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  • #529



    Vc tá meio sumido...

  • #530
    Usuário Avatar de DouglasMac
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    Citação Postado originalmente por DouglasMac Ver Post
    OPS!!
    Cheguei de viajem.
    1.000km com 100ml de Prolonga no acoplamento.
    Tá tudo blz
    LAMA!!
    Abri de novo o acoplamento para ver como estava.
    Na desmontagem observei que o eixo rodava mais leve que antes.
    Coloquei mais Prolonga até o espaço interno ficar completamente cheio, ao fechar tava bem pesado para rodar com a mão.
    Na válvula termostática tem um sensor auxiliar, tirei.
    Existe uma circular de manutenção da Kia que aconselha isso, descobrí hoje.
    LAMA!!
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    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #531
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    fervendo ainda pode ser:

    Citação Postado originalmente por alessandrossp Ver Post
    Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações
    Voce não retificou o motor ou simplesmente trocou junta?.-Se o motor foi aplainado e ou a junta foi substituída, pode ser que o seu motor esteja muito tachado e isto provoca super aquecimento também...o radiador esta com a carenagem da ventoinha?... a falta da mesma descentraliza o fluxo de ar quente que sai do radiador em direção ao gel !... -Se isto tudo esta ok, trave a ventoinha para giro permanente. Tem que parar de ferver... abraços

  • #532
    Pessoal,

    Neste fim de semana fui viajar, subi uma serra, o trajeto foi de 550 km. Eu abria o capô toda vez que parava em um posto para conferir o nível da água, tudo ok. Mas quando eu estava voltando na descida da serra o marcador original de temperatura acusou superaquecimento, parei imediatamente e descobri que estava quase sem freios, saia fumaça do freio dianteiro esquerdo, abri o capô e descobri que o fluído do radiador havia vazado e encharcado o freio, por isso foi difícil parar. Reparei que a água do radiador subiu até o gargalo do reservatório de expansão e começou a vazar, e eu ainda precisava percorrer quase 100 km para chegar em casa. Dei uma parada em um restaurante, tomei um café e esperei a temperatura baixar, 20 minutos depois antes de sair do restaurante abri o capô novamente, a água no reservatório agora estava na metade. Quando cheguei em casa esperei o motor esfriar um pouco, abri a tampa do radiador e completei a água, havia sujeira na borracha da tampa do radiador, parecia areia, mas a água estava limpa como sempre, bem azulzinha.

    PORQUE O FLUÍDO DO RADIADOR EXPANDIU ATÉ O GARGALO DO RESERVATÓRIO?

    Obs.: Troquei a tampa do radiador 4(quatro) vezes em um ano, até descobrir a melhor marca. Manutenção no radiador fiz 2(duas) vezes em um ano. Fluído do radiador troquei 10(dez) vezes em um ano (sinceramente acho que troquei umas 17 vezes). A água do radiador não é consumida, NÃO BAIXA. Seria problema na tampa do radiador?

    Abraço
    Julio

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  • #533
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    Oi Júlio,


    Isso só ocorre em viagens mesmo, na minha opinião o que acontece é uma sequencia de fatos.
    1- Viatura na estrada a temperatura do motor, componentes, cofre e tudo mais fica bem alta.
    2- A ventoinha estando um pouco passada acaba demorando um tiquinho a mais para acoplar, suficiente para a temperatura chegar aos 95º.
    3- A temperatura subindo a aos 95º, mesmo que por alguns instantes, é o suficiente para haver uma maior expansão da água, por isso acaba vazando alguma coisa pelo ladrão do vazo expansor.

    Pra mi é o primeiro sinal que a ventoinha precisa de manutenção, tem acontecido comigo exatamente o que aconteceu com vc, porém nunca sobe mais que 97º, e por segundos apenas, é só a ventoinha acoplar que volta pra casa dos 80 e tantos graus. Quando chego ao destino está faltando alguma água no reservatório.

    O que estou achando estranho no seu caso é que aconteceu em descida de serra.

    Boa lama!


    Robinho
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #534
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    Júlio, me diz uma coisa, como se comportou o guster?
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  • #535
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    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Pessoal,

    Neste fim de semana fui viajar, subi uma serra, o trajeto foi de 550 km. Eu abria o capô toda vez que parava em um posto para conferir o nível da água, tudo ok. Mas quando eu estava voltando na descida da serra o marcador original de temperatura acusou superaquecimento, parei imediatamente e descobri que estava quase sem freios, saia fumaça do freio dianteiro esquerdo, abri o capô e descobri que o fluído do radiador havia vazado e encharcado o freio, por isso foi difícil parar. Reparei que a água do radiador subiu até o gargalo do reservatório de expansão e começou a vazar, e eu ainda precisava percorrer quase 100 km para chegar em casa. Dei uma parada em um restaurante, tomei um café e esperei a temperatura baixar, 20 minutos depois antes de sair do restaurante abri o capô novamente, a água no reservatório agora estava na metade. Quando cheguei em casa esperei o motor esfriar um pouco, abri a tampa do radiador e completei a água, havia sujeira na borracha da tampa do radiador, parecia areia, mas a água estava limpa como sempre, bem azulzinha.

    PORQUE O FLUÍDO DO RADIADOR EXPANDIU ATÉ O GARGALO DO RESERVATÓRIO?

    Obs.: Troquei a tampa do radiador 4(quatro) vezes em um ano, até descobrir a melhor marca. Manutenção no radiador fiz 2(duas) vezes em um ano. Fluído do radiador troquei 10(dez) vezes em um ano (sinceramente acho que troquei umas 17 vezes). A água do radiador não é consumida, NÃO BAIXA. Seria problema na tampa do radiador?

    Abraço
    Bom, a tampa do radiador certamente não é, pois não daria o mesmo defeito seguidamente.
    Partindo por eliminação: Tens certeza absoluta que o cabeçote não está com problema?
    Quando comprei a minha, levei direto na Kia e fizeram aquele teste com o copo com água, para ver se saíam bolhas.
    Com a análise do mecânico, ele deu certeza que meu motor não tinha fervido.
    Acho que é por onde começar.
    Verifique ainda a válvula termostática, pois pode ter trancado um pouquinho aberta.
    Apesar do trânsito na cidade, na estrada trabalhas com o giro mais alto e contínuo, sendo insuficiente a ventilação da BR no radiador.
    Olhe ainda a bomba d'água. O mecânico disse que radiador muito sujo, depois de limpo, pode afinar as pás da bomba(verdade?).
    Boa sorte!

  • #536
    Trojão,

    Não uso Guster, uso marcador original. Já fiz aferição em aparelho na auto elétrica, está marcando certinho, ele sempre me salvou da "fervura". Na descida da serra o "freio motor" fez a temperatura aumentar, e também foi só na descida que percebi que a água havia vazado demais. Vocês notaram que eu sempre me "orgulho" (em mensagens antigas) que a minha ventoinha não é barulhenta, seria esse o problema? Ela não "ventila".

    Obs.: PEÇAS QUE TEM UM ANO DE USO:

    -VENTOINHA (ORIGINAL DA KIA BESTA 2.2)
    -VÁLVULA TERMOSTÁTICA
    -CABEÇOTE (NOVO) COM PARAFUSOS E JUNTA
    -BOMBA DA ÁGUA (REVISADA OK)
    -FLUÍDO DE RADIADOR (TROCADO QUASE 20 VEZES)
    -COLMÉIA DO RADIADOR (REVISÃO FEITA 2 VEZES EM 1 ANO)
    -TAMPA DO RADIADOR TROCADA 4 VEZES

    Saem algumas bolhas do sistema, o mecânico da Kia disse que é normal... Se a água não baixar, está OK.

    Abraço
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #537
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    Oi Júlio,


    Fique tranquilo, tem uns 3 meses que começou a acontecer o mesmo com a minha viatura, vai por mim que é a ventoinha começando a dar sinal de caca.
    O teste do copo no vazo expansor é assim mesmo, vez ou outra saem poucas, vagarosas e pequenas bolhas, o problema é quando sai bolhas grandes e intermitentemente, isso aliado à constante falta d'água no radiador toda manhà, coisa de um copo americano, aí é cabeçote indo pro espaço mesmo, no mais sem stress.

    Boa lama!



    Robinho



    Ps.: mais um que confia no pau do painel...
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  • #538
    Usuário Avatar de DouglasMac
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    Júlio, o mecanico que foi gerente de oficina KIA durante 5 anos, me disse que o sistema de acoplamento mesmo novo, pode ter sido mal estocado e ter a vida útil afetada.
    Segundo ele, a GMB e a KIA recomendam estocar na posição vertical, fora de contato com energia elétrica e sem impactos (bater, cair).
    O acoplamento do meu SPT também não faz barulho.
    Abra o seu e põe a borracha, o quem tem a perder?
    Colocar um TÊ e ligar a mais um vaso de expansão auxiliar?
    Seu problema tá meio complexo, afinal na descida era pra esfriar.
    LAMA!!
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  • #539
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    Pessoal,

    Neste fim de semana fui viajar, subi uma serra, o trajeto foi de 550 km. Eu abria o capô toda vez que parava em um posto para conferir o nível da água, tudo ok. Mas quando eu estava voltando na descida da serra o marcador original de temperatura acusou superaquecimento, parei imediatamente e descobri que estava quase sem freios, saia fumaça do freio dianteiro esquerdo, abri o capô e descobri que o fluído do radiador havia vazado e encharcado o freio, por isso foi difícil parar. Reparei que a água do radiador subiu até o gargalo do reservatório de expansão e começou a vazar, e eu ainda precisava percorrer quase 100 km para chegar em casa. Dei uma parada em um restaurante, tomei um café e esperei a temperatura baixar, 20 minutos depois antes de sair do restaurante abri o capô novamente, a água no reservatório agora estava na metade. Quando cheguei em casa esperei o motor esfriar um pouco, abri a tampa do radiador e completei a água, havia sujeira na borracha da tampa do radiador, parecia areia, mas a água estava limpa como sempre, bem azulzinha.

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    Abraço
    Júlio, alguma novidade sobre o problema?

  • #540
    Glaicon,

    Descobri, o radiador furou na viagem, aí o furo minúsculo deixava entrar ar no sistema. Troquei a colméia do radiador ha pouco mais de um ano, quando fez um ano exato o radiador furou, e foi soldado, agora a solda furou de novo. O motivo: O fluído do radiador corroeu a colméia nova.

    Obs.: Sempre usei o fluído com a especificação e quantidade recomendada pela Kia.

    Abraço
    Julio

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