Fiz o serviço da sangria do sistema de freio/embreagem.
Para fazer o serviço precisa de duas pessoas. Uma para ficar dentro do carro e outra para abrir e fechar o sangrador.
Abri o reservatorio e com uma seringa suguei boa parte do fluido antigo. (estava pessimo, com uma cor amarelada)
Completei com fluido novo(DOT 4)o reservatorio para fazer uma limpeza no sistema.
Utilizei a tecnica de pedir para alguem pisar na embreagem algumas vezes e depois segurar pressionada. Instalei uma mangueira na ponta do sangrador e coloquei a outra ponta dentro de um copo de vidro. Abri o sangrador e deixava sair até parar o fluido , então fechava o sangrador e a pessoa soltava a embreagem. As primeiras vezes saiu fluido na mesma cor do qual eu havia retirado do reservatorio, mas lá pela quarta repetição da etapa acima, já começou a sair fluido na cor original(azul claro).
Feita a sangria da embreagem, parti para a sangria das rodas.Antes completei o reservatorio com mais fluido novo.
Comecei pela roda traseira direita, depois traseira esquerda, dianteira direita e por ultimo dianteira esquerda.
O procedimento foi ao mesmo, apertava no freio algumas vezes e entao segurava apertado. Abria o sangrador até que a pessoa que estava dentro do carro dissesse que o pedal chegava ao fundo, entao fechava o sangrador e a pessoa soltava o freio.
Da mesma maneira, as primeiras vezes saia o fluido ruim amarelado mas após algumas vezes ja começava a sair o fluido novo azulado, sinal que já podia partir para a proxima roda na sequencia.A medida que vai saindo fluido é importante ir COMPLETANDO o reservatorio com mais fluido.
Demorei cerca de 2 horas para fazer o serviço. Gastei R$26,00 em fluido(2 tubos de 500ml DOT 4)sobrou uns 300 ml .
Achei que valeu muito ter feito esta revisão pois nem tinha me dado conta que o fluido de freio que estava na viatura estava com aspecto tão ruim.
Depois de terminar, fui dar uma volta para testar. Nossa, não tinha noção como era o freio da Sportage bom. Já estava acostumado com o freio antes de trocar o fluido.
A embreagem tmbem ficou mais macia e as marchas entrao bem mais fácil.
[]s
Mateus