Postado originalmente por
comenale
Edusao,
Esse é um tema muito discutido neste forum, com muitos relatos e experiências.
Tenho uma TDI e passei por situação identica a sua. A viatura tinha esse mesmo comportamento. Quando pegava uma estrada, principalmente em subidas ou serra, a temperatura subia e jorrava água para fora do sistema.
Não confie no marcador de temperatura, pois ele não indica a realidade. Se passar do meio, pare a viatura imediatamente. Se chegar no 3/4, a coisa fica muito feia
.
No meu caso o problema todo era uma micro fissura no cabeçote, ocasionado por um aquecimento por travamento da válvula termostática. O grande problema da micro fissura é que os sintomas de aquecimentos só aparecem em situações de esforço do motor. E aí entra num ciclo vicioso, pois o sistema esquenta e joga água para fora e consequentemente jogando água para fora volta a esquentar mais rápido
O cabeçote das sport´s é de alumínio e muito frágil em relação a aquecimento. Não aguenta nada acima do normal
Só resolvi esse problema quanto a viatura foi examinada por um mecânico de muita confiança e "capacitado", que me explicou em detalhes todos os sintomas sem eu ter que entrar nos detalhes.
Digo profissional de confiança e capacitado pois de início levei a viatura a outro profissional que fez o serviço pela metado, ou seja, só plainou o cabeçote e não verificou mais nada. Resultado, tive que refazer todo o serviço inicial e mais um pouco na segunda vez
Esse tema já tá merecendo virar um "best-seler"