x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 44
  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0

    Tampa de vaso de expansão DEFENDER




    Galera,

    instalei meu watchdog na quinta passada usando essa tampa de vaso de expansão:

    Tampa Do Vaso De Expansão P Sensor Land Rov Defender Prc7925 - R$ 189,00 no MercadoLivre

    Eu venho verificando o nível de água TODAS AS MANHÃS nas últimas duas semanas e sempre o nível está normal. No entanto, coincidentemente ou não, na sexta, após a instalação dessa tampa, o nível da água abaixou durante uma viagem.

    Eu tive que completar com uns dois a três litros de água para ficar no nível e chegar em casa "tranquilo" (de olho no watchdog). Ontem pela manhã fui verificar o nível na garagem (no plano) e estava ACIMA do nível!!! Quase transbordando...

    Agora fiquei preocupado!

    Outra coisa que me deixou preocupado é que na hora de abrir o vaso de expansão pela manhã, sai um ar (pressão) que pra mim é normal, mas agora, no final da abertura (vou abrindo devagar e deixando o ar escapar) a agua dentro do vaso parece "borbulhar" (igual quando se sobra ar com um canudinho num copo com líquido).

    Minha dúvida "são várias":

    1) Isso que relatei é normal?

    2) Porque quando coloquei água (o carro não estava completamente frio...mas estava a duas horas parado) ficou no nível e na manhã seguinte ficou cheio?

    3) A tampa do vaso pode estar "estragada" e por isso não deixando o ar escapar direito?

    4) Na tampa original vem escrito a capacidade de pressão que ela aguenta e nessa não tem nada. Existe outra tampa com sensor que pode ser usada no lugar?

    Valeu demais!!!

    Abs

  • #2
    Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Idade
    43
    Posts
    649
    Agradecimento: 1
    Waldmartins

    Normal não é não... Tem que saber quanto de pressão essa tampa foi feita para aguentar. Se for menos que a original vai baixar sempre. Por essas e outras eu mantive o reservatório com a tampa original e optei por fazer um furo no mesmo quando instalei o sensor do sukys.

    Numa outra ocasião, não era Defender, quando troquei a tampa do veiculo de um amigo aconteceu o mesmo... No caso ele voltou a tampa original para fazer o teste e parou de "escapar" água pela tampa. Recomendo deixar no nível correto e fazer o teste de novo. Caso baixe água de novo já sabe que o problema é a tampa. Ai nivela de novo e retorna a tampa original e tira a prova.

    Sobre outra tampa com sensor não posso te ajudar pois não recomendo a troca da original, nem por outra da Land Rover... cada motor, é um caso e os engenheiros não colocam ela ali por acaso. Estranho que essa tampa é VDO e parece original... tem que ver se é da defender. Não sei ao certo, mas os 200TDI já vem com reservatório com a tampa e sensor (posso estar falando besteira!) se estiver errado me corrijam.
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

  • #3
    Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    Waldmartins

    Normal não é não... Tem que saber quanto de pressão essa tampa foi feita para aguentar. Se for menos que a original vai baixar sempre. Por essas e outras eu mantive o reservatório com a tampa original e optei por fazer um furo no mesmo quando instalei o sensor do sukys.

    Numa outra ocasião, não era Defender, quando troquei a tampa do veiculo de um amigo aconteceu o mesmo... No caso ele voltou a tampa original para fazer o teste e parou de "escapar" água pela tampa. Recomendo deixar no nível correto e fazer o teste de novo. Caso baixe água de novo já sabe que o problema é a tampa. Ai nivela de novo e retorna a tampa original e tira a prova.

    Sobre outra tampa com sensor não posso te ajudar pois não recomendo a troca da original, nem por outra da Land Rover... cada motor, é um caso e os engenheiros não colocam ela ali por acaso. Estranho que essa tampa é VDO e parece original... tem que ver se é da defender. Não sei ao certo, mas os 200TDI já vem com reservatório com a tampa e sensor (posso estar falando besteira!) se estiver errado me corrijam.
    Lucar,

    Essa tampa é da Range Rover mas sei que muita gente usa. Eu não quis fazer o furo no reservatório por três motivos:

    1) Não sei se teria a capacidade e competencia para fura-lo (esse o principal motivo)

    2) Não confio que um furo seja menos pior que a troca da tampa.

    3) Pelos relatos do Hailton, parece que o furo pode fazer o sensor ficar muito abaixo do nível por não ter como furar na emenda do vaso.

    Mas tô começando a pensar nessa possibilidade de fazer o furo...acho que vou comprar um vaso novo e testar minha capacidade...rsrs

    Agora, sobre a agua "voltar", será que não entrou ar no sistema?

    Abs

  • #4
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Wldmartins

    Estou há anos com o sensor de nível colocado na lateral do tanque de expansão e sem problema, pode ver em http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...tml#post769558 que furando acima da emenda fica perfeito.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Hugo,

    estou nesse momento lendo esse topico inteiro...

    vou ver se tiro um pouco do excesso de agua agora pra ver...
    Abs

  • #6
    Cara,

    A principio a pressão de funcionamento da tampa da Range Rover é a mesma da Defender, então se a tampa é boa, você não deveria ter problemas com ela. Você está usando fluido para radiador ou apenas agua? Pergunto isto, pois se usa fluído, é facil de verificar se existe vazamento pela tampa. Como o fluído tem cor, normalmente vermelho, acaba "manchando" tudo em volta do vazamento, neste caso, o reservatório de expansão ficaria todo manchado com o vazamento.

    Não se esqueça que na Defender, a medida do nivel do reservatório tem que ser sempre com o motor frio. Se medir com o motor quente pode dar alguma alteração que lhe faz colocar mais ou menos água.

    Na verdade o que mais me preocupou no que você escreveu foi o "borbulhamento" e a falta de aproximadamente 3 litros de água no sistema. Quando temos algum problema com a junta do cabeçote do motor, esse é um dos principais diagnósticos a serem feitos. Pode ser que ainda não tenha queimado a junta, pode ser apenas um dos prisioneiros com folga que pode estar causando vazamento.

    Como você fez a pouco tempo a retífica desse motor, lhe aconselho dar uma revisada nisto.

    Abs
    Carlo I. Neto
    Rica Aventura Expedições e Treinamentos 4x4
    www.ricaaventura.com.br

  • #7
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    O local do furo é um pouco controverso, mas não há necessidade de furar acima da emenda. A idéia do sensor de nível é avisar um vazamento de água, certo? Se tivermos um vazamento em qualquer parte do motor, consequentemente o sistema vai puxando a água do reservatório. Se tivermos um mínimo de água no reservatório, não estaremos com o motor sem refrigeração. Assim, furar logo abaixo da emenda evita falsos positivo. Tem relatos de disparos em falso com furos acima da emenda.
    Na minha opinião o furo no reservatório é a melhor opção. Trocar a tampa não acho muito legal não.

    Quanto ao seu possível problema de vazamento, provavelmente seu carro não vazou. Se tava baixo, voce completou no nível, e depois com o carro frio ficou acima, a água excedente estava dentro do motor. Dá uma olhada na válvula Y, responsável pelo controle de entrada e saída de água do reservatório. Ela costuma entupir e fazer esse tipo de comportamento. Pode tirar ela e limpar ná agua corrente mesmo.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por isaianet Ver Post
    Cara,

    A principio a pressão de funcionamento da tampa da Range Rover é a mesma da Defender, então se a tampa é boa, você não deveria ter problemas com ela. Você está usando fluido para radiador ou apenas agua? Pergunto isto, pois se usa fluído, é facil de verificar se existe vazamento pela tampa. Como o fluído tem cor, normalmente vermelho, acaba "manchando" tudo em volta do vazamento, neste caso, o reservatório de expansão ficaria todo manchado com o vazamento.

    Não se esqueça que na Defender, a medida do nivel do reservatório tem que ser sempre com o motor frio. Se medir com o motor quente pode dar alguma alteração que lhe faz colocar mais ou menos água.

    Na verdade o que mais me preocupou no que você escreveu foi o "borbulhamento" e a falta de aproximadamente 3 litros de água no sistema. Quando temos algum problema com a junta do cabeçote do motor, esse é um dos principais diagnósticos a serem feitos. Pode ser que ainda não tenha queimado a junta, pode ser apenas um dos prisioneiros com folga que pode estar causando vazamento.

    Como você fez a pouco tempo a retífica desse motor, lhe aconselho dar uma revisada nisto.

    Abs
    Galera,

    eu acabei de fazer um esquema aqui que acho que pode ter solucionado (ou pelo menos explicado) o problema.

    Eu acabei retirando essa mangueira (não sei o nome mas tirei uma foto pra mostrar), abri o vaso de expansão, coloquei a boca no lugar da tampa e soprei. Quando começou a sair agua pela mangueira eu coloquei ela de volta e apertei a abraçadeira. O interessante foi que na hora que retirei a mangueira, o nível de agua abaixou...ou seja, havia ar no sistema (interpretação de um semi-leigo em Defender - SEMI pq venho lendo muita coisa e aprendendo muita coisa aqui no forum!!!).

    -2013-04-14-16.25.16.jpg

    Eu vou verificar amanhã com um mecânico que parece conhecer do carro aqui na minha cidade se existe algum vazamento no sistema. Hoje vou ficar de "castigo" e não vou sair com a viatura e me resguardar para amanhã.

    Abs

  • #9
    Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    ah sim...o que esqueci de comentar é que o que eu ACHO que pode ter acontecido é que o ar entrou no sistema na quinta-feira quando o cara da auto-elétrica foi instalar o watchdog e o carro tava quente. Ele teve, obviamente, que abrir a tampa do vaso de expansão para substituir pela tampa nova (eu deveria ter trocado em casa com o carro frio, mas nem me toquei...). Acho que aí pode ter entrado ar no sistema que fez a agua "sumir" na sexta e "voltar" no sábado...

    Tudo no "achismo" pq nem sei se isso é possível...

    Abs

  • #10
    Usuário Avatar de MFREITAG
    Entrada
    08/05/2012
    Local
    Guarujá/SP
    Idade
    46
    Posts
    197
    Agradecimentos: 0
    Oi Wald,

    Uso a tampa original da Range Rover na minha Defender e desde que instalei nunca precisei completar nem uma gota no sistema de refrigeração. Não acredito que ela seja o problema no seu caso. Sempre que ocorrer manutenção no sistema de refrigeração ou um vazamento em que nível abaixe muito é bom sempre soltar o bujão superior ou essa mangueirinha que você indicou na foto, pois ela esta na parte mais alta do motor e ajuda a eliminar o ar do sistema. Quando a água começar a sair é só colocar ela no lugar e terminar de completar o nível. Como o motor ainda esta em garantia eu falaria primeiro com o mecânico, avisando que ainda esta sumindo água do reservatório. Em algum lugar essa água esta vazando e existem diversas possibilidades....

    Abraço!
    Markus

    Defender 110 - "Dom Blau"

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    53
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Estou querendo instalar o watchdog. Qual marca e modelo a galera anda usando e recomenda? Algum detalhe especial a analisar par escolher o ideal?
    Abs.

  • #12
    Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Idade
    43
    Posts
    649
    Agradecimento: 1
    "Na verdade o que mais me preocupou no que você escreveu foi o "borbulhamento" e a falta de aproximadamente 3 litros de água no sistema. Quando temos algum problema com a junta do cabeçote do motor, esse é um dos principais diagnósticos a serem feitos. Pode ser que ainda não tenha queimado a junta, pode ser apenas um dos prisioneiros com folga que pode estar causando vazamento."

    Realmente tem que se atentar a esse ponto, muito bem lembrado. Mas como o fato ocorreu após a troca da tampa, eu faria o teste com o nível certo e a tampa nova. Se baixar, completa o nível e volta a antiga... caso fique bom já sabe!

    Um reaperto do cabeçote é necessário após a retifica!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Instalação de vaso de expansão no BF161
      Por Jacimar no fórum Jeep Willys
      Respostas: 42
      Última resposta: 07/05/2014, 22:34
    2. L 200 - água do vaso de expansão ñ retorna
      Por Fernando César Ximenes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 27
      Última resposta: 16/03/2014, 00:20
    3. Tampa vaso expansão PRC7925 dá certo no 300TDI?
      Por rodrigoboscardin no fórum Land Rover
      Respostas: 8
      Última resposta: 24/09/2012, 23:29
    4. Respostas: 0
      Última resposta: 04/06/2010, 23:30
    5. Vaso de Expansão SW4
      Por Alício no fórum Toyota
      Respostas: 11
      Última resposta: 04/05/2006, 08:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade