, que também precisa trocar aos 120.000km.
Sou mecânico/eletricista curioso faz 12 anos, já arrumei muito carro em casa gastando pouco, mas essa tal de Freelander tem uns defeitos que quebram a cabeça kkkk. Por sorte tem na internet os manuais técnicos pra baixar, com todo os procedimentos de manutenção elétrico e mecânico, além desse motor (kv6) e a caixa (jatco) serem utilizados em outros tipos de carros.