x
Convex Datacenter
  • #2581
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,680
    Agradecimentos: 14



    Onde o sensor esta, da uma diferença em torno de 10/15º.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2582
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,268
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Onde o sensor esta, da uma diferença em torno de 10/15º.

    []s
    (DU)
    Eduardo, Boa tarde

    Utilizando essa lógica (quanto mais perto do cabeçote mais real a temperatura) instalei o meu sensor quase que dentro da válvula termostática, neste caso a variação sensor é menor que 15ºC, correto?

    Descontando que o suporte do meu sensor é um pouco "grande" vou considerar que o ganho da proximidade com o cabeçote é nulo, quantos graus célsius você acha que pode ser minha variação?

    s Sportage fervendo-wp_20151011_08_34_36_pro.jpgSportage fervendo-wp_20151011_08_35_00_pro.jpg
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2583
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,680
    Agradecimentos: 14
    mfdomingues, o suporte do sensor esta funcionando como um dissipador de calor,principalmente pq pega bastante vento da helice do radiador, acrediro que a variação seja mais ou menos essa tbm.
    O ideal seria medir o ponto que esta o sensor original com um termometro a lazer e comparar com o auxiliar.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2584
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,268
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    mfdomingues, o suporte do sensor esta funcionando como um dissipador de calor,principalmente pq pega bastante vento da helice do radiador, acrediro que a variação seja mais ou menos essa tbm.
    O ideal seria medir o ponto que esta o sensor original com um termometro a lazer e comparar com o auxiliar.

    []s
    (DU)

    Eduardo, obrigado pelo retorno o difícil está em conseguir um termômetro laser para medir, havia um na oficina do meu meca, mas pelo que vi sumiu.... e ele ta tão abarrotado de trabalho que não tem tempo nem de correr atrás disto agora.

    Imaginei isto também, com um suporte deste tamanho e tomando todo o vento da hélice deve está havendo perda de calor ali. Pensei em usar fita térmica para isola-lo....

    Novamente obrigado pela ajuda.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2585
    Usuário
    Entrada
    04/07/2016
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Pergunta básica, o sensor deve ficar emerso no liquido de arrefecimento(como alguns falam e colocar um "T" ou furar a tampa da válvula termostática) ou em contato com o cabeçote(vi em uma foto que estava presa com um suporte de alumínio)?

    Estou pensando em colocar um relógio, mas não gostei do da recetronix por ser digital, mas tem o alarme.
    Gostei do willitec por ser de ponteiro porem não tem alarme.
    Queria algo discreto que não chama-se a atenção e pudesse avisar quando a temperatura passa-se do normal.

  • #2586
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,268
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por MRMoraes Ver Post
    Pessoal,

    Pergunta básica, o sensor deve ficar emerso no liquido de arrefecimento(como alguns falam e colocar um "T" ou furar a tampa da válvula termostática) ou em contato com o cabeçote(vi em uma foto que estava presa com um suporte de alumínio)?

    Estou pensando em colocar um relógio, mas não gostei do da recetronix por ser digital, mas tem o alarme.
    Gostei do willitec por ser de ponteiro porem não tem alarme.
    Queria algo discreto que não chama-se a atenção e pudesse avisar quando a temperatura passa-se do normal.
    MRMoraes, boa tarde

    Seguinte, pelo que entendi até hoje, você tem algumas possibilidades para fixar o sensor auxiliar de temperatura no motor.

    - Imerso no liquido: Este é o que eu utilizo, como o Eduardo falou anteriormente, quanto mais próximo ao cabeçote melhor, assim a troca de calor não fica comprometida e você tem uma leitura melhor, o sensor deverá sim ficar em contato com o liquido constantemente, contudo, ai que mora o problema, se faltar liquido por algum motivo (vazamento, o que é mais comum) ele pará de medir e ai, seu cabeçote vai embora, aconteceu comigo, uma mangueira rompeu, o liquido vazou todo e o ponteiro dormiu em berço esplendido aos 80ºC, funciona bem, mas sem vazamentos. Entendo que para este caso é necessário algo complementar como sensor de nível de água no vaso de expansão, algo como o yco por exemplo.

    - Em contato como cabeçote tem duas formas:
    - Encontrar uma galeria de passagem de água e usinar um acesso ao cabeçote de forma que o sensor entre em contato com o líquido que corre nas galeria, a leitura é mais precisa ainda, contudo, corre o mesmo risco do anterior, além de ser mais caro e usinar o cabeçote não é para qualquer um. Vi algo parecido no fórum das toyotas.
    - Fixar um sensor na face externa do cabeçote, neste caso não é necessário usinar, mas o sensor não é o mesmo de água ele vai mensurar a temperatura do alumínio, imagino que as marcações sejam outras devido a alta temperatura, no meu ponto de vista é complicado esse modelo porque se a água entrar em ebulição dentro do motor vai demorar alguns pontos minutos para a leitura chegar ao mostrar....

    Acho que o melhor é o mesmo que o JCPará e eu Estamos usando, mas, como disse o Eduardo melhorar a instalação para o mais próximo possível do cabeçote e com um suporte pequeno.

    Espero ter ajudado e espero que quem tenha informações mais completas ofereça sua opinião.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2587
    Usuário
    Entrada
    04/07/2016
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    mfdomingues, muito obrigado pelo retorno.

    Estou estudando bastante a viatura, pois faz um mês que comprei(01/07) e acompanhando o fórum vi que não dá para descuidar a questão da temperatura.
    Semana passada retirei o radiador e mandei limpar, estava com barro nas galerias, porem o pessoal que fez a limpeza disse que a estrutura do mesmo está boa.
    Estou pensado seriamente em colocar o vaso de expansão do Peugeot 206(achei ele com um tamanho que será mais fácil de adaptar) ligando a saída diretamente na saída do radiador para o motor, e deixando a tampa cega(sem a mola de pressão) no topo do radiador, ligando a saída daquele bocal(mangueira fina) na entrada do expansor.
    Na ligação inferior do radiador(onde pretendo fazer a ligação de entrada do vaso expansor), qual "T" posso usar(pelo diâmetro das mangueiras)?

    Como em outros carros, sempre tive problemas com água, já estou me precavendo.
    4X4 Brasil

  • #2588
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,268
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por MRMoraes Ver Post
    mfdomingues, muito obrigado pelo retorno.

    Estou estudando bastante a viatura, pois faz um mês que comprei(01/07) e acompanhando o fórum vi que não dá para descuidar a questão da temperatura.
    Semana passada retirei o radiador e mandei limpar, estava com barro nas galerias, porem o pessoal que fez a limpeza disse que a estrutura do mesmo está boa.
    Estou pensado seriamente em colocar o vaso de expansão do Peugeot 206(achei ele com um tamanho que será mais fácil de adaptar) ligando a saída diretamente na saída do radiador para o motor, e deixando a tampa cega(sem a mola de pressão) no topo do radiador, ligando a saída daquele bocal(mangueira fina) na entrada do expansor.
    Na ligação inferior do radiador(onde pretendo fazer a ligação de entrada do vaso expansor), qual "T" posso usar(pelo diâmetro das mangueiras)?

    Como em outros carros, sempre tive problemas com água, já estou me precavendo.
    Essa ai é a receita de bolo que todos segue, lembre-se de deixar o vaso acima do cabeçote ou no mínimo acima do radiador.

    O vaso do Peugeot acho um pouco grande (tenho um) dependendo do lugar para encaixar no cofre do motor da SPTG, eu estou usando um do gol, senão me engano, mas, tudo depende.

    O Alexandro Droner colocou o dele próximo do filtro de diesel ali tem um espaço razoável....

    Não esquece da embreagem viscosa, tem que trocar a cada 50.000 km, no máximo 60.000km é uma peça barata e vale a pena trocar (paguei R$ 324,00 na powerparts) a minha que estava travada (girando com o motor) não tinha a mesma eficiência da nova com gel.

    boa sorte
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2589
    Usuário Avatar de JcPará
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Parauapebas/PA
    Idade
    54
    Posts
    52
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por MRMoraes Ver Post
    Pessoal,

    Pergunta básica, o sensor deve ficar emerso no liquido de arrefecimento(como alguns falam e colocar um "T" ou furar a tampa da válvula termostática) ou em contato com o cabeçote(vi em uma foto que estava presa com um suporte de alumínio)?

    Estou pensando em colocar um relógio, mas não gostei do da recetronix por ser digital, mas tem o alarme.
    Gostei do willitec por ser de ponteiro porem não tem alarme.
    Queria algo discreto que não chama-se a atenção e pudesse avisar quando a temperatura passa-se do normal.
    Caro MRMoraes,
    Quando se fala em sensor, sempre tem que está sim, imerso no líquido. No meu caso eu cortei o mangote e coloquei uma união metálica com um furo e porca soldada para receber o sensor. Sobre o marcador eu coloquei um da marca Type R que comprei de um cara em Curitiba, não é discreto como você gostaria mas marca bem. Infelizmente eu não conseguí instalar este marcador em lugar legal, ficou um pouco feio. Aí vãoSportage fervendo-20160728_125545.jpgSportage fervendo-20160728_133017.jpgSportage fervendo-20160728_132952.jpg as fotos.
    Sportage 2001 - TDI

  • #2590
    Usuário Avatar de JcPará
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Parauapebas/PA
    Idade
    54
    Posts
    52
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por MRMoraes Ver Post
    mfdomingues, muito obrigado pelo retorno.

    Estou estudando bastante a viatura, pois faz um mês que comprei(01/07) e acompanhando o fórum vi que não dá para descuidar a questão da temperatura.
    Semana passada retirei o radiador e mandei limpar, estava com barro nas galerias, porem o pessoal que fez a limpeza disse que a estrutura do mesmo está boa.
    Estou pensado seriamente em colocar o vaso de expansão do Peugeot 206(achei ele com um tamanho que será mais fácil de adaptar) ligando a saída diretamente na saída do radiador para o motor, e deixando a tampa cega(sem a mola de pressão) no topo do radiador, ligando a saída daquele bocal(mangueira fina) na entrada do expansor.
    Na ligação inferior do radiador(onde pretendo fazer a ligação de entrada do vaso expansor), qual "T" posso usar(pelo diâmetro das mangueiras)?

    Como em outros carros, sempre tive problemas com água, já estou me precavendo.
    Caro MRMoraes,
    o que o Domingues fala sobre os cuidados como a instalação de marcador auxiliar e a viscosa do ventilador é fato... eu perdí 2 juntas de cabeçote e depois 1 cabeçote, ou seja, foram 3 eventos de aquecimento. Mês passado instalei o marcador auxiliar (veja na mensagem anterior) e também o vaso de expansão (instalei o do Palio acima da caixa de fusível (veja fotos). Sobre a limpeza do radiador, você já começou bem, é por aí mesmo. Espero que você não tenha tantos problemas e prejuizos como alguns aquí do Fórum.
    Sportage fervendo-20160728_125329.jpg Sportage fervendo-20160728_130919.jpg Sportage fervendo-20160728_125430.jpg Sportage fervendo-20160728_130731.jpg Sportage fervendo-20160728_130645.jpg furo no fôro do capô Sportage fervendo-20160728_130748.jpg minhas instalações não ficaram esteticamente bonitas porque aquí na minha região os caras são preconceituosos com carro importado antigo, então qualquer serviço eu mesmo faço, ninguém quer fazer. Porém estou andando com mais segurança.

    Boa sorte.
    Sportage 2001 - TDI

  • #2591
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,772
    Agradecimentos: 173
    Senhores, acho que ainda tenho trauma do cabeçote da minha ex Sportage.
    Explico: ontem à tarde parei a Pajero numa rua com média inclinação (descida).
    Ao voltar à viatura duas horas depois e chegar nela pelo lado da frente percebo um líquido pingando no chão, numa posição entre o radiador e a frente do motor.
    Meu coração parou, a barriga gelou, e a cueca se perdeu.
    Não acredito! Viatura com dois meses de idade comigo e aparece isto?
    Abri o capô, olhei tudo em volta do motor e nada.
    Olhei o vaso expansor: nível normal; tirei a tampa do radiador: nível normal.
    Pensei: dá pra ir embora.
    Quando fui baixar o capô e fixar a vareta do mesmo percebo no canto esquerdo água pingando.
    Era excesso de água no reservatório do limpador do pára-brisas!!!
    Simplesmente pingando pela tampinha plástica.
    PELAAMORDEDEUS!
    Que susto.
    Passou tanta coisa pela cabeça.
    Enfim. Traumas mal curados.
    Segue a vida!

  • #2592
    Usuário
    Entrada
    04/07/2016
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Pessoal,

    Agradeço os retornos prestados.
    A viscofan, eu revisei inclusive o EDuarte me passou umas dicas via e-mail, e na próxima manutenção vou efetuar a troca do silicone.
    Consegui também uma viscofan completa da L200 para ver se é compatível(o ventilador possui mais pás) porem não obtive exito, pois quando cheguei com a peça a da SPTG já estava no lugar.
    Em uma medição tosca de diâmetro, o ventilador da L200 aparenta ser 4cm maior.
    Na questão do reservatório, foi citado o do Gol, vi que o do Polo é idêntico ao do Gol e ainda possui sensor. Creio que com esse expansor,matamos dois problemas, apenas tem que ver como adaptar a leitura do sensor.

    Muito obrigado à todos!
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade