Postado originalmente por
Tom-S3
Leonel,
Não sou um profundo conhecedor das Disco. Longe disso...
Todos temos que pesquisar bastante até termos condição de tomar a decisão. Pesquisar bastante, mesmo.
Pesquisei por um bom tempo e me informei antes de adquirir meu Disco 1, ano passado. O carro atende os requisitos que eu havia proposto para o MEU uso (urbano com capacidade de chegar ao sítio). Não o adquiri para trilhas, por isso o deixarei original (pneus AT), mesmo. Até aqui, me atendeu bem.
Peço perdão se te deixei confuso. Expus os prós/contras de cada um (D1 e D2) para ajudar na sua busca. Mas a escolha é sua...
Disco 1 automática, você só vai achar V8 (gasolina). Uns anos atrás apareceu um D1 300TDi automático original à venda, mas nunca mais ouvi falar em uma dessas. Algumas pessoas já fizeram adaptação de motor diesel em D1 auto. Custa caro. Entendo que não vale a pena, visto que seria melhor achar um D1 diesel em bom estado e conviver com o câmbio manual ou comprar um D2 TD5 auto. E carro V8 automático bebe. Muito. (para os meus padrões...)
Disco 2 automática e diesel aparecem de tempos em tempos nos sites de vendas de carros. São mais comuns. Estes câmbios não dão muito problema (se pensarmos em termos de câmbios automáticos no geral). No site da Ashcroft Transmissions existem opções de conversor de torque Heavy Duty em câmbios automáticos de D2, para quem deseja mais confiabilidade/durabilidade no off-road. Mas é para o caso de alguém precisar de MUITA performance off-road num D2. Pelo preço e tipo de modificações a fazer, melhor comprar e equipar um Def nestes casos. A preocupação com câmbios automáticos em carros off road (qualquer um) é que eles precisam estar bem vedados, sem vazamentos. Câmbio automático é mais sensível se entrar sujeira nele. Mas se tiver sem vazamentos, OK.
Mas, mesmo sem muitas modificações, Discoveries (1 ou 2) andam bem no off-road. D1 tem mais opções de modificações. É menos difícil de fazer lift e colocar pneus MUD.
Veja este vídeo de um D1 original (sem lift), com pneus MUD aparentemente 235x70x16 (medida origial do D1).
E este com um lift (acho que de 2") + pneus MUD BF 235/85/16 (equivalente aos 7.50x16 dos Discos do Camel Trophy), modificação comum em D1 quando se quer andrar em trilhas.
O projeto do Discovery previa um
carro para famílias de classe média Europa/EUA/Japão (ou classe média-alta/alta no BR),
que fosse 4x4. Diferente do projeto de um Defender, que é um
utilitário para "todo-terreno". Obviamente, você conseguiria customizar mais um Def que um Disco. Mas o Disco pode ser customizado. Se você encontrar algum lugar no Brasil que venda acessórios para D1/D2 (nunca pesquisei isso), com certeza vai sair mais caro do que você mesmo importar/adaptar/mandar fazer. Mas dá para fazer.
Minha opinião é que não se precisa mexer num D1 ou D2 para viajar com a família ou passeios em estradas ruins/trilhas leves. Você vai querer fazer passeios em lugares piores do que destes 2 vídeos acima? Se sim, compre um Defender + guincho bom.
Se não, D1 ou D2, sem modificações (e talvez um pneu MUD), te atende.
Repito: a escolha é sua. Pesquise muito, tenha paciência, faça contas ($$$), converse com D. Patroa, leve D.Patroa e a criançada para avaliar os carros, etc.
(O pior que pode acontecer é D. Patroa ser contaminada pelo vírus LR, gostar do Disco e se apoderar do carro... :P )
Abraços,
Tom