Postado originalmente por
UiRá
Caro Wald,
não vejo nenhum sentido em comprar barracas para alta montanha como uma North Face VE25 (pratiquei montanhismo ininterruptamente por 9 anos, frequentando rocha, tradicional, esportiva, gelo e neve, etc. e acho que de equipamento de montanha entendo um pouco...rs).
As VE25 são projetadas para serem resistentes e ultra-leves, e o conforto não é parte de um projeto destes, suportam rajadas de vento de 160km/h ou mais, nevasca e peso de gelo acumulado em cima, fatores comuns em ALTA montanha (entenda por isso acima dos 4.500m de altitude).
Para viajar de jipe focaria em conforto já que você não vai carregar a barraca nas costas e não encontrará estas condições climáticas em geral (venta muito na Patagônia mas não existe Jet Stream lá - rajadas comuns acima dos 7 mil metros, que facilmente chegam até 300km/h, ali pertinho da estratosfera...rs). O importante é costura selada (para não infiltrar água) e boa ventilação. Para acampar de jipe comprei uma barraca iglu para 6 pessoas só para eu e esposa, assim sobra espaço e dá para ficar em pé dentro dela, com o avanço de cozinha e sala de estar.
Não tenho nem terei barraca de teto por questões $$$ já que não acho um preço justo mais de mil até 3 mil reais numa barraca que só tem esse valor na minha opinião por ser para "proprietários de 4x4" algo que virou sinônimo de "está sobrando $$$", e não carregam tecnologia em seus projetos que justifiquem esses preços.
Agora para condições patagônicas vale procurar barracas 4 estações, com altura menor (já que uma barraca com 1,90 de altura montada pode virar papel ao vento). Eu acampei por 2 temporadas na patagônia com uma barraca pequena de 2 pessoas comprada na Decathlon também, de 2,5kg, peguei inclusive neve com ela, e nenhum stress (mas estava a pé, portanto foquei em leveza para levar a casa nas costas, mas o conforto de uma pequena destas é quase zero). O caminho acho que é o meio termo...abs.