Instalei e peguei a estrada, achei tudo muito interessante, vamos lá.
Fiz um furinho na válvula termostática de 4 mm (ai que meda dela travar fechada) com este furinho meu marcador de temperatura do pinel começou a oscilar, acompanha as variações dos termômetros auxiliares instalados, quando pego decida de serra ele volta para 1/4 ou até menos, o caso é que quando o auxiliar marca 78º, ele já está no seu lugar de costume (pouco abaixo da metade do marcador), e alí fica sem mexer mais nada. Subi uma serra pesada de 11 km, a 2500 giros, 95 a 100 km/h direto, a temperatura de água chegou nos 87º graus e dali não saiu nem oscilou, ventoinha acionada logo no início da serra, ponteiro do painel estático quase no meio, sem mexer nada, o óleo chegou a 117º e oscilava bastante entre 114º e os 117º, virando a serra, desci uns 2 km, a temperatura da água voltou para 78º e óleo para 88º. Quase toda a viagem a temperatura de água girava entre 80 a 85º, e óleo de 85º a 100º, o painel só saia do lugar quando baixava de 75 a 78º, e voltava quase que instantaneamente quando tinha que voltar a acelear.
Na cidade ontém, com forte calor a tem da água chegou até a 89 º, sem muita oscilação, ficando sempre entre 80 a 85º, o óleo oscila mais, chegou ao máximo de 114, mas variava entre 88º a 106º, o painel colou no lugar de costume e dalí não saiu nada.
estou achando tudo muito interessante, e acho que toda sport deve obrigatoriamente instalar pelo menos um relógio auxiliar de água, aumenta muita a confiança.
forte abraço!