x
Convex Datacenter
  • #2449
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57



    Citação Postado originalmente por CarlAlberto Ver Post
    Vazamento de óleo no motor já até desisti de tentar sanar. Troca um retentor, estoura outro. Quando não é redentor é nas mangueiras de óleo, quando não, é na tampa de válvula. O jeito e ficar acompanhando e completando o óleo, e claro, ficar enxugando a cerâmica da garagem. Rsss.

    Torço para sanar esse problema de aquecimento, porém infelizmente, acho que terá que por um cabeçote novo. Por experiência, esses cabeçotes não fica bom retificar.

    Boa sorte!
    Carlos,

    Sei que algum vazamento de óleo sempre fica neste motor, não tem jeito é que no meu caso o vazamento estava grande e como disse com a substituição da bomba de óleo a pressão aumentou e ai começou a "brotar" por muitos lados, mas agora está finalizando essa parte, já troquei a tampa de válvula (safadamente feita em plásticos), mas sei que quando resolver todos os pingos a pressão vai ter que sair por outro lado. Para a cerâmica suja coloquei uma bandeja de areia do gato (o gato que não gostou) agora é só trocar a cada 15 dias.

    Quanto ao cabeçote me disseram a mesma coisa (não dá retifica), mas gastei muito e não consegui tempo ($$$) para comprar um novo, quanto ao aquecimento, não ocorre, instalei um termômetro auxiliar de mercúrio, acompanho a temperatura em tempo real, não passa de 85º C (máximo que chegou até hoje) mas a água teimar em ir embora sem dizer adeus.

    Bom, vou tentando colocar tudo nos eixos. O Djalma lembrou do radiador de ar quente, eu tinha verificado esse cara e a mangueira estava muito ruim, troquei a mangueira, mas acho que vou isola-lo, algo me diz que ele pode ser um grande vilão da história.

    Obrigado a todos novamente pela ajuda.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2450
    Usuário
    Entrada
    22/03/2016
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    36
    Posts
    28
    Agradecimento: 1
    Olá pessoal, venho mostrar a minha contribuição, recentemente comprei uma sportage 2001 diesel e a mesma se encontra na configuração original com 145000km, está andando numa boa e recentemente troquei os amortecedores dianteiros e rodas livres manuais, após pesquisa sobre o sistema de arrefecimento resolvi desmontar a viscosa visto que a mesma não se mostrava muito pesada para girar mesmo quente ( ainda funcionava mas não acoplando como deveria), por ser um ítem vital e com a atual quilometragem aptei por abrir, acredito que tenha vazado um pouco do óleo de silicone mas ainda tinha o produto em seu interior, comprei pelo ML um tubo de 60ml de óleo de silicone na viscosidade 7500cst (após pesquisa achei que fosse a ideal) lembrando com é VISCOSIDADE em cst (centistokes) e não densidade como alguns vendedores mencionam. Deixei dois dias a embreagem aberta escorrendo o óleo velho pois é muito viscoso e leva tempo para escorrer. Limpei bem e removi o maximo que consegui do produto antigo e coloquei o novo óleo de silicone em ambas as partes da embreagem viscosa ( pesquisei muito mas muito sobre a quantidade ideal a ser colocada e encontrei uma gama de respostas divergentes em quantidade e viscosidade do fluido) acabei por colocar quase o máximo possível, acredito que tenha inserido uns 50 ml no total. A embreagem viscosa de algumas toyotas parece muito melhor, pelo sistema e também pela possibilidade de poder regular a abertura das portas que liberam o fluido. Optei por colocar mais fluido que apenas o que caberia no reservatorio por medidas de segurança, prefiro que a ventoinha trabalhe mais mesmo que eleve o consumo (isso verei a média com o tempo) do que ter que retificar o motor por superaquecimento. Fiz o aquecimento da lâmina espiral bimetalica com o secador de cabelo da coroa e verifiquei que a mesma estava funcionando ( abrindo e fechando a passagem) mas como saber qual a temperatura ideal de trabalho? E para calibrar apenas em laboratorio... Enfim, montei tudo ( o anel de vedação pode atrapalhar um pouco mas com paciencia se consegue) e acredito que esteja funcionando como se estivesse acoplada (não travada) girando com "quase" a mesma velocidade do eixo, noto agora o barulho do vento acima de 2000rpm mas nada demais e na lenta é possivel sentir a ventilação. Antes na lenta eu conseguia para a ventoinha com um rolo de jornal, agora não. Espero não ter sido confuso, em anexo seguem algumas fotos, a temperatura de 65ºC é no radiador e imagino que neste momento a válvula termostatica estivesse fechada. Sou da opinião que é melhor manter as coisas originais se não tiver certeza do que esta fazendo ( nada de remover termostatica). VAleu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage fervendo-img-20160405-wa0002.jpg   Sportage fervendo-screenshot_2016-04-05-02-51-13.jpg   Sportage fervendo-screenshot_2016-04-05-02-50-57.jpg  

  • #2451
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Raoni, muito bom trabalho no acoplamento da ventoinha, o que costumo fazer é colocar um pouco menos de silicone que vc colocou e na viscosidade 10.000, ventila o tempo todo sem barulho exagerado e qdo aquece ventila bem mais.
    Se vc leu bastante o forum, deve ter notado que sugerimos colocar um marcador auxiliar de temperatura, o original não é confiavel.
    Mesmo o fabricante dizendo que nessa faixa do marcador esta normal, qdo passa muito do meio a caca é certa, coloque um auxiliar que vc não vai se arrepender.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2452
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Raoni Bradacz Ver Post
    Olá pessoal, venho mostrar a minha contribuição, recentemente comprei uma sportage 2001 diesel e a mesma se encontra na configuração original com 145000km, está andando numa boa e recentemente troquei os amortecedores dianteiros e rodas livres manuais, após pesquisa sobre o sistema de arrefecimento resolvi desmontar a viscosa visto que a mesma não se mostrava muito pesada para girar mesmo quente ( ainda funcionava mas não acoplando como deveria), por ser um ítem vital e com a atual quilometragem aptei por abrir, acredito que tenha vazado um pouco do óleo de silicone mas ainda tinha o produto em seu interior, comprei pelo ML um tubo de 60ml de óleo de silicone na viscosidade 7500cst (após pesquisa achei que fosse a ideal) lembrando com é VISCOSIDADE em cst (centistokes) e não densidade como alguns vendedores mencionam. Deixei dois dias a embreagem aberta escorrendo o óleo velho pois é muito viscoso e leva tempo para escorrer. Limpei bem e removi o maximo que consegui do produto antigo e coloquei o novo óleo de silicone em ambas as partes da embreagem viscosa ( pesquisei muito mas muito sobre a quantidade ideal a ser colocada e encontrei uma gama de respostas divergentes em quantidade e viscosidade do fluido) acabei por colocar quase o máximo possível, acredito que tenha inserido uns 50 ml no total. A embreagem viscosa de algumas toyotas parece muito melhor, pelo sistema e também pela possibilidade de poder regular a abertura das portas que liberam o fluido. Optei por colocar mais fluido que apenas o que caberia no reservatorio por medidas de segurança, prefiro que a ventoinha trabalhe mais mesmo que eleve o consumo (isso verei a média com o tempo) do que ter que retificar o motor por superaquecimento. Fiz o aquecimento da lâmina espiral bimetalica com o secador de cabelo da coroa e verifiquei que a mesma estava funcionando ( abrindo e fechando a passagem) mas como saber qual a temperatura ideal de trabalho? E para calibrar apenas em laboratorio... Enfim, montei tudo ( o anel de vedação pode atrapalhar um pouco mas com paciencia se consegue) e acredito que esteja funcionando como se estivesse acoplada (não travada) girando com "quase" a mesma velocidade do eixo, noto agora o barulho do vento acima de 2000rpm mas nada demais e na lenta é possivel sentir a ventilação. Antes na lenta eu conseguia para a ventoinha com um rolo de jornal, agora não. Espero não ter sido confuso, em anexo seguem algumas fotos, a temperatura de 65ºC é no radiador e imagino que neste momento a válvula termostatica estivesse fechada. Sou da opinião que é melhor manter as coisas originais se não tiver certeza do que esta fazendo ( nada de remover termostatica). VAleu
    Raoni, ficou bem bacana mesmo o trabalho que você executou.

    A minha está travada, pois, a viscofan que veio nela não era original e estava danificada (se a original é um pouco frágil imagina paralela) como estava fazendo muita coisa nela e fiquei meio sem grana resolvi trava-la por enquanto, mas, pretendo voltar uma original como pede o projeto.

    Parabéns.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2453
    Banido
    Entrada
    06/01/2013
    Local
    Vila Velha/ES
    Posts
    51
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Senhores, esse tópico está parado a algum tempo, mas, vou revive-lo.

    Minha SPTG está quaseeee terminando, acho que na verdade nunca tem fim, mas, vamos lá.

    Como alguns sabem tive que refazer o motor porque o antigo proprietário...bom deixa para lá.

    A questão agora é que o motor está 100% tudo está funcionando bem mesmo, só um detalhe a água some do radiador.

    Não é junta, trocamos quando fizemos o motor por uma multi lamina da AJUSA, bloco e cabeçote foram para a retifica, ou seja, os 2 foram faceados e as superfícies estão ok.

    Todos os selos foram substituídos.

    Parafusos do cabeçote novos, apertados e reapertados após 20 dias e 700 km rodados.

    Radiador foi totalmente recuperado (não necessitou soldar, foi varetado e limpo) uso água desmineralizada e aditivo da wurth

    Tampa original adquirida na Kivel.

    Todas as mangueiras substituídas, apertas e reapertadas (não pinga nada).

    Perco coisa de 1 litro a cada 500 km rodados, alguém tem alguma dica?

    Abs

    mfdomingues, boa tarde!

    Não sei se você já conseguiu resolver o problema, porém vou relatar o que fiz...
    Tenho uma Tracker 2001, motor Mazda, deve ser o mesmo motor. Tive problema de aquecimento e acabei comprando um cabeçote original e troquei. Ficou 100%, porém, água estava baixando e, constantemente, precisava completar o nível. Aí comecei a ficar preocupado, revisamos todas as mangueiras, retiramos o radiador e refizemos todas as verificações possíveis e só gastando com aditivo e nada. Um belo dia, resolvi colocar um produto (em pó) que "obstrui" qualquer fuga de água. Coloca-se diretamente na água (reservatório) e, circulando no sistema, em contato com o ar, ele "tapa" qualquer micro furo do sistema. Pronto, nunca mais baixou o nível de água e olha que depois disso fiz a troca de água do sistema e até hoje está 100%, nunca preciso completar água.
    No entanto, sugiro antes de colocar qualquer produto consulte seu mecânico de confiança, pois foi um risco que corri.

    Espero ter contribuído. Boa sorte!

  • #2454
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Nixon.br Ver Post
    mfdomingues, boa tarde!

    Não sei se você já conseguiu resolver o problema, porém vou relatar o que fiz...
    Tenho uma Tracker 2001, motor Mazda, deve ser o mesmo motor. Tive problema de aquecimento e acabei comprando um cabeçote original e troquei. Ficou 100%, porém, água estava baixando e, constantemente, precisava completar o nível. Aí comecei a ficar preocupado, revisamos todas as mangueiras, retiramos o radiador e refizemos todas as verificações possíveis e só gastando com aditivo e nada. Um belo dia, resolvi colocar um produto (em pó) que "obstrui" qualquer fuga de água. Coloca-se diretamente na água (reservatório) e, circulando no sistema, em contato com o ar, ele "tapa" qualquer micro furo do sistema. Pronto, nunca mais baixou o nível de água e olha que depois disso fiz a troca de água do sistema e até hoje está 100%, nunca preciso completar água.
    No entanto, sugiro antes de colocar qualquer produto consulte seu mecânico de confiança, pois foi um risco que corri.

    Espero ter contribuído. Boa sorte!
    Nixon.br, boa tarde

    obrigado pela dica. realmente eu pensei nesta solução, lembro deste produto era vendido há algum tempo aqui em vários locais, inclusive no mercado car, mas, lembro que faz alguns anos procurei o produto para utilizar no meu Peugeot, quando perguntei para o vendedor ele informou que haviam parado de comercializar, porque houve alguns casos em que o produto danificou motores de clientes.

    Mas, vou procurar algum lugar por aqui que ainda possam vender esse produto.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2455
    Banido
    Entrada
    06/01/2013
    Local
    Vila Velha/ES
    Posts
    51
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Nixon.br, boa tarde

    obrigado pela dica. realmente eu pensei nesta solução, lembro deste produto era vendido há algum tempo aqui em vários locais, inclusive no mercado car, mas, lembro que faz alguns anos procurei o produto para utilizar no meu Peugeot, quando perguntei para o vendedor ele informou que haviam parado de comercializar, porque houve alguns casos em que o produto danificou motores de clientes.

    Mas, vou procurar algum lugar por aqui que ainda possam vender esse produto.

    Apesar de eu está na "roça" rsrsrsr, caso queira, posso passar na loja de autopeças que comprei e ver pra você. Estou em Vitória-ES. Mas, como te falei antes, consulte um mecânico de confiança. Pois não pode ser o ideal.

    Pode comprar pelo ML também, eu comprei desta marca: Pó Para Vedar Vazamento De Radiador Carro/caminhão Radveda - R$ 12,00 no MercadoLivr

    Ah.. outra coisa, veja se o tapete do carro, embaixo do painel não está molhando, pode ser o radiador do ar quente.

    Abraços,

  • #2456
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Nixon.br Ver Post
    Apesar de eu está na "roça" rsrsrsr, caso queira, posso passar na loja de autopeças que comprei e ver pra você. Estou em Vitória-ES. Mas, como te falei antes, consulte um mecânico de confiança. Pois não pode ser o ideal.

    Pode comprar pelo ML também, eu comprei desta marca: Pó Para Vedar Vazamento De Radiador Carro/caminhão Radveda - R$ 12,00 no MercadoLivr

    Ah.. outra coisa, veja se o tapete do carro, embaixo do painel não está molhando, pode ser o radiador do ar quente.

    Abraços,

    Amigo Nixon, não fala assim de vila velha, adoro essa cidade, quando for passar por ai lhe dou um toque para bebermos uma gelada.

    Aqui tb se acha o selante, mas, o que me deixou cismado foi o papo do "consultor técnico" de uma loja renomada, por isto não o comprei ainda, mas, será uma opção após o meca olhar o radiador do ar quente (vc eh a segunda ou terceira pessoa a falar dele) amanhã ele vera este item.

    Novamente, muito obrigado a todos pela ajuda. Assim que solucionar posto aqui para compartilhar o resultado.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2457
    Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    608
    Agradecimentos: 3
    Perfeito Raoni,

    É o que sempre falo, manter o sistema original com viscosa (isso falo com certeza na diesel) é a melhor solução, manter revisado, discofan funcionando, não tem porque ter problemas.
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • #2458
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Senhores, a minha esta travada, pretendo substitui-la por uma original em breve, mas, eh o que tem para hoje.

    As minhas dúvidas são:

    Alem do aumento no consumo e possíveis danos causados por conta de um mergulho de imersão (hélice brigando com o radiador), perda de um pouco de potência em baixa, há outros impactos negativos?

    Reparo que a temperatura da minha fica muito mais controlada com ela travada, óbvio que com o trabalho constante no rpm do motor tem qu melhorar mesmo.

    Abs
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2459
    Usuário
    Entrada
    22/03/2016
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    36
    Posts
    28
    Agradecimento: 1
    Boa tarde, li uma teoria que achei interessante, o cara falava que o motor diesel poderia aquecer rapidamente devido a alta taxa de compressão se comparado ao motor gasolina (exemplo engarrafamento) e por isso necessitava de água fria oriunda do radiador no momento que a válvula termostática abrisse, daí fiquei pensando, se a viscosa já não está lá essas coisas até q ela acople, ventile o radiador e refrigere a água o motor já teria aquecido demais. Não sei responder quais os problemas que poderiam acontecer com a embreagem travada, a princípio se a termostática estiver original imagino que ela controle a temperatura ideal de trabalho do motor (sem problemas de trabalhar abaixo da temperatura ideal). A minha está cheia de óleo de silicone (quase travada) não sei se desmonto tudo e retiro um pouco de óleo para funcionar mais solta e corro o risco de super aquecer. Se alguém souber algo aí por favor responda. Obrigado

  • #2460
    Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    608
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Senhores, a minha esta travada, pretendo substitui-la por uma original em breve, mas, eh o que tem para hoje.

    As minhas dúvidas são:

    Alem do aumento no consumo e possíveis danos causados por conta de um mergulho de imersão (hélice brigando com o radiador), perda de um pouco de potência em baixa, há outros impactos negativos?

    Reparo que a temperatura da minha fica muito mais controlada com ela travada, óbvio que com o trabalho constante no rpm do motor tem qu melhorar mesmo.

    Abs

    Além da temperatura trabalhar errada, (mais frio que o normal) os pistões trabalham em temperatura diferentes,
    você vai sentir desgaste nos 2 primeiros pistões, tendo que fazer um retifica logo...
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade