x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 23 de 23
  • #13



    Olá Nava,

    Alguma evolução em sua pesquisa quanto a ventoinha...??

    Note que meu amigo teve uma troller modelo competição e a mesmo tinha duas ventoinhas sendo uma(adaptada) com acionamento manual para quando o bicho pegava na trilha...

    Fico no aguardo.

    Otimo ano novo!!!

    Grande abraço

  • #14
    vou dar um pitaco, o barulho deve ser por causa do formato da helice.

  • #15
    Sim, mas o troller te um ventinha muito melhor que a nossa e é diesel, motor moderno...
    A auxiliar ajuda mais o intercooler nesse caso.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #16
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Sim, mas o troller te um ventinha muito melhor que a nossa e é diesel, motor moderno...
    A auxiliar ajuda mais o intercooler nesse caso.
    Então Nava, mais seguindo essa maneira de trabalhar com duas ventoinhas, sendo a original da SPTG e outra auxiliar que seja similar a original ou com mesma funcionalidade(outras palavras... mais barata).. será que conseguimos algum resultado favoravel ao problema de aquecimento. Só é uma ideia...


    Abraço

  • #17
    Tudo ajuda! Mas sei la, parece que o motor gera muito calor mesmo....
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #18
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    53
    Posts
    2,682
    Agradecimentos: 14
    Talvez esse pessoal possa dar alguma dica...

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...e-eletrica-_JM

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #19
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Talvez esse pessoal possa dar alguma dica...

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...e-eletrica-_JM

    []s
    (DU)
    Du,

    Valeu!!!

    Toda ajuda é bem vinda.

    Nava, Valeu... vamos continuar á caça de uma maneira de refrescar o motor da nossas VTRs.

    Abraço

  • #20
    Usuário
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Governador Valadares/MG
    Idade
    57
    Posts
    68
    Agradecimento: 1
    A maioria de nós, sportagers sabemos que um das nossas maiores dores de cabeça é o famigerado superaquecimento do motor.
    O que pode se fazer além de trocar o radiador por um outro com mais capacidade de refrigeração, é instalar uma ventoinha elétrica auxiliar.
    O primeiro passo é escolher uma ventoinha adequada, mas como esse tipo de adaptação implica na instalação da ventoinha na frente do radiador, é preciso procurar uma que “empurre” o ar, ao contrário da ventoinha original (que permanecerá) que “suga” o ar.
    O acionamento recomendável seria feito por uma chave de três posições: Desligada, ligada e acionada por um termostato
    Lembre-se de empregar um termostato que esteja dentro da faixa de temperatura ideal de trabalho do seu motor.
    Coloque também um relê e um fusível de uns 20A no mínimo e, de preferência, depois da chave, como mostra o desenho acima.
    Bom, tudo quase instalado e aparece um problema: No bloco do motor só há um furo para poder colocar o termostato ou o sensor do relógio de temperatura. É possível encontrar em uma loja de autopeças um "T" (não pecisa ser um Tzão) que é bastante usado no Tempra. Ele é como um cano de metal com uma rosca em uma das pontas, para que você coloque um termostato ou sensor do relógio de temperatura. Veja figura abaixo:
    Esse "T" pode ser colocado na mangueira do radiador, na entrada de água para o motor ou na saída de água do motor, levando em conta o seguinte:
    Na saída coloque um termostato que utilize uma faixa de temperatura maior, pois a temperatura da água que sai é bem maior do que a temperatura de água que seu motor trabalha.
    Na entrada a água está geralmente mais fria, então utilize um termostato com faixa de trabalho de temperatura menor, de preferência na mesma faixa de trabalho do motor.
    Eu recomendo colocar o termostato na saída de água do motor, pois creio ser possível monitorar melhor o arme/desarme, pois o sensor do relógio de temperatura do painel está ligado no bloco do motor. Acho viável até, instalar uma luz-espia no painel, como no esquema acima. Assim você fica sabendo se a danada tá trabalhando mesmo.

    A ventoinha, deve ser presa a, não mais que 0,5 cm de distância do radiador, claro que na parte da frente, entre o radiador e a grade frontal, fazendo com que o "vento" que ela produza sopre de fora para dentro, complementando o trabalho da ventoinha mecânica original de puxar o ar de fora para dentro. Se for possível, coloque também um pedaço de borracha entre a ventoinha e a lata onde está prendendo, fazendo o papel de coxim.

    A vantagem desta adaptação é a velocidade com que a temperatura do motor cai e depois de passar por um atoleiro (lembre-se de passar com ela desligada) acionando-a, ajuda a empurrar o barro do radiador para fora, enquanto ele não seca.

  • #21
    Usuário Avatar de Luiz Roberto Coura Paiva
    Entrada
    03/04/2009
    Local
    Barbacena/MG
    Idade
    71
    Posts
    112
    Agradecimento: 1
    Essa celeuma relativa ao problema de aquecimento das Sportages dá muita margem para a imaginação na busca de uma solução (até rimou). Exitem vários fatores que devem ser observados para uma refrigeração adequada do motor. Primeiro, para quem gosta de trilha, é sempre lavar a colméia (com jato de água de uma mangueira), retirando toda impureza como barro, capim, etc., que costumam ficar grudados na colméia (tanto a do A/C quanto do motor). Substituir a hélice de acoplamento viscoso por uma elétrica (existem vários modelos no mercado, de preferência uma de 16"), não esquecendo de instalar, também, uma luz no painel que acenda quando a ventoinha armar. Outra coisa é substituir o sistema aberto pelo selado. Fiz com o reservatório de expansão do Siena.

    A ventoinha elétrica deve, no caso do Sportage diesel, trabalhar juntamente com um cebolão de 92/87 e instalado na mangueira superior do radiador.

    Outra coisa importante na instalação da ventoinha elétrica é instalar, também, um interruptor no painel onde você possa desliga-la em um momento crítico, como na travessia de muita lama ou de um rio, evitando, assim, de armar e quebrar as pás da hélice.

    Travar a ventoinha não é uma solução adequada, por vários motivos: faz muito barulho além de tirar potência do motor e desgaste prematuro do rolamento.

    Depois que fiz estas modificações está funcionando razoavelmente bem, tanto na trilha quanto na estrada.

    Não se deve esquecer, ainda, de usar um aditivo de qualidade no radiador e verificar o funcionamento adequado da valvula termostática.

  • #22
    Usuário
    Entrada
    02/12/2008
    Idade
    49
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Ventoinha barulhenta! A melhor solução encontrada.

    Boa tarde pessoal! A melhor ventoinha para as sportage é a da GM tracker! Tanto ela como a sua polia viscosa, é uma maravilha sem barulho e muito mais confiável! Testada e aprovada por mim, obs minha sportage esta com o radiador selado, e é uma TDI 2002/2003 curta com tudo perfeito, e agora esta parecendo um carro a gasolina, não tem barulho da ventoinha uma beleza!
    Sportage TDI 2003 Com Tudo Funcionando!!! (O+)

  • #23
    Usuário
    Entrada
    09/08/2011
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    61
    Posts
    91
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal,
    Tenho um Sportage TDI 2001 e tenho dúvidas quanto ao acoplamento da hélice, é o seguinte: Nos engarrafamentos faça chuva, faça sol a temperatura do motor fica estável normal e claro não acopla, andando a 2.000 giros (80KM/H) normal também, porém quando pego a estrada e ando em torno de 100 a 120 km/H, escuto ela acoplando praticamente a todo momento, apenas em descida que não, obviamente por não estar forçando o motor. A minha dúvida é se é assim mesmo, ou seja, se pegar a estrada ela ficará praticamente a todo momento acoplada (acopla e refrigera, passa um tempinho acopla de novo) ou seja, faz o inverso dos carros de passeio que já tive, que fica sempre disparado a ventoinha em engarrafamentos e na estrada por estar em alta velocidade e recebendo mais ventilação nunca é acionada. As condições de água do radiador da minha viatura está em ordem, raramente baixa, a viscosa tem apenas um ano de uso.

    Obrigado

    Carlos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade