Estou passando pelo mesmo sufoco.... minha D4 SE 2.7 TDV6 2010 estava maravilhosamente bem até cerca de um mês.... estou com ela a um ano, e até então, era só alegria...
Começou com a luz da injeção acendendo intermitentemente, e depois passando mais tempo acesa do que apagada. Encaminhei o veículo à Nação Auto Import, que é uma das oficinas especializadas em LR aqui em Brasília. Lá chegando, tive um tratamento digno de CCS (em todos os $entido$$), e ganhei um curso relâmpago sobre motores LR do dono da oficina, que me ensinou como tentar uma descarbonização da EGR utilizando Car80....e que aquilo deveria inicialmente resolver o problema. A única ressalva do atendimento, foi que na saída, me foi cobrada a "consulta" e o escaneamento, e essa cobrança em momento algum foi mencionada pela pessoa que me recepcionou e me encaminhou na oficina; mas achei justo o pagamento visto o tempo que me foi dispensado, e as orientações que me foram passadas.
Chegando em casa, efetuei os procedimentos, e para minha surpresa, a maldita luz de injeção havia se apagado...mas como diz o ditado.... "alegria de pobre...." pois pouco tempo depois ela voltaria a me assombrar.... más como também havia sido orientado pelo Gregório (dono da Nação AE), o procedimento poderia necessitar ser repetido mais algumas vezes, até que a limpeza da EGR se fizesse por completo; e assim o fiz pela segunda e terceira vez... infelizmente sem sucesso...
Para aumentar meu pânico, agora, além da famigerada luz de injeção, eu me deparava com outro temido problema... o aviso de "DESEMPENHO LIMITADO"..... meu coração gelou....pensei no filtro de combustível, pois assim que comprei o carro, passei por isso, mas a troca rápida do filtro eliminou o aviso quase imediatamente... só que não desta vez! e para piorar, percebi que o alerta se acende sempre que o giro do motor passa da casa dos 2000 rpm, ou seja, na faixa de ação do turbo...o que tem aumentado ainda mais meu pavor.. rapidamente encaminhei o carro para a LAND TECH, que é a outra especializada LR da qual tenho informação aqui no DF, e com quem já havia feito pequenos serviços. Chegando lá, um dos donos da oficina me atendeu, e ao escanear o veículo, me informou que o problema seria possivelmente com a mangueira que liga o turbo ao cooler, e que meu filtro de ar já estava ruim e deveria ser trocado. Ao retirar a referida mangueira, pude observar que a mesma já havia passado por uma emenda (muito bem feita por sinal), pois colocaram um tubo de aço dentro da mesma, vulcanizaram com algum elemento selante poderoso, e prenderam as extremidades com grandes abraçadeiras... mas por via das dúvidas, optei por colocar uma nova, original... e para minha tristeza, foi só sair da oficina que o problema voltou a aparecer... ou seja, gastei quase 1000 reais e não tive meu problema resolvido. Retornei de imediato à LAND TECH, e o que escutei foi algo tipo... "agora tem que deixar o carro aqui, para desmontar as EGRs e ver se dá pra limpar"... ou seja, depois de pagar, ainda tenho que tomar outra facada sem saber se vão resolver o problema... Meu receio é que seja problema na turbina, pois essas duas oficinas tem a mesma "mania" das CCS...eles não resolvem o problema consertando o defeito...eles simplesmente trocam a peça sem pestanejar; e não foi assim que aprendi o pouco que sei de mecânica...
Sinceramente já não sei mais o que fazer....
Abraços a Todos do Fórum!