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Postado originalmente por
batiati
Alô pessoal,
Mais uma caixa de presentes que chegou da BritCar
Essa foi especialmente demorada, comprei em 17 de novembro de 2013 e recebi dia 06/02/2014; pelo menos não foi taxada!
Basicamente são itens de acabamento interno, coisas corriqueiras que durante a reforma quebraram ou não teve remendo ...
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(...)
Mas o que eu quero compartilhar hoje é minha sina com a turbina.
Como dizem os mineiros: vocês só vêem as pingas que eu tomo, não vêem os tombos que levo!
Acontece que tenho notado muito óleo no intercooler, não chega a fazer fumaça mas deixa aquele cheiro de óleo queimado no carro. Como meu mecânico é fã de Bardahl eu acabei usando por recomendação dele, então dá pra imaginar o quão característico fica o cheiro de Bardahl queimado!
Testando com as mangueiras da turbina desconectadas dava pra ver claramente o fio de óleo que saía em qualquer acelerada mais forte; não vinha nada do suspiro, era mesmo a turbina que estava deixando passar óleo; Procurei "especialistas" e todos disseram o mesmo: não tem folga no eixo da turbina, não é muito óleo, então não vale a pena mexer.
Procurando nos fóruns gringos, cheguei a uma solução alternativa: um restritor de vazão de óleo para a turbina. Trata-se de um parafuso tipo banjo com menor vazão para substituir pelo original, próprio para o sintoma de vedação cansada
Comparando o banjo restritor com o banjo original, dá pra ver claramente a diferença no tamanho do furo.
![ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-wp_000468.jpg](https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/land-rover/451216d1392492518t-achei-minha-90tinha-1998-toda-original-wp_000468.jpg)
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Segundo a empresa que fabrica esse restritor (Hel Performance), o furo de 1mm garante uma vazão segura de óleo para não danificar a turbina, mas reduz consideravelmente a pressão de óleo.
Turbo Oil Feed 1mm Restrictor Banjo Bolt - Land Rover Discovery 200 & 300 TDi | eBay
Ainda estou em período de testes; de imediato não vazou nada e o cheirinho de óleo foi resolvido.
Só não sei das implicações a médio/longo prazo; Mas estou disposto a experimentar, então vou rodar mais algum tempo e se tudo der certo farei uma bela limpeza no intercooler. Se não der certo, turbina nova na Charrete!
(...)
Ainda no quesito turbo, fazia tempo que eu estava bolando algo melhor para fixar o sensor de pressão do turbo (eu meço a pressão no coletor de admissão); Finalmente consegui encontrar uma belezura que serviu como uma luva.
Trata-se de um heatshield, um escudo que cobre o coletor de escape protegendo o lado frio da turbina das altas temperaturas.
Bastou um furinho a mais para prender a abraçadeira
![ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-wp_000484.jpg](https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/land-rover/451221d1392493435t-achei-minha-90tinha-1998-toda-original-wp_000484.jpg)
E bingo!
O curioso é que esse heatshield vinha de fábrica nos modelos mais antigos, mas pelo que eu pesquisei saiu de linha a partir de 1995/96; Não sei se tem algum ganho prático em usá-lo, mas certamente não vai fazer mal!
Abraços!