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  • #2665
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por MrSantin Ver Post
    Buenas EDuarte?
    Como ficou essa alteração?
    Já pesquisei o assunto aqui, troquei uma ideia com um mecânico e ele me disse que não fica bom colocar uma ventoinha elétrica no lugar da viscosa.
    Grato
    Fica muito bom sim, se vc não fizer trilha.
    Usei pouco tempo na minha, como faço trilhas, a temperatura fica sempre no limite.
    Pro dia a dia funciona bem, instalei em outras sportages e estão rodando sem problemas, mas ainda prefiro o sistema viscoso, muito mais confiavel.
    Lembrando que o sistema viscoso tem tempo de vida util.


    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2666
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Citação Postado originalmente por MrSantin Ver Post
    Buenas EDuarte?
    Como ficou essa alteração?
    Já pesquisei o assunto aqui, troquei uma ideia com um mecânico e ele me disse que não fica bom colocar uma ventoinha elétrica no lugar da viscosa.
    Grato
    Eu uso a 3 anos,e é só alegria,porem não faço trilha,pra uso no dia a dia vai bem, mas se a origina lestiver boa é só cuidar pra não ter surpresas!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #2667
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    Eu uso a 3 anos,e é só alegria,porem não faço trilha,pra uso no dia a dia vai bem, mas se a origina lestiver boa é só cuidar pra não ter surpresas!

    Lembrando que em ambos os casos trata-se de Sportage a gasolina, no caso das diesel há muitos relatos de que não ficou bom e houve a necessidade de voltar ao sistema original viscoso (Roberto? rsrsrsrs).

    Outra questão é utilizar peças de qualidade e dimensionadas para a refrigeração da viatura.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2668
    Usuário Avatar de JcPará
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Lembrando que em ambos os casos trata-se de Sportage a gasolina, no caso das diesel há muitos relatos de que não ficou bom e houve a necessidade de voltar ao sistema original viscoso (Roberto? rsrsrsrs).

    Outra questão é utilizar peças de qualidade e dimensionadas para a refrigeração da viatura.
    Olá Mauricio,é isso mesmo!Tanto eu quanto você passamos por esta situação de seu relato. Mas vale analisar cada caso.
    Adptação de sistema elétrico/lacrado temos o próprio Djalma (gasolina) e o Alexandro Dorner (diesel).

    Abr,
    Sportage 2001 - TDI

  • #2669
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Pra motor a diesel tem que ser uma ventoinha bem eficiente, se não to enganado s10 ou ranger, não lembro agora, usa elétrica nos motores a diesel, mas pra quem faz trilha a maioria não recomenda!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #2670
    Usuário Avatar de cegandrade
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    Na minha a gasolina uso a ventoinha do Monza e funciona muito bem. E mesmo quando vou para a serra, e o meu sitio tem estradas e subidas bem ruim, e mantem a temperatura bem estável.
    Carlos Eduardo - Casimiro de Abreu - RJ
    Sportage Grand 99 Gas/GNV (Sem Tração) - Gaiola VW 1.6 Caranguejeira (Preparando)

  • #2671
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    Pra motor a diesel tem que ser uma ventoinha bem eficiente, se não to enganado s10 ou ranger, não lembro agora, usa elétrica nos motores a diesel, mas pra quem faz trilha a maioria não recomenda!

    Djalma, bom dia, pelo que sei as s10 e rangers diesel são ventoinhas viscosas, inclusive as novas viscosas utilizadas pelo Dorner, Reinaldo e Marcelo são viscosas do motor maxxion 2.5 com o eixo polia desenvolvido pelo Dorner, as poucas diesel que sei que utilizam ventoinhas elétricas com eficiência são as Sprinters e Ducatos (novas). Nas diesel não tem jeito, muitos tentaram utilizar as elétricas, mas poucos tiveram exito, o problema é que muitos deixam de fazer a manutenção adequada como troca do período correto (o manual diz 60mkm) ou manutenção no radiador, tampa etc e culpa a ventoinha, as viscosas desde de que originais e com manutenção em dia trabalham muito bem, caso contrário motores mesmo modernos não a utilizariam mais. Há casos de ventoinhas elétricas de alta eficiência como o Duran disse uma vez e neste caso custo é bem elevado cerca de R$ 3,5, são as mesmas que o pessoal dos Trollers adaptam nos motores dele.
    Outra questão que você mesmo situou, em casos estremos (trilhas) não tem gente a elétrica não da conta.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2672
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Djalma, bom dia, pelo que sei as s10 e rangers diesel são ventoinhas viscosas, inclusive as novas viscosas utilizadas pelo Dorner, Reinaldo e Marcelo são viscosas do motor maxxion 2.5 com o eixo polia desenvolvido pelo Dorner, as poucas diesel que sei que utilizam ventoinhas elétricas com eficiência são as Sprinters e Ducatos (novas). Nas diesel não tem jeito, muitos tentaram utilizar as elétricas, mas poucos tiveram exito, o problema é que muitos deixam de fazer a manutenção adequada como troca do período correto (o manual diz 60mkm) ou manutenção no radiador, tampa etc e culpa a ventoinha, as viscosas desde de que originais e com manutenção em dia trabalham muito bem, caso contrário motores mesmo modernos não a utilizariam mais. Há casos de ventoinhas elétricas de alta eficiência como o Duran disse uma vez e neste caso custo é bem elevado cerca de R$ 3,5, são as mesmas que o pessoal dos Trollers adaptam nos motores dele.
    Outra questão que você mesmo situou, em casos estremos (trilhas) não tem gente a elétrica não da conta.
    Bem isso mesmo!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #2673
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    27/03/2017
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    Galera sou novo por aqui e as dúvidas dos outros já me ajudaram bastante a intender um pouco mais sobre a viatura.

    Vi que tem uma turma de BH aqui nesse tópico, então alguém pode me indicar boas oficinas para mexerem na Sportage 2001 Diesel?

    Desculpem se estou postando no local errado, mas antecipadamente, agradeço.

  • #2674
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    17/05/2017
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    Fala galera!!
    Sou novo por aqui e to fechando negócio com uma Kia Sportage 99, 2.2 a Diesel, para entrar nesse mundo de 4x4 que sempre sonhei.
    Gostaria de tirar uma dúvida.. o dono da revenda me falou sobre esse super aquecimento, que o motor esquenta muito e eu deveria trocar por um radiador melhor pois é o original.
    Por acaso ele esquenta mesmo se eu andar normal, na cidade, sem forçar o motor?
    Eu sou leigo nesse assunto e gostaria de saber pra já ter uma ideia de quanto vou gastar pra arrumar isso (se é que isso é um problema mesmo).
    Valeu!!!

  • #2675
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por fanio1909 Ver Post
    Fala galera!!
    Sou novo por aqui e to fechando negócio com uma Kia Sportage 99, 2.2 a Diesel, para entrar nesse mundo de 4x4 que sempre sonhei.
    Gostaria de tirar uma dúvida.. o dono da revenda me falou sobre esse super aquecimento, que o motor esquenta muito e eu deveria trocar por um radiador melhor pois é o original.
    Por acaso ele esquenta mesmo se eu andar normal, na cidade, sem forçar o motor?
    Eu sou leigo nesse assunto e gostaria de saber pra já ter uma ideia de quanto vou gastar pra arrumar isso (se é que isso é um problema mesmo).
    Valeu!!!
    Seja bem vindo Fanio.
    Sim, as sportages tem fama de super aquecimento, mas só se tiver algum problema no motor ou sistema de arrefecimento, se estiver tudo ok não aquece, só se forçar, diesel é outra pegada.
    Vc disse que ela é 99 com motor 2.2, to achando estranho pq nesse ano ja eram importadas as 2.0 TDI.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2676
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    17/05/2017
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Seja bem vindo Fanio.
    Sim, as sportages tem fama de super aquecimento, mas só se tiver algum problema no motor ou sistema de arrefecimento, se estiver tudo ok não aquece, só se forçar, diesel é outra pegada.
    Vc disse que ela é 99 com motor 2.2, to achando estranho pq nesse ano ja eram importadas as 2.0 TDI.

    []s
    (DU)
    Ah! Me enganei, é 97! hehehe
    Obrigado pela resposta.
    Estou ansioso pra pegar ela essa semana já!!

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