x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário Avatar de scadufax
    Entrada
    30/01/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    382
    Agradecimento: 1

    Discovery 3 TDV6: Limpeza EGR




    Pessoal,

    hoje fui verificar como estava a válvula EGR:

    1- tirar a tampa do óleo
    2- tirar a capa do motor (puxar para cima nas 4 pontas - é apenas encaixe)
    3- voltar a tampa do óleo
    Discovery 3 TDV6: Limpeza EGR-egr1.jpg
    4- soltar parafuso torque (apenas 1)
    Discovery 3 TDV6: Limpeza EGR-egr2.jpg
    5- verificar estado do EGR
    Discovery 3 TDV6: Limpeza EGR-egr3.jpg
    6- limpei com estopa, cotonete e limpa contato - não quis cutucar muito.
    Discovery 3 TDV6: Limpeza EGR-egr4.jpg
    7- voltar EGR e tampa

    Com a EGR suja existe a possibilidade de acender luz no painel e com isto perda de potência.
    Vamos ver se melhora a performance ou consumo - ou apenas efeito placebo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Discovery 3 TDV6: Limpeza EGR-egr1.jpg  
    4X4 Brasil
    Scadufax
    Land Rover Defender 110 1999 ==> You can go fast .... But I can go anywhere !!
    Land Rover Discovery 3 HSE 2006 TDV6 2.7 ==> anywhere ?!?!?!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    19/09/2013
    Local
    Interior/PR
    Idade
    42
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Legal scadufax, muito bom compartilhar, detalhar e tirar foto ainda pra compartilhar com a gente meus parabéns, com certeza vai ser muito util quando eu comprar a minha tão sonhada , todo dia passo aqui dar uma olhada e ver o que tem de novo, hehe, estou juntando uma grana e vamos ver o que vem pra mim ano que vem .

  • #3
    Usuário
    Entrada
    18/05/2011
    Local
    Interior/SP
    Posts
    182
    Agradecimentos: 2
    Não parece ser uma válvula EGR. Parece mais um sensor MAP.

  • #4
    Usuário Avatar de alerocha
    Entrada
    20/10/2011
    Local
    novo hamburgo/RS
    Idade
    50
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    realmente scadufax, esta não é a válvula egr, e sim, um sensor.
    mas mudando de saco pra mala, recentemente adqueri uma disco também,e resolvi fazer a troca do óleo e filtro em casa,
    aproveitei e abri o carter para limpar a grade do chupador de óleo,pois logo que batia a ignição se escutava um barulho de válvula por uns 3 segundos, ate que o óleo começava a lubrificar,ou se acelerasse o motor.
    o trabalho não é complicado,o problema é o pouco espaço embaixo do carro. retirasse os 10 parafusos do proteror do carter,
    depois 14 parafusos M6 da tampa do carter e vc já tem acesso ao chupador de óleo,que fica preso por um parafuso apenas,
    dai é so puxar pra fora e limpar a grelha interna da peça.depois montar usando um torquimetro para apertar os parafusos.
    retirei as informações no repositório do motor tdv6 que vcmesmo postou aqui no fórum.
    abraço. obs existem 2 vídeos no youtube sobre a válvula egr troca e limpeza
    defender 110 serie especial black 2005/2006
    discovery 3 HSE TDV6 2008 GREEN tradicional ¨on life live it¨

  • #5
    Usuário Avatar de scadufax
    Entrada
    30/01/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    382
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Neto1 Ver Post
    Não parece ser uma válvula EGR. Parece mais um sensor MAP.
    .... é o sensor MAP !!!!!! de tanto ler sobre EGR Blanking (40 libras) coloquei como EGR
    ....

    Link abaixo sobre MAP Sensor
    what_is_a map_sensor
    Scadufax
    Land Rover Defender 110 1999 ==> You can go fast .... But I can go anywhere !!
    Land Rover Discovery 3 HSE 2006 TDV6 2.7 ==> anywhere ?!?!?!

  • #6
    Usuário Avatar de alerocha
    Entrada
    20/10/2011
    Local
    novo hamburgo/RS
    Idade
    50
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    pessoal.continuando o assunto faça vc mesmo, vi um video no youtube,onde o cara faz a limpeza do corpo da borboleta do motor tdv6,pareceu ser muito facil, e fiquei me coçando pra fazer esse job eu mesmo,acontece que falando com um mecanico conhecido sobre esse assunto, ele aconcelhou-me não faze-lo pois segundo ele o sensor do corpo armazena as informaçoes de fluxo e abertura,sendo nescessario depois da limpeza passar o escaner para recetar os dados.
    estou pensando em comprar o scanner da britparts marca lynx , custa 250 libras na britcar,alguem conhece.
    defender 110 serie especial black 2005/2006
    discovery 3 HSE TDV6 2008 GREEN tradicional ¨on life live it¨

  • #7
    Usuário Avatar de Chacon RJ
    Entrada
    06/04/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    57
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Prezado amigo,
    A limpeza da grade do chupador de oleo resolveu o problema do barulho de válvula? Tenho uma Discovery 3 2009 com 45mil originais, sempre revisada em concessionaria, e coincidentemente hoje, notei que na minha acontece a mesma coisa: Depois da ignição ouve-se um barulho de válvula por uns 3 segundos e depois para.
    Fiquei curioso para saber se o procedimento adotado pelo amigo resolveu o problema...
    Abços
    Chacon


    Citação Postado originalmente por alerocha Ver Post
    realmente scadufax, esta não é a válvula egr, e sim, um sensor.
    mas mudando de saco pra mala, recentemente adqueri uma disco também,e resolvi fazer a troca do óleo e filtro em casa,
    aproveitei e abri o carter para limpar a grade do chupador de óleo,pois logo que batia a ignição se escutava um barulho de válvula por uns 3 segundos, ate que o óleo começava a lubrificar,ou se acelerasse o motor.
    o trabalho não é complicado,o problema é o pouco espaço embaixo do carro. retirasse os 10 parafusos do proteror do carter,
    depois 14 parafusos M6 da tampa do carter e vc já tem acesso ao chupador de óleo,que fica preso por um parafuso apenas,
    dai é so puxar pra fora e limpar a grelha interna da peça.depois montar usando um torquimetro para apertar os parafusos.
    retirei as informações no repositório do motor tdv6 que vcmesmo postou aqui no fórum.
    abraço. obs existem 2 vídeos no youtube sobre a válvula egr troca e limpeza
    HILUX SW4 3.4 V6 AUTOMÁTICA 2001 e LAND ROVER DISCOVERY 3 DIESEL 2009

  • #8
    Usuário Avatar de alerocha
    Entrada
    20/10/2011
    Local
    novo hamburgo/RS
    Idade
    50
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    chacon,
    o barulho de valvula que eu escutava ao ligar o motor, diminuiu consideravelmente, ou seja, com o motor quente não faz mais,mas com o motor frio ele ainda esta lá por um periodo de uns 2 segundos.digo isso sem pisar no acelerador,pois se aciona- lo o barulho desaparece no mesmo instante. vou fazer uma nova troca de oleo e filtro antes do prazo de 12k,pois o oleo novo que coloquei (castrou 5w30) ja esta escuro demais para uns 3k que rodei,penso que o sistema ainda nao esta limpo o suficiente.
    rocha
    defender 110 serie especial black 2005/2006
    discovery 3 HSE TDV6 2008 GREEN tradicional ¨on life live it¨

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    nao precisa resetar com scanner se limpar a tbi completa, de inicio realmente vai ocorrer falhas, engasgos e até possíveis aumento ou oscilacoes na rpm mas para em poucos km ou alguns dias, pois a central eletronica se adapta aos parametros pra manter um nivel seguro, assim qdo se faz a limpeza ela vai utilizar os padroes sujos e ficara meio boba ate se adaptar novamente, convem MUITO realizar a limpeza, inclusive comentei isso ha uns 2 dias melhor detalhado em outro topico, da uma olhada se lhe for conveniente nas minhas respostas anteriores que ira achar rapidamente.

    abracao

  • #10
    Usuário Avatar de Chacon RJ
    Entrada
    06/04/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    57
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas informações AleRocha,

    Realmente só acontece com o motor frio. A minha, com o motor quente também não faz o barulho. Mas basta acionar a ignição com o motor frio, que é certo: lá está o barulhinho das válvulas por 2 ou 3 segundos.
    Meu oleo (também 5W30) está com 2mil km. Por favor, me diga depois se com a nova troca de oleo o problema foi resolvido de vez.

    Se eu encontrar a solução para a questão, compartilho com o amigo também. Vou conversar com o mecanico chefe da Land Rio aqui e ver o que ele me diz...

    Forte abraço e obrigado por compartilhar as informações!
    HILUX SW4 3.4 V6 AUTOMÁTICA 2001 e LAND ROVER DISCOVERY 3 DIESEL 2009

  • #11
    Usuário Avatar de Antonio C Ribeiro
    Entrada
    29/04/2013
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    67
    Posts
    143
    Agradecimentos: 2
    Ressuscitadto o tópico

    Olá Scadufax. Vi este tópico, procurando informações a respeito do filtro de óleo.

    No meu caso, logo que peguei a Disco 3, levei numa troca de óleo especializada e troquei o óleo do motor e o filtro. Acontece que após essa troca, notei que a luz de pressão do óleo passou a demorar mais para apagar após ligar o motor. Inclusive, antes de apagar a luz, nota-se um barulho diferente no motor, como falta de lubrificação.

    Verifiquei nos fóruns estrangeiros e vi que essa situação pode acontecer quando se coloca um filtro de óleo não original - no meu caso usei um Wega - e isso acontece quando não há retenção de óleo no filtro que fica na parte alta do motor.

    Já providenciei um filtro original para trocar e fui procurar mais algumas informações, onde deparei com este post. Me interessou esta limpeza que você fez no sensor MAP que, ao que parece, estava cheio de detritos.

    Pergunto: você sentiu alguma alteração no desempenho/consumo? No computador do painel, o meu carro informa consumo de 9,5 km/l.

    Gostaria de ter a sua opinião.

    Abraços

    Antônio Ribeiro
    Ex-Defender 110 CSW 2001 - Grey (ficou sem nome)
    Atual - Discovery 3 HSE TDV6 2006 - Black (a procura de um nome)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. DISCOVERY 3 HSE V8 ou TDV6? Ajuda!!!
      Por alessandro.cf no fórum Land Rover
      Respostas: 20
      Última resposta: 13/02/2017, 09:51
    2. Pneu Discovery 3 TDV6 HSE 2006
      Por alessandro.cf no fórum Land Rover
      Respostas: 2
      Última resposta: 09/04/2012, 19:13
    3. Discovery HSE TDV6... Verdade ou Mito ???
      Por alessandro.cf no fórum Land Rover
      Respostas: 4
      Última resposta: 16/01/2012, 23:30
    4. Discovery 3 TDV6 S x Pathfinder LE!
      Por R. Mendes no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 5
      Última resposta: 28/08/2009, 16:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade