x
Convex Datacenter
  • #2485
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,267
    Agradecimentos: 57



    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    Boa tarde concordo em explorar todas possibilidades quando falo em trocar o bocal é justamente com essa intenção , é mais barato trocar o bocal do que mecher no cabeçote se resouver polpo uma grana serto ?
    Dorner, sim, correto, com certeza o custo é mais baixo que trocar o cabeçote.

    Mas, se o bocal estivesse com algum problema haveria perda de pressão quando pressurizei o radiador?

    Quanto a taxa de compressão no motor, na próxima semana vou pedir para o mecânico medir (feriado essa semana não permitirá que adiante esse assunto).

    Se não me engano a taxa deste motor é 21:1, correto?

    Valeu
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2486
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Idade
    44
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    Sim correto 21:1 , ja ouve muitos casos aqui neste forun que tinham o mesmo problema que voce em muitos casos trocaram bocal e resolveram o problema , uma ideia , as vezses quando tem um problema e agente nao sabe a origem do problema e intereçante ir por eliminatoria para que assim se estabelessa um ponto de parrida ou referencia .

  • #2487
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,267
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Pelas fotos a tampa do reservatório esta certa.
    No sistema selado, o reservatório tem que ficar a cima ou a linha do minimo na altura do radiador.
    O reservatório da pra colocar vários, C3, gol... Tudo depende de onde vc vai colocar pra saber os lados das saídas das mangueiras.
    Se o problema for na tampa do radiador, vai resolver o problema, se não, vai continuar perdendo água.
    Se o radiador não for original e a cx (parte de cima) não for de plástico, meça a altura do gargalo e da tampa, o gargalo tem que ter 16 mm e a tampa um pouco mais.
    Observe tbm se dps de rodar bastante, tem água quente no reservatório.

    Abs.
    (DU)
    Eduardo,
    Bom dia

    Rodei bastante ontem, quer dizer o motor ficou bastante tempo ligado, mas não quer dizer que rodei mesmo, peguei todo o transito das 17h30 até as 19h00 do Morumbi a Zona Norte (para quem não é de SP, rodei 30 km em 1h30, coisa normal em SP, foi até rápido). Mas fiz de proposito, porque queria verificar o comportamento do motor no transito pesado.

    Caso é que ao parar a viatura fui direto no reservatório e sim, havia água quente no mesmo, não vazou nada pelo ladrão e nem sinal daquele borbulhar (na verdade havia mas bem fraco no interior do radiador, coisa normal).

    Deixei parada por 1h mais ou menos e depois fui checar o radiador e havia água no nível normal, confesso que sempre olho pela manhã com o carro bem frio o nível de água e sempre não vejo água e acabo colocando (é quando pega os 500 ou 700 ml de sempre).

    Hoje pela manhã não olhei, mas, também vim com meu outro carro trabalhar, ela ficou na garagem amanhã checo o nível e vejo o quanto ela pega de fluído.

    Tem mais alguma ideia?

    Valeu
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2488
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,680
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Eduardo,
    Bom dia

    Rodei bastante ontem, quer dizer o motor ficou bastante tempo ligado, mas não quer dizer que rodei mesmo, peguei todo o transito das 17h30 até as 19h00 do Morumbi a Zona Norte (para quem não é de SP, rodei 30 km em 1h30, coisa normal em SP, foi até rápido). Mas fiz de proposito, porque queria verificar o comportamento do motor no transito pesado.

    Caso é que ao parar a viatura fui direto no reservatório e sim, havia água quente no mesmo, não vazou nada pelo ladrão e nem sinal daquele borbulhar (na verdade havia mas bem fraco no interior do radiador, coisa normal).

    Deixei parada por 1h mais ou menos e depois fui checar o radiador e havia água no nível normal, confesso que sempre olho pela manhã com o carro bem frio o nível de água e sempre não vejo água e acabo colocando (é quando pega os 500 ou 700 ml de sempre).

    Hoje pela manhã não olhei, mas, também vim com meu outro carro trabalhar, ela ficou na garagem amanhã checo o nível e vejo o quanto ela pega de fluído.

    Tem mais alguma ideia?

    Valeu
    Se tem água quente no reservatório é sinal que esta passando água pela tampa, e vc disse que não esta vazando pelo "ladrão", então é sinal que a tampa e o gargalo estão certos.

    Qdo vc fez o teste de pressurização do sistema, qto tempo ele ficou sem baixar a pressão? Baixou agua nesse teste? O motor estava quente?

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2489
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,267
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Se tem água quente no reservatório é sinal que esta passando água pela tampa, e vc disse que não esta vazando pelo "ladrão", então é sinal que a tampa e o gargalo estão certos.

    Qdo vc fez o teste de pressurização do sistema, qto tempo ele ficou sem baixar a pressão? Baixou agua nesse teste? O motor estava quente?

    []s
    (DU)
    Não lembro quanto tempo ficou sem baixar pressão quando fizemos o teste, mesmo porque o mecânico pressurizou e começamos a procurar, fiquei cerca de 5 a 7 minutos, mas ele continuou e tive que sair. Durante o teste não baixou água, e não localizamos vazamento algum.

    O motor não estava quente, mas, também não estava gelado, havíamos dado algumas partidas e realizado o teste.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2490
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,767
    Agradecimentos: 171
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Eduardo,
    Bom dia

    Rodei bastante ontem, quer dizer o motor ficou bastante tempo ligado, mas não quer dizer que rodei mesmo.Valeu
    Ficar parado muito tempo em congestionamento não vai servir para testar a viatura, pois você estará rodando entre 800 e 1.500 RPM´s.
    Isto não força o motor; apenas o fará esquentar um pouco mais que o normal.
    Excesso de pressão ou vazamento se observa em rodovia, rodando a constantes 2.500 a 3.000 RPM´s, ou seja, entre 90 e 110 KM/h.
    E boa sorte nessa saga.

  • #2491
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,267
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Ficar parado muito tempo em congestionamento não vai servir para testar a viatura, pois você estará rodando entre 800 e 1.500 RPM´s.
    Isto não força o motor; apenas o fará esquentar um pouco mais que o normal.
    Excesso de pressão ou vazamento se observa em rodovia, rodando a constantes 2.500 a 3.000 RPM´s, ou seja, entre 90 e 110 KM/h.
    E boa sorte nessa saga.
    Glaicon, sim com crtz andar pouco ou ficar parado não adianta muito, contudo, semana passada peguei pista aqui na castelo e foram uns 20 ou 30 km de 100km/h a 120 km/h e mesmo assim perdeu um pouco de água (quase 1 litro).

    Estou tentando submeter a viatura a diversas situações possíveis para obter o maior número de dados.

    Obrigado pela ajuda
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2492
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,767
    Agradecimentos: 171
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Glaicon, sim com crtz andar pouco ou ficar parado não adianta muito, contudo, semana passada peguei pista aqui na castelo e foram uns 20 ou 30 km de 100km/h a 120 km/h e mesmo assim perdeu um pouco de água (quase 1 litro).

    Estou tentando submeter a viatura a diversas situações possíveis para obter o maior número de dados.

    Obrigado pela ajuda
    Perder 1 litro de água em 30 Km´s não é pouco.
    Esta situação faz o proprietário perder total confiança no veículo.
    Investigue bem e descubra realmente qual é o problema, para que dê solução antes de problemas maiores ocorrerem.
    Boa sorte.

  • #2493
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,267
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Perder 1 litro de água em 30 Km´s não é pouco.
    Esta situação faz o proprietário perder total confiança no veículo.
    Investigue bem e descubra realmente qual é o problema, para que dê solução antes de problemas maiores ocorrerem.
    Boa sorte.
    Bom dia a todos

    Ontem estava quente em SP, coisa de 33º C por volta das 12h00

    Então resolvi fazer de novo o testes na pista, abri o capo e verifiquei a água do radiador, estava no nível correto.

    Peguei a Fernão Dias sentido Belo Horizonte, indo em em direção ao Pico do olho d'agua em Mairiporã. Bom são 26 km de ida e o mesmo na volta, contudo, tem a subida da serra (curta) antes do tunel da mata fria, subidinha boa e mais a subida do pico que fica a 1.200 km de altitude mais ou menos.

    Bom, subi a serra pisando um pouco temperatura em torno de 85º C o tempo todo, quando cheguei a base do pico, não tem jeito tem que pisar para subir e lá em cima marcava quase 100º C a temperatura da água, deixei o motor ligado por uns 3 minutos para a turbina não sofrer com a falta de óleo e ao desligar saiu uma pequena quantidade de água pelo respiro do reservatório, pequena mesmo não dava 50 ml. Deixe o carro esfriando para poder voltar para casa, não abrir o radiador e voltei (antes verifique se havia "pulado" mais água para fora e nada mais havia saído.

    Enfim, liguei e voltei para SP, desta vez era só descida direto, velocidade controlada por ser um trecho sinuoso, não passei dos 80 km/h e a temperatura cravada em 75º C a 80º C. Na volta parei no Auto Zone e comprei 1 litro de aditivo orgânico e 2 de água desmineralizada, hoje de manhã ao pegar a viatura para vir trabalhar abrir o radiador, não consegui ver água e fui lá colocar o fluído, pegou 800 ml de fluído para chegar até o ponto onde é possível ver a água.

    Bom, Recapitulando toda a saga

    1º Teste de pressurização não acusou vazamentos, também deixo o chão da garagem forrado para detectar algum vazamento antes que água evapore e não sai encontrei nenhuma gota de água nos jornais;

    2º Não há contaminação de água no óleo e nem vice versa, não sai nada de vapor de água no escapamento;

    3º O radiador do ar quente esta isolado;

    4º O cabeçote foi testado em Janeiro (quando fiz o motor) e re-testado em Março (meu meca estava com duvidas devido a baixa da água);

    5º Não está vazando água pelo respiro do reservatório (não vaza em quantidade, só um pouco como relatei acima, mas entendo ser normal devido a temperatura da água);

    6º O sistema de arrefecimento está todo original, a única coisa que não é original é a ventoinha que está travada (e veja que ontem a temperatura foi lá em cima mesmo com ela travada);

    7º Radiador original e tampa original também;

    8º Desmontei a tampa do reservatório como o Eduardo sugeriu para verificar se a mesma estava invertida e estava ok, medi o bocal do radiador e o mesmo tem 16mm como manda o figurino;

    9º O radiador manda água para o reservatório normalmente, ou seja a válvula funciona;

    Concordo com o Glaicon, eunão tenho confiança neste motor, não consegui nem pensar em fazer uma viagem longa e no meio do caminha ter alguma surpresa.

    Não sei se selar o sistema de arrefecimento será a melhor opção e se solucionará o problema.

    obrigado
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2494
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,680
    Agradecimentos: 14
    Se vc viu vazando um pouco de agua pelo respiro do reservatorio, muito provavelmente é por ali que esta vazando toda a agua que vc tem que completar.
    Enquanto vc esta andando, não ve a agua vazar, qdo vc para ja não tem mais agua pra vazar, ja puxou o restinho de volta, se vc olhar o reservatorio, muito provavelmente ele estará vazio ou com pouca agua.
    Nesse caso muito provavelmente o sistema selado resolva seu problema.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2495
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,767
    Agradecimentos: 171
    Desculpe-me por discordar, Eduarte, mas creio que está indo pressão do motor para o sistema de refrigeração.
    Cabeçote trincado, parafusos sem pressão, junta defeituosa/trincada ou torque mal feito.
    Para mim, está ali o problema.

  • #2496
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,267
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Desculpe-me por discordar, Eduarte, mas creio que está indo pressão do motor para o sistema de refrigeração.
    Cabeçote trincado, parafusos sem pressão, junta defeituosa/trincada ou torque mal feito.
    Para mim, está ali o problema.
    Glaicon, tomará que suas previsões estejam incorretas, mas, eh uma possibilidade. Contudo, quando a junta estava com problemas a quantidade agua que passava era bem grande, agora foram apenas algumas gotas e isto com o motor muito quente (a temperatura da água chegou a 100 C) hj com a temperatura a 85 C (fez 33 C em sp) não jogou nada para fora.

    Tem 30 dias que reapertei cabeçote e não pegaram quase nada de torque.

    Bom, contudo, tenho uma informação nova, ontem fui trabalhar (no meio do feriado triste) e ao pegar a viatura no estacionamento notei algumas gotas no chão, ao abrir o capô notei que a mangueira que refrigera a turbina estava vazando um pouco, comprei o fluído (tenho um estoque no porta malas) e voltei, hj de manhã desmontei e estava rasgada, a própria abraçadeira a rompeu, bom, não estava assim até então. Na falta de uma adequada peguei um pedaço de uma da Brastemp (olha MacGycerismo) era da lava louças então suporta água quente, coloquei e aparentemente ficou boa, contudo, já comprei uma especifica, vou substituir amanhã de manhã testar e volto aqui para publicar, talvez um pouco da água dos últimos dias pode ter ser perdido ai (repito isto eh informação nova).

    Volto com novidades, obrigado a todos.

    PS : Estou ainda na eliminação do que eh mais barato, se tiver que mexer na junta e cabeçote o farei, mas, será a ultima e mais custosa opção. Novamente obrigado pela ajuda e peço para que continue opinando, seu conhecimento assim como de todos eh bem vindo.

    Eduardo, obrigado pela ajuda até aqui.

    Aos demais idem
    4X4 Brasil
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade