Postado originalmente por
gustavoullmann
Hailtão, meu rei!!!
Pelo que eu descobri, sim! Os motores preparados que usam selos em bronze também são de alumínio. Segue link para uma empresa norte-americana de componentes para veículos de corrida:
Engine Assembly Items (procure por Brass freeze plug kits)
Também busquei por corrosão entre o alumínio e o bronze, a única coisa mais ou menos compreensível que eu encontrei foi isso:
InfoMet - Informaes britadas, fundidas e laminadas - Metais & Ligas
(Como um aluno que odiava química, não entendi grande parte do texto acima. Mas lá nos últimos parágrafos do mesmo se fala sobre a corrosão galvânica entre esses metais)
Em resumo:
acho que dá para usar sem problemas selos mecânicos em bronze no 300 Tdi.
Quem discordar que atire a primeira pedra (pode ser de bronze... hehehe)...
Djalma,
Que papo é esse de ignorância!? hehehe... Estamos aqui para se ajudar e aprender!
Mas sim, os selos que me refiro são aqueles que ficam na lateral (3 do lado do motorista) e no fundo (1 junto ao para-brisa) do bloco do motor (esqueci de algum?). Normalmente o pessoal se refere ao drenos de ar do sistema de arrefecimento como 'bujões' (1 no radiador e 1 no alojamento da válvula termostática). Quanto a esses bujões, que originalmente são de plástico, há muita controvérsia aqui no fórum: uns são contra e outros são a favor pela troca por metálicos. Não querendo entrar no mérito da discussão (mas já entrando), o argumento mais usado pelos defensores do plástico é de que esses servem como "fusíveis" do sistema no caso de aumento de pressão. Particularmente acho que o fusível é a tampa do reservatório que tem uma válvula que abre
e fecha conforme necessário. Os bujões de plástico simplesmente explodem e perdem
toda a água repentinamente. Motor vai pro pau sem você se dar conta! Só fica a pergunta: qual o fusível que f... com o motor ao invés de salvá-lo?! Também acho que a maior causa de problemas com bujões de plástico é o seu reaproveitamento (quando removidos e recolocados) ou o excesso de torque no aperto (seja em novos ou reaproveitados). Se colocar bujão de plástico sempre novo e com o torque correto, acho improvável que se tenha qualquer problema com eles. Enfim, essas são opiniões
minhas. Hehehe... Cada um é dono do seu jipe e pode fazer o que bem entender com ele! No meu caso, tenho bujões metálicos instalados!
No más, acho que vou partir pros selos de bronze! Torcendo para que o selo traseiro do motor aguente mais uns bons anos antes de incomodar, pois pelo que eu li esse exige a retirada do motor para a troca!
Grande abraço!!!
Gustavo Ullmann.