x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 0

DEF-90 2000: Como eu (quase) destruí o motor do carro!

Ola Landeiros,

Como se já não bastasse a experiência que tive com a Jeanny (DEF 110, 1998), inventei de comprar uma DEF 90, 2000 no inicio de 2012. Apelidei ele de "Fiote", pois os amigos começaram a perguntar se era filho te da Jeanny. De fato, ja faz uns 3 anos que a Jeanny não apresentou mais problemas graves. Estou aqui para compartilhar mais uma experiência que só quem tem 4x4 e faz longas viagens sabe como é.

O fiote veio com um problema no diferencial central, todos os rolamenos estavam engripados, retentores estourados e, pelo estado geral do carro - muito bom por sinal - acho que tiraram o diferencial central que estava bom e trocaram por um de outro carro, que deve ter rodado com água no lugar de óleo. O radiador estava com a água marrom e mesmo com aditivo não consegui limpar a água que permaneceu assim, indicando que rodava com água pura ha muito tempo. Fora isso troquei algumas peças preventivamente como cilindro mestre de embreagem, eixo cardã dianteiro (que estava amassado a flange fazendo a cruzeta girar na cavidade), fechaduras e algumas "perfumarias".

Quando voltei das férias de 2013, depois de dirigir uns 1000 km a mangueira do ar quente estourou - já estava toda rachada internamente - achei que o problema fosse a tampa do radiador com problemas, embora eu notasse desde sempre que as mangueiras ficavam "inchadas" após um dia de trabalho o que me fazia suspeitar de vazamento de compressão para o sistema de arrefecimento. Mesmo assim, em agosto levei o carro de Teresina para Natal para consertar o ar condicionado, já que sairia pelo menos uns 1000 reais mais barato o conserto lá. O AC havia estourado dias antes por falha no compressor.

Em setembro, voltei de Natal para Teresina. No caminho manifestantes bloquearam a estrada me obrigando a fazer um desvio de quase 100km para poder seguir viagem. De repente um forte odor de óleo acompanhado de um ruído metálico agudo e da parada total do motor no meio da estrada próximo de Mossoró RN, me fez interromper a viagem. Não parecia ser problema de aquecimento pois o marcador no terço inferior da escala dava a falsa impressão que a temperatura estava normal.Ao abrir o capô, o radiador jorrava pelas válvulas da tampa como se fosse um chafariz e uma fumaça cinza claro saia da tampa do reservatório de óleo. O motor permanecia travado, sem responder às tentativas de partida. Algum tempo depois, tomei a iniciativa de completar o radiador para pelo menos sair do meio do deserto quente (era meio dia). Havia água em um riacho próximo e eu como sempre ando com um garrafão de 5L no carro, completei o radiador e incrivelmente pegou 15 litros de água (no manual fala que a capacidade é 10L) mas a água não vazava nem descia para o carter, que estava com o óleo no nível correto.

Neste momento, o motor deu sinal de vida ao dar a partida. O motor pegou após algumas tentativas mas o radiador borbulhava bastante pela pressão que a combustão liberava. Certeza que o cabeçote já era! Mesmo assim andei mais um pouco e parei no escritório da empresa que trabalho, onde constatei que não dava mais para seguir de carro. Acionei o reboque do seguro (para terceiros) e o Fiote voltou para Natal enquanto eu seguia para Teresina. Os manifestantes citados antes impediram que os onibus passasem e tive que ir de Taxi para Fortaleza e lá pegar um Onibus para Teresina.

Pois bem, o mecânico disse que o cabeçote estava bastante corroído, talvez devido a anos o motor rodando com água de torneira. a camisa de um (ou mais) pistão estavam danificadas (deve ter sido o barulho metálico que ouvi) pela dilatação do pistão pela temperatura (ainda estou esperando o ponteiro da temperatura subir) e deverei gastar um pouco mais na retífica e recuperação do motor.

Minha avaliação:
    1 - Land rover usadas sempre terão problemas - afinal, se estivessem perfeitas ninguem iria querer vender! é bom se acostumar a isso (vale para todos os outros carros). a vantagem é que sai mais em conta recuperar uma LR. isso aconteceu com a Jeanny e ela hoje roda como se o motor fosse novo.
    2 - sensor de falta de água no reservatório de expansão não funciona, quando o motor travou o reservatório estava cheio.
    3 - a compressão que escapava para o sistema de arrefecimento criou uma "bolha" de ar na bomba que passou a não bombear mais, fazendo o vapor empurrar toda a água pra fora do sistema até o ponto do motor não aguentar mais (e acho que ele rodou uns 50km ou mais assim).
    4 - o excesso de temperatura empenou o cabeçote que já estava comprometido pelo uso de água sem aditivo pelo antigo dono.
    5 - o problema apareceu devido ao motor ter sido forçado ao extremo na tentativa de chegar em Teresina no mesmo dia (são 16 horas de viagem). Se eu estivesse andando mais suave talvez não tivesse acontecido - e eu nunca iria saber que havia esse problema. Na cidade muito raramente esse tipo de problema aparece.
    6 - espero que com a retífica eu possa passar mais um bom tempo sem precisar mexer no motor.

abraços, Joaquim das Virgens

Land Rover Defender 110 /1997
    Land Rover Defender 90 /2000

Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
    Entrada
    22/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro/São Paulo/RJ
    Acho que não vai funcionar pro tipo de problema que você teve, mas eventualmente um outro vazamento que baixe o nível do reservatório vai prevenir um dano.
    Citação Postado originalmente por dasvirgens Ver Post

2 - sensor de falta de água no reservatório de expansão não funciona, quando o motor travou o reservatório estava cheio.
    Defender 110 - 2004 - Branca
    Defender 110 - 2005 Black
    C10 6cc 1975 / Fazer 600N 2009.

Usuário Avatar de MFREITAG
    Entrada
    08/05/2012
    Local
    Guarujá/SP
    Que tristeza Joaquim! Não desanime, faça uma boa revisão no "Fiote" para que fique tão boa e confiável como a "Jeanny". Que bom que tem duas Defenders, assim dificilmente vai ficar à pé. Boa sorte no reparo do motor!
    Markus

Defender 110 - "Dom Blau"

Banido
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Guaruja/SP
    Aproveita e coloca p kit para 2.8......
    abcs

Usuário Avatar de mizo92
    Entrada
    12/01/2012
    Local
    Sorocaba/
    eu faria o motor dela com o kit 2.8, aproveita e dá uma geral no carro, troca tudo q estiver ruim.
    Land Rover Defender 90 CSW - 300tdi - 2001

Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Essa foi a primeira vez que um problema mecânico de uma Defender me impediu de continuar a viagem. Apesar de tentador, não vou por o kit 2.8, prefiro manter ele na originalidade mas vou aproveitar pra dar uma geral no motor.

Usuário
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    São Paulo/SP
    1 - Land rover usadas sempre terão problemas - afinal, se estivessem perfeitas ninguem iria querer vender! é bom se acostumar a isso (vale para todos os outros carros). a vantagem é que sai mais em conta recuperar uma LR. isso aconteceu com a Jeanny e ela hoje roda como se o motor fosse novo.

Land usada e boa até tem pra vender mas é CAAARa!!!! E na hora de comprar todo mundo vai atrás de preço...Essa é a lei!!

Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    e sabendo disso, os vendedores empurram preço alto numa land "sambada" e no final das contas o cara fica no prejuízo e no prego! o melhor mesmo é comprar barata sim, mas com a consciência que terá que ajeitar muita coisa. se a land for cara e 100% ta valendo, mas 90% das vezes é enrrolação.

Usuário
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Por isso q eu prefiro sempre comprar de particular acho q corro menos risco.... apesar da garantia do lojista ainda prefiro conhecer o futuro ex dono.

Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Rodrigo, o que eu mais vejo poraí é a "febre da defender 2003 e 2006", todo mundo quer uma desses anos, não sei se pela disponibilidade de oferta ou o que. Mas até hoje nenhuma delas vale o preço que cobram (respectivamente 60 e 80 mil, preços praticados em Natal-RN. A maioria eu vejo problemas de corrosão no chassi, motor em estado duvidoso, roncos no diferencial, e gambiarras. Embora esteticamente estejam perfeitas. A "Jeanny" (a 110) é do ano 97/98. Comprei por 40 mil. De serviço mecânico fiz troca de cabeçote, troca de radiador, troca de cardã dianteiro (bobeira minha por não ter trocado a cruzeta antes) troca da embreagem, troca de bomba hidraulica, manutenção do ar condicionado (compressor novo), tirei as folgas dos diferenciais e mandei recuperar o chassi com um rapaz que trabalha bem com solda MIG. Nisso tudo gastei uns 8000 reais (porque comprei quase tudo na inglaterra, no Brasil gastaria pelo menos o dobro disso. O restante foi perfumarias. se eu for anunciar minha 110 não aceitaria menos de 55 mil, porque sei que ela está em ordem. mas por 55 mil o cara compra uma 2003 mas precisando de serviço... porque é 2003. O pessoal com costume de possuir "carro pequeno" acha que ano e estado de manutenção são sinônimos, mas esse carros mais novos "que era de médico que so usava para ir ao trabalho e nunca fez trilha" eu pulo fora. Atualmente quando me perguntam quanto custa uma defender eu respondo: "tem de todo preço o que vai importar é se voce está disposto a pagar mais ou menos pra consertar, porque se tivesse boa o dono não estaria querendo vender"

abração

Usuário Avatar de UiRá
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Cps/SP
    Citação Postado originalmente por dasvirgens Ver Post
    O pessoal com costume de possuir "carro pequeno" acha que ano e estado de manutenção são sinônimos, mas esse carros mais novos "que era de médico que so usava para ir ao trabalho e nunca fez trilha" eu pulo fora. Atualmente quando me perguntam quanto custa uma defender eu respondo: "tem de todo preço o que vai importar é se voce está disposto a pagar mais ou menos pra consertar, porque se tivesse boa o dono não estaria querendo vender"

abração
    Amigo concordo 200% com a parte sobre "carro de tal profissional que nunca fez trilha..." isso é papo furado, e pra mim falar que "nunca fez trilha" depõe CONTRA um 4x4 e não a favor. Já quanto a afirmação de que "porque se tivesse boa o dono não estaria querendo vender" discordo. Eu estive um tempo desempregado no ano passado e coloquei minha 90 a venda por este motivo e ela está com a mecânica 100% cuidada com upgrades não visíveis como garfo de embreagem HD, kit da 130, e muitos componentes de motor novíssimos, e etceteras, mas só recebi propostas cretinas de pessoas que não entendiam absolutamente p....nenhuma de Defenders...graças aos deuses não precisei vender, mas não é fácil ter paciência com os curiosos quando se anuncia o jipe...o difícil é que você conhece o seu jipe, mas o comprador não, e o comprador (com razão) sempre vai desconfiar e achar que se você está vendendo, é porque aí tem...é um jogo difícil...rs.

Abs

Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Citação Postado originalmente por UiRá Ver Post
    Amigo concordo 200% com a parte sobre "carro de tal profissional que nunca fez trilha..." isso é papo furado, e pra mim falar que "nunca fez trilha" depõe CONTRA um 4x4 e não a favor. Já quanto a afirmação de que "porque se tivesse boa o dono não estaria querendo vender" discordo. Eu estive um tempo desempregado no ano passado e coloquei minha 90 a venda por este motivo e ela está com a mecânica 100% cuidada com upgrades não visíveis como garfo de embreagem HD, kit da 130, e muitos componentes de motor novíssimos, e etceteras, mas só recebi propostas cretinas de pessoas que não entendiam absolutamente p....nenhuma de Defenders...graças aos deuses não precisei vender, mas não é fácil ter paciência com os curiosos quando se anuncia o jipe...o difícil é que você conhece o seu jipe, mas o comprador não, e o comprador (com razão) sempre vai desconfiar e achar que se você está vendendo, é porque aí tem...é um jogo difícil...rs.

Abs
    Voce então está entre os 10% que citei umas duas mensagens atras hehehe.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
      Última resposta: 26/05/2013, 22:01
    2. Como saber de que carro é
      Por sikart no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 09/04/2013, 00:54
    3. Motor OHC, quase 9km/l
      Por Ricardo Bruggmann Muhle no fórum Jeep Willys
      Respostas: 24
      Última resposta: 12/08/2007, 16:37
    4. como rebocar um carro