x
Convex Datacenter
Página 30 de 225 PrimeiroPrimeiro ... 20212223242526272829303132333435363738394080130 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 349 a 360 de 2694
  • #349
    Usuário Avatar de otaviofilho
    Entrada
    19/04/2005
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    51
    Posts
    437
    Agradecimentos: 4

    Wink quem sabe ajuda...




    Gente, este tópico muito me interessa, e acho que como já tive 2 kombis com motor AP e radiador na frente, um ícone brasileiro em veículo com problemas de aquecimento, talvez eu possa dar alguma contribuição:

    1 - Em várias respostas mencionaram a composição do líquido de arrefecimento, a ventuinha, a válvula termostática... mas e a bomba d'agua? Já foi verificada? Este ítem também tem uma vida útil, e a partir de um determinado momento começa a perder sua eficiência. Principalmente no trânsito, com o veículo em marcha lenta, se o problema for a baixa eficiência da bomba d'agua, a temperatura vai subir.

    2 - Sou fã de veículos com sistema de arrefecimento não selado com reservatório de expansão, como o dos motores chevrolet 4.1 do antigo Opala. Neste sistema, a válvula de escape da água do sistema fica próximo à tampa do radiador. Em uma das respostas comentaram sobre uma água que o sistema joga fora, então se isto acontece é pelo fato do sistema não ser selado, e esta mangueira deve vir da base da tampa do radiador. Nesta mesma resposta comentaram sobre a perda da água que foi jogada fora, e é aí que o reservatório entra. Se o sistema precisa expelir a água pela natural expansão em função do calor, é porque a válvula (mola embaixo da tampa) se abriu, jogando a água por uma mangueira, e esta mangueira tem que estar ligada à um reservatório, assim a água não é "perdida", e se o sistema precisar de água novamente será "puxado" do reservatório. Na minha Pajero 3.5 V6 é assim e o reservatório não tem mais do que 2l de capacidade. Nos 7 motores GM 4.1 que já tive também era assim, mas o reservatório tinha uns 4l de capacidade.

    Espero ter contribuido.
    Otavio-NCABC-PU2YBF
    Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
    Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00

  • #350
    Citação Postado originalmente por otaviofilho Ver Post
    gente, este tópico muito me interessa, e acho que como já tive 2 kombis com motor ap e radiador na frente, um ícone brasileiro em veículo com problemas de aquecimento...
    Espero ter contribuido.
    valeu pelas informações amigo!

  • #351
    É, ter Sportage não é mole não...

    Depois de 8 meses de alegria sem dar manutenção, "do nada" (claro que nada é do nada) a minha Sportage deu uma fervida comigo indo pra Campinas. Mas eu parei quando a temperatura estava no 3/4.

    Guinchei pra BH, levei no meu mecânico que trocou uma mangueira e disse que eu rodei seco. Realmente, o animal aqui não verificou a água antes de sair de casa depois deixar a viatura parada 1 semana e meia.

    Bom, tudo funcionando, mil maravilhas. Indo pra Bom Despacho, duas ou três semanas depois, ferveu DE VERDADE. Eu tava proseando e não ví o mostrador de temperatura bater os 4/4. Só escutei o POW da tampinha do reservatório expansor. Aí foi pro saco, né. Mas não fundiu... só a junta mesmo que queimou.

    Caramba, por que será?!?!?!? Por que o radiador ficou seco de novo? Será que na primeira fervida a junta deu uma tostadinha e o carro começou a expulsar agua e eu fiquei seco de novo? Tudo isso por causa de uma mangueira rachada que me deixou seco? Ou será que era a tampinha do radiador que estava frouxa? Será que foi a válvula termostática meia boca? Minha ventuinha parece estar travada, porque quando eu ligo o carro ela já liga e fica lá ligadona.

    Bom, resultado:

    577,00 das juntas
    350 da retificada no cabeçote (é, retifiquei, não comprei outro)
    110 da retificada no radiador
    200 e poucos de pecinhas aleatórias como tampa, porca, parafuso, adesivo silicone, etc
    200 de mão de obra

    Baratasso né? Pois é... Bom Despacho é uma maravilha.

    Ficou bom? Sim... o carro tá com uma potência melhor (provavelmente pq rebaixou o cabeçote), não tá saindo fumaça (só o usual, quando liga sai uma fumacinha preta e pouco densa, o "bafo", provavelmente os bicos não tão mais 100%) e parou de expulsar água. Fiz uma viagem de 200 km e o radiador tá lá, cheião até a boca.

    Ainda sim, porra, mas QUE BOSTA HEIM. Realmente, quem tem Sportage diesel um dia vai sobrar com super-aquecimento.

    Problemas que eu ainda tenho e gostaria da ajuda dos senhores:

    1- Valvula termostática: estou sem. Não quis por a velha. Aqui em BH, qual o melhor lugar pra comprar a dita cuja, pra SPTG TDi 2000/2001 Grand? Na Fastcar da Via Expressa mesmo? Acho que vou precisar de umas juntas novas também.

    2- Termômetro. Quem faz um serviço caprichado de instalação em BH? Mas tem que fazer tudo, eu não tenho tempo de ficar entrando debaixo de carro. Eu pago.

    E, pra quem é de BH e região e tiver problemas com Sportage, os caras de Bom Despacho são mesmo Bons, viu... e o precinho é camarada. Procurem uma oficina de caminhonetes alí perto da Autopeças Rafael, logo na av. principal da cidade.

    Outra dúvida meio fora de tópico:

    Quando o carro esta frio e desligado, qual deve ser a medida na vareta de óleo? A minha fica cheia até o talo, só fica no meio (normal) quando o carro está quente (bizarro). É diferente de carros a gasolina?

    Valeu! Abraços!

  • #352
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
    Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Idade
    53
    Posts
    1,022
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dcgomes_bh Ver Post
    É, ter Sportage não é mole não...

    Depois de 8 meses de alegria sem dar manutenção, "do nada" (claro que nada é do nada) a minha Sportage deu uma fervida comigo indo pra Campinas. Mas eu parei quando a temperatura estava no 3/4.

    Guinchei pra BH, levei no meu mecânico que trocou uma mangueira e disse que eu rodei seco. Realmente, o animal aqui não verificou a água antes de sair de casa depois deixar a viatura parada 1 semana e meia.

    Bom, tudo funcionando, mil maravilhas. Indo pra Bom Despacho, duas ou três semanas depois, ferveu DE VERDADE. Eu tava proseando e não ví o mostrador de temperatura bater os 4/4. Só escutei o POW da tampinha do reservatório expansor. Aí foi pro saco, né. Mas não fundiu... só a junta mesmo que queimou.

    Caramba, por que será?!?!?!? Por que o radiador ficou seco de novo? Será que na primeira fervida a junta deu uma tostadinha e o carro começou a expulsar agua e eu fiquei seco de novo? Tudo isso por causa de uma mangueira rachada que me deixou seco? Ou será que era a tampinha do radiador que estava frouxa? Será que foi a válvula termostática meia boca? Minha ventuinha parece estar travada, porque quando eu ligo o carro ela já liga e fica lá ligadona.

    Bom, resultado:

    577,00 das juntas
    350 da retificada no cabeçote (é, retifiquei, não comprei outro)
    110 da retificada no radiador
    200 e poucos de pecinhas aleatórias como tampa, porca, parafuso, adesivo silicone, etc
    200 de mão de obra

    Baratasso né? Pois é... Bom Despacho é uma maravilha.

    Ficou bom? Sim... o carro tá com uma potência melhor (provavelmente pq rebaixou o cabeçote), não tá saindo fumaça (só o usual, quando liga sai uma fumacinha preta e pouco densa, o "bafo", provavelmente os bicos não tão mais 100%) e parou de expulsar água. Fiz uma viagem de 200 km e o radiador tá lá, cheião até a boca.

    Ainda sim, porra, mas QUE BOSTA HEIM. Realmente, quem tem Sportage diesel um dia vai sobrar com super-aquecimento.

    Problemas que eu ainda tenho e gostaria da ajuda dos senhores:

    1- Valvula termostática: estou sem. Não quis por a velha. Aqui em BH, qual o melhor lugar pra comprar a dita cuja, pra SPTG TDi 2000/2001 Grand? Na Fastcar da Via Expressa mesmo? Acho que vou precisar de umas juntas novas também.

    2- Termômetro. Quem faz um serviço caprichado de instalação em BH? Mas tem que fazer tudo, eu não tenho tempo de ficar entrando debaixo de carro. Eu pago.

    E, pra quem é de BH e região e tiver problemas com Sportage, os caras de Bom Despacho são mesmo Bons, viu... e o precinho é camarada. Procurem uma oficina de caminhonetes alí perto da Autopeças Rafael, logo na av. principal da cidade.

    Outra dúvida meio fora de tópico:

    Quando o carro esta frio e desligado, qual deve ser a medida na vareta de óleo? A minha fica cheia até o talo, só fica no meio (normal) quando o carro está quente (bizarro). É diferente de carros a gasolina?

    Valeu! Abraços!

    Oi dcgomes,

    Vamos lá... pelo que vc postou, acredito que vc aguenta o tranco...

    Mangueiras furam em qualquer carro, até carro zero, principalmente se for viajar e não verifica o nível da água, daí aquece mais e aquela mangueirinha que poderia aguentar mais 6 meses vai pro espaço, claro que se vc tivesse um reloginho da Guster com alarme sonoro e luminoso programável, não teria que rebocar a viatura para BH (fudend%^$%$ a sua viagem) e poderia vc mesmo ter trocado a mangueira em um posto de beira de estrada. (já aconteceu comigo e fui salvo pelo reloginho)
    Fervendo a primeira vez a junta foi pro saco, e é assim mesmo, quando queima mas não torra, dá pra andar urbano sem stress, mas é só pegar estrada que a coisa fica feia. Novamente o reloginho fez falta, alías, faz uma falta danada, mas a grande maioria dos Sportagers acredita que só acontece com os outros... bom que a caca ficou baratinha pros padões sportageanos...

    Quanto aos problemas:
    1- Compre a termostática na Kia mesmo, é baratinha e vc mesmo troca, nem precisa de junta, precisa de silicone de alta temperatura e aditivo de boa qualidade. Não ande sem ela, consome mais combustível, a viatura anda muito fria, e se esforçar, acontece o contrário, anda muito quente.
    2- Entra logo no site da Guster e compre logo o reloginho, o resto é fácil te indico o meca baratinho que faz em uma hora tudo, inclusive as adaptações.

    Quanto ao óleo é isso mesmo, frio fica cheio, quente fica pela metade, mas se sefriar um tiquim fica cheio novamente. Tá sem stress...


    Espero que a turma que fica de olho no pau do painel tome jeito e aprenda com a sua experiência, se lascou por falta de um simples e abençoado reloginho anjo da guarda, de qualquer forma não lamente, vc deu muita sorte, ficou tudo bem baratinho.
    Vê se aparece, estamos por marcar um encontro de sportages por esse dias, como vc é de BH, tá convocado.

    Boa lama!



    Robinho
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #353
    É Robinho, tô te devendo uma visita mesmo, véio... lembro que fiquei de passar lá no seu escritório uma vez, não sei se foi por causa da RL (acabei instalando uma AVM manual bacana sozinho mesmo) ou por causa do farol de milha (que continua uma bosta). Preciso arrumar esse farol de milha.

    Eu sumí do forum por causa de uns pepinos pessoais & profisisonais aí, mas pelo jeito não dá pra ficar longe. Ter Sportage é tipo um hobby, huahuahua. Ô trem difícil sô.

    Bão, vamos marcar um encontro sim. Cervejada & Capotage, quer dizer, Sportage. Levem as patroas pra elas voltarem dirigindo.

    Aproveitando, eu acho que sei o que pode ter contribuído pra merda toda. Segue uma fotinha da minha valvula termostática. Notem o BURACÃO. Aquilo era a sub-valvula de segurança. Foi pro saco.

    Ou seja, acho que ela travou fechada, a valvula fez POW e não adiantou de bosta nenhuma.

    Logo, o buraquinho de 4mm que nosso amigo fez pode não ajudar em nada se ela travar fechada. Ferve do mesmo jeito.

    O negócio é um termometro mesmo. O site da Guster é http://www.guster.com.br/ ? Eu não sei comprar essas coisas não, cara...

    Por isso queria um mecânico "pacote fechado" saca, for dummies, hehehe.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage fervendo-valvula_termostatica_sportage_tdi.jpg  

  • #354
    Robinho,

    Esta valvula que o dcgomes postou a foto é da spt a gasolina, confere?
    lembra quando troquei a minha? comprei a original na kia sem a valvula auxiliar.

    Dcgomes, a valvula se nao me falhe a memoria é R$35.

  • #355
    Dcgomes,

    Troquei a minha valvula só por precaução e descobri que tava rodando com a da spt a gasolina. confere aí. Na terceira foto o código da TDI.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage fervendo-dsc03449.jpg   Sportage fervendo-dsc03452.jpg   Sportage fervendo-dsc03458.jpg  

  • #356
    jgneves,

    Correto, essa válvula é do motor a gasolina. O motor diesel trabalha melhor "quente" e com aquela subválvula o motor não ficaria na temperatura ideal. Vamos aguardar a opinião do perito em Sportage diesel, o Trojão.

    Abraço
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #357
    Saudações calorosas a todos!
    Agora sou mais um do clube - do clube da junta queimada!
    No sábado a esposa saiu pra ir no cabelereiro e na volta POW. Uma nuvem de fumaça branca... Toda a agua do radiador foi pra dentro do motor.
    Mas o motor NÃO ferveu! O guster marcava normal 70º, o tempo no sabado estava gelado aqui e o cabelereiro fica a 3 KM de casa - o motor nem teve tempo de esquentar. Dava pra por a mão no motor.
    Depois que tiramos o cabeçote vi que a junta estava bem velha, corroida, por isso vazava oleo na calçada e eu já tinha percebido que tava aumentando o vazamento.
    No cabeçote só demos um passe de plaina pra assentar melhor. Peguei o carro hoje, parece normal. (custo da brincadeira $ 700).

    Mais um detalhe: o dono da oficina tambem tem uma Sportage (diesel/01). Na segunda fui ver o carro e não encontrei o dono da oficina. Ele estava rebocando a dele porque ferveu e queimou a junta ...
    Sergio LC
    Sportage 99 Grand - pneus 225/70r15 - Guster IT80

  • #358
    É... então chegamos à conclusão de que o motor da KIA é que é meio chulé mesmo. Não adianta, um dia a parada vai te dar dor de cabeça.

    O mecanico que arrumou meu motor colocou uma junta de aço (na verdade deve ser uma liga metálica) ao invés da junta de amianto original que ele disse que era porcaria. Tanto que ela é bem mais cara que a liga de amianto.

    O carinha parecia entender de KIA, ela trabalhou uns tempos na revendedora de Bom Despacho. Tanto que ele nem quis por a válvula que estava antes porque ela tava "esquisita", deve ser por causa do mesmo motivo que o jgneves percebeu... a que lá estava era gasolina.

    Obrigado pela dica jgneves e Julio. Vou encomendar a valvula da TDI e vai ficar tudo beleza!!!

    Abraços!

  • #359
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
    Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Idade
    53
    Posts
    1,022
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jgneves Ver Post
    Robinho,

    Esta valvula que o dcgomes postou a foto é da spt a gasolina, confere?
    lembra quando troquei a minha? comprei a original na kia sem a valvula auxiliar.

    Dcgomes, a valvula se nao me falhe a memoria é R$35.

    Oi João,

    Confere sim, a válvula da foto é das gasolina, as diesel não tem a sub-válvula, ela é comum, somente uma abertura.

    Boa lama!


    Robinho
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #360
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
    Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Idade
    53
    Posts
    1,022
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dcgomes_bh Ver Post
    É Robinho, tô te devendo uma visita mesmo, véio... lembro que fiquei de passar lá no seu escritório uma vez, não sei se foi por causa da RL (acabei instalando uma AVM manual bacana sozinho mesmo) ou por causa do farol de milha (que continua uma bosta). Preciso arrumar esse farol de milha.

    Eu sumí do forum por causa de uns pepinos pessoais & profisisonais aí, mas pelo jeito não dá pra ficar longe. Ter Sportage é tipo um hobby, huahuahua. Ô trem difícil sô.

    Bão, vamos marcar um encontro sim. Cervejada & Capotage, quer dizer, Sportage. Levem as patroas pra elas voltarem dirigindo.

    Aproveitando, eu acho que sei o que pode ter contribuído pra merda toda. Segue uma fotinha da minha valvula termostática. Notem o BURACÃO. Aquilo era a sub-valvula de segurança. Foi pro saco.

    Ou seja, acho que ela travou fechada, a valvula fez POW e não adiantou de bosta nenhuma.

    Logo, o buraquinho de 4mm que nosso amigo fez pode não ajudar em nada se ela travar fechada. Ferve do mesmo jeito.

    O negócio é um termometro mesmo. O site da Guster é http://www.guster.com.br/ ? Eu não sei comprar essas coisas não, cara...

    Por isso queria um mecânico "pacote fechado" saca, for dummies, hehehe.

    Oi dcgomes,

    Com aquele buracão da foto a válvula até poderia travar fechada que passaria um caminhão pipa de água, ainda acho que a mangueira furada é que te sacaneou. Uma coisa é certa, sportage que nunca ferveu é mentira, o mais importante mesmo é ser avisado antes de torrar tudo, pq um dia vai acontecer, é fatal.
    Dá uma pulada aqui no escritório que te ajudo com o reloginho, só tem pela net mesmo, mas é fácil de comprar, e ainda mais agora que vc tá com tudo novo, é melhor se precaver, geral em cabeçote de sportage costuma não durar muito.


    Boa lama!


    Robinho
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade