x
Convex Datacenter
  • #2497
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14



    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Desculpe-me por discordar, Eduarte, mas creio que está indo pressão do motor para o sistema de refrigeração.
    Cabeçote trincado, parafusos sem pressão, junta defeituosa/trincada ou torque mal feito.
    Para mim, está ali o problema.
    Glaicon, ja foram feitos testes de trincas 2x se não me engano, isso considerando que foi feito como se deve, com o cabeçote aquecido.
    Ja foi feito teste de pressurização e estava segurando pressão.
    Em 99,9% dos casos de trinca, seja no bloco ou cabeçote, o motor super aquece com extrema facilidade, claro que resta 0,01% de chance, não podemos descartar nenhuma possibilidade.
    Mas eu pressurizaria o sistema, não é dinheiro jogado fora e não é caro.

    Domingues, Qual foi a sequencia de torque? As guias estavam no lugar? Como foi dado o reaperto e dps de quantos km?
    Pode ser que essa mangueira que rasgou estava pingando bem pouquinho ao ponto de evaporar em algum ponto do motor antes cair no chão.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2498
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Glaicon, ja foram feitos testes de trincas 2x se não me engano, isso considerando que foi feito como se deve, com o cabeçote aquecido.
    Ja foi feito teste de pressurização e estava segurando pressão.
    Em 99,9% dos casos de trinca, seja no bloco ou cabeçote, o motor super aquece com extrema facilidade, claro que resta 0,01% de chance, não podemos descartar nenhuma possibilidade.
    Mas eu pressurizaria o sistema, não é dinheiro jogado fora e não é caro.

    Domingues, Qual foi a sequencia de torque? As guias estavam no lugar? Como foi dado o reaperto e dps de quantos km?
    Pode ser que essa mangueira que rasgou estava pingando bem pouquinho ao ponto de evaporar em algum ponto do motor antes cair no chão.

    []s
    (DU)
    Bom dia e bom domingo a todos.

    O que o Eduardo disse eh bem o que eu passei, quando estava com o cabeçote e junta ruim o motor aquecia com muita facilidade e colocava muita água para fora pelo reservatório, simplesmente jorrava água. Agora foram poucas gotas e o motor estava muito quente depois de subir uma serra e um pico.

    Quanto ao aperto do cabeçote ocorreu entre 400 e 600 km, não lembro ao certo.

    Os guias e parafusos foram substituídos quando retificamos o motor, mas, tenho que verificar se os guias estavam no lugar, vou perguntar.

    O mesmo ocorre com a sequência de aperto, sei que o meca teve que praticamente implorar ao pessoal da Kia (kivel) para eles passarem o manual de manutenção e eles passaram uma copia apenas da página com a sequência dos apertos, vou confirmar com ele também qual foi.

    A mangueira estava com 2 pequenos rasgos e em uma região muito quente, provavelmente abriu mais agora e evaporava antes de percebermos, daqui a pouco colocarei a definitiva no lugar.

    PS: Sim, foram realizados 2 testes no cabeçote e a retifica que enviamos agora eh muito boa mesmo, os equipamentos utilizados são CNC de ultima geração, os caras não são de fundo de quintal, além disto são certificados por outras css, enfim, acredito muito no trabalho deles, voltarei la somente em ultimo caso.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2499
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Senhores boa noite

    Neste final de semana, andei bastante com a viatura, e tive uma idéia para saber o quanto de água expulsa pelo reservatório, então revesti o respiro com um pedaço de pano para servir de guia (preferi usar pano para não gerar pressão e levantar a tampa do reservatório) e fixei abaixo um "reservatório" para aparar a água que fosse para o chão, bom, neste reservatório extra, caberiam cerca de 1 litro. Rodei uns 350 km neste final de semana, temperatura mal chega a 80ºC, está muito frio em SP a noite rodando com 10ºC lá foram a temperatura fica em 60º C e na marginal ou outros avenidas ficam em 55ºC.

    Bom, ao chegar na garagem, desliguei o motor (depois de 2 minutos parado, claro) e aquele som de Fervura e voilá reservatório paralelo pela metade, coloquei de volta no radiador (complicado sustentar esse vicio em bebida deste motor) e rodei mais ainda no domingo e sempre havia água no reservatório do reservatório.

    Eduardo, falei com o meca hoje quando deixei a viatura lá e ele disse que o aperto no cabeçote aconteceu da seguinte forma: Foram divididos em 3 fazes e aperto final, sempre em cruz.

    1º Torquímetro ajustado para 03 KG apertando todos (sempre cruzando)
    Torquímetro ajustado para 07 KG apertando todos (sempre cruzando)
    3º Torquímetro ajustado para 11 KG apertando todos (sempre cruzando)
    final Torquímetro ajustado para 12 KG apertando todos (sempre cruzando)

    Voltei para reapertar o cabeçote com 1.200 km rodados (ele havia anotado, eu não lembrava). Questionei se as guias estavam no lugar ele disse que sim, todas estavam.

    Bom, ao deixar a viatura hoje, questionei sobre a junta e cabeçote, como questionei outras vezes senti que ele ficou meio incomodado, pegou um copo e fizemos o teste do copo e nada de bolhas, puxou vareta para mostrar que não tem nada de água no carter, ligamos o motor e ficamos olhando o escape e nada de vapor na saída, enfim, ele disse que coloca a oficina dele que está no mesmo local há 25 anos no fogo pela qualidade do trabalho da retifica onde o cabeçote foi testado por 2x e rasga o diploma de engenheiro que está na parede, o qual ele levou 6 anos para consegui indo para SBC todos os dias (viu que o cara ficou incomodado mesmo).

    Bom, ele disse que acha que o próximo passo é o sistema selado mesmo, que inclusive me confessou que quando montou o bloco achou as galerias de água um pouco estreitas demais em comparação com outros carros (também o cara prepara motor de opala para a galera acelerar onde não tem galerias, são túneis de água basicamente), mas quando viu a hélice da bomba d'água que possui um tamanho é bem considerável, acho que uma coisa poderia compensar a outra, mas vejo que não, a água não faz a troca de calor em tempo suficiente e o vaso de expansão pode melhorar e muito essa questão da expulsão da água.

    Ele vai pensar a melhor forma de fazer essa semana, uma vez que nunca fez de SPTG não tem muita noção do melhor local para pegar os pontos com pressão.

    Quanto ao vazamento da mangueira da turbina, creio que foi pontual, depois que instalei a mangueira correta e com fita térmica não vaza mais nada, mas a quantidade de água que ela perde ainda é a mesma que antes.

    Assim que pega-la no final da semana eu posto os resultados, obrigado a todos pela ajuda e desculpa o teste enorme.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2500
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    O aperto que conheço desse cabeçote é completamente diferente, mas se não aquece nem mistura agua com oleo e vice versa deve estar ok.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2501
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    O aperto que conheço desse cabeçote é completamente diferente, mas se não aquece nem mistura agua com oleo e vice versa deve estar ok.

    []s
    (DU)
    Eduardo, qual o aperto que vc conhece? Mas, realmente não aquece, no máximo foram 100 C, e isto forçando bem na serra, não ferveu e não sumiu água em quantidade, tanto que voltei tranquilo, no máximo marcou 80C na volta. Não mistura nada de óleo e água. Mas, vc poderia me passar o aperto que vc conhece / sabe como sendo o correto?

    Obrigado
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2502
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    70Nm, aguarda 1 hora e confirma os 70 Nm, depois 90º aguarda 1 hora e por último mais 90º.
    E dessa forma não tem necessidade de dar reaperto, mas acho que vale a tentativa de colocar o sistema selado, pois acredito que o problema tem a ver com tampa ou gargalo.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2503
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    70Nm, aguarda 1 hora e confirma os 70 Nm, depois 90º aguarda 1 hora e por último mais 90º.
    E dessa forma não tem necessidade de dar reaperto, mas acho que vale a tentativa de colocar o sistema selado, pois acredito que o problema tem a ver com tampa ou gargalo.

    []s
    (DU)
    Caracas, é muito diferente mesmo....bom, como você disse certo ou errado, parece que deu certo.

    Vou pegar a viatura no final desta semana com o sistema selado, como você mesmo disse há alguns posts atrás, mal não faz e não é caro, alias, ajuda a trabalhar melhor e ganho um pouco de segurança, espero que resolva este ultimo problema para que eu possa voltar a andar com confiança.

    Posto as percepções, durante o final de semana.

    Obrigado pela ajuda até aqui.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2504
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    70Nm, aguarda 1 hora e confirma os 70 Nm, depois 90º aguarda 1 hora e por último mais 90º.
    E dessa forma não tem necessidade de dar reaperto, mas acho que vale a tentativa de colocar o sistema selado, pois acredito que o problema tem a ver com tampa ou gargalo.

    []s
    (DU)
    Eduardo, na quarta feira foi instalado o sistema selado na viatura, o que parou o vazamento (também não poderia ser outro o resultado), contudo o meca estranhou que a temperatura começou a subir e em ritmo rápido, não passa de 95ºC, mas, sub rápido. Ficou com a pulga atrás da orelha e não quis arriscar, desmontou o cabeçote de novo e vai mandar para a retifica pela terceira fez para fazer o teste (spray, raio x, plainamento etc).

    Enfim, é ruim por ter que desmontar, mas também poderia ser aquele 0,01% que o Glaicon mencionou e ai não tem como confiar, tem que fazer. Meu medo é que o caso não seja no cabeçote e sim alguma outra coisa no bloco, algo na galeria de água que cerca os parafusos, se for isto, juro que não sei como fazer, mas, enfim, tem que ter certeza.

    A melhor das hipóteses pode ser a junta, e ai eu pergunto, sempre recomendam a junta de aço de marcas reconhecidas, contudo, há aquelas velha briga sobre junta de aço que é resistente (até demais), mas não possui aquela aderência, enquanto tem aquela linha da junta de amianto que tem a melhor aderência, mas, sua resistência é menor. Se optar por continuar a usar a junta de aço, teremos que mandar o bloco para a retifica para prepara-lo e assim obter o resultado desejado?

    Tem mais alguma idéia do que poderia estar acontecendo ou outro tipo de checagem que poderíamos fazer?

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage fervendo-img-20160506-wa0004.jpg  
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2505
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Se o cabeçote estiver bom (apesar de não ser novo), é interessante mandar o bloco pra verificar, ele tb pode ter alguma micro fissura ou um leve empeno na face.
    Se for usar junta de amianto tem que ser TARANTO, e se for de chapa tem que ser AJUSA e antes de montar pinta ela com spray de tinta aluminio.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2506
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,760
    Agradecimentos: 171
    Endureceu a mangueira superior com pressão?
    Não consegues um cabeçote usado para colocar em substituição e testar?
    Não tinha nenhum indicativo de passagem de água entre a galeria do bloco e os pistões?
    Chegaria a deixar esse tipo de marca, Eduarte, caso estivesse passando água?

  • #2507
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Endureceu a mangueira superior com pressão?
    Não consegues um cabeçote usado para colocar em substituição e testar?
    Não tinha nenhum indicativo de passagem de água entre a galeria do bloco e os pistões?
    Chegaria a deixar esse tipo de marca, Eduarte, caso estivesse passando água?
    Sim, seria visível e ferveria com facilidade.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2508
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Endureceu a mangueira superior com pressão?
    Não consegues um cabeçote usado para colocar em substituição e testar?
    Não tinha nenhum indicativo de passagem de água entre a galeria do bloco e os pistões?
    Chegaria a deixar esse tipo de marca, Eduarte, caso estivesse passando água?
    Glaicon, a mangueira superior ficava quente e um pouco rígida sim, contudo, nada de anormal ou estufada, não parecia um excesso de pressão, aliás, quão rígida e quente ela poderia ficar?

    Conseguir outro cabeçote eh complicado, as peças para SPTG estão ficando raras, inclusive para compra vc ouve muito "soh vendo completo", sabem que vc não terá muitas opções, no caso a opção seria comprar um, mas, preciso do resultado primeiro dos testes.

    O cabeçote voltou para a retifica e desta vez (segunda) eu vou acompanhar os testes com o meca e o pessoal de lá.

    A olho nu não notamos passagem de água entre as galerias no cabeçote. O bloco ficou na oficina deixaram em teste esse final de semana todo, querem verificar se poderia dar passagem de agua nas galerias do bloco, ou pelos câmaras dos parafusos que fixam o cabeçote nele. na segunda a tarde teremos os resultados.

    Obrigado a todos pela ajuda.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade